sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

NOTÍCIAS NO SITE DO DEPUTADO MINEIRO ROGÉRIO CORREIA:

Deputados do Minas sem Censura defendem MP579

Deputados do Minas Sem Censura participaram nesta segunda-feira, dia 17 de dezembro, de duas reuniões para tratar da MP 579 do governo federal, que reduz o valor da conta de energia elétrica no país. A primeira reunião aconteceu na Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais (CUT-MG) na parte da manhã, e a segunda, às 18h, na sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG). As duas reuniões tiveram por objetivo reafirmar a necessidade de aprovação da Medida Provisória e discutir as questões que envolvem a adesão de Minas Gerais à proposta.
Foto: Raul Gondim
No evento da manhã, estiveram presentes os deputados estaduais Rogério Correia (PT) e Pompílio Canavez (PT), o deputado federal Reginaldo Lopes (PT), a presidenta da CUT-MG Beatriz Cerqueira, além de dirigentes e representantes de movimentos sindicais. Na ocasião, a CUT/MG apresentou a proposta de realização de um referendo popular sobre a redução da tarifa de energia elétrica, a aplicação de 100% dos royalties do pré-sal para a educação e o custo da água da Copasa. “Vamos levar o debate para a população por intermédio de uma consulta popular. Quem não quer pagar menos pela energia elétrica? Quem não quer uma educação pública de melhor qualidade?” indagou a presidenta Beatriz Cerqueira.




Medida que reduz a conta de luz é debatida com representantes da CUT/MG e da FIEMG
Para o deputado Pompílio Canavez, “O PSDB e a direita sentiram o golpe. Reduzir a conta de luz é uma medida muito forte. O governo federal acertou ao propor a medida ousada. A presidenta Dilma Rousseff ampliou a agenda, manteve os programas sociais e propôs medidas que impactam no cotidiano dos brasileiros. Mas precisamos estar atentos e fazer o contraponto aos argumentos da direita. Nós do movimento sindical temos que intervir mais. O apagão que atingiu recentemente 211 cidades vai ser usado contra a medida. Mas ele só aconteceu devido à manutenção precária e a terceirização.”
“É importante enfatizar que não vamos aceitar o corte de direitos dos trabalhadores, que faz parte do receituário do PSDB. A redução da tarifa de energia elétrica é uma forma de aumentar a renda dos trabalhadores. Mas o discurso do governador Anastasia e do senador Aécio Neves é de que a medida vai levar a Cemig a demitir funcionários para reduzir seus custos. Na verdade, é para manter o lucro dos acionistas. Só a Andrade Gutierrez leva R$ 750 milhões dos R$ 3 bilhões do lucro da Cemig” denunciou Rogério Correia.
No final da tarde, novo debate foi realizado na FIEMG, com a participação, além dos parlamentares já citados, do deputado estadual Paulo Lamac (PT) e do deputado federal Gabriel Guimarães (PT). A MP 579 foi debatida desta vez com representantes do setor de indústria e comércio e com o presidente da FIEMG, Olavo Machado Junior.
Lamac lembrou que os estados que não aderiram à MP 579 são todos governados pelo PSDB. “Essa antecipação das eleições 2014 é muito prejudicial para o desenvolvimento do país e dos estados, pois coloca decisões como essa no âmbito da disputa partidária e não dos interesses da população”, ponderou.
Foto: Raul Gondim                                                                                                                                                                          
Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Energética de Minas Gerais (SINDIELETRO) apresentou à FIEMG dados técnicos que comprovam a aplicabilidade da MP 579, sem prejuízo à população e ao desenvolvimento social. O sindicato reforçou também que a preocupação não deve ser somente o preço da tarifa, mas é preciso ponderar também a qualidade do serviço prestado pela CEMIG, que foi acusada este ano de possuir um índice de morte de um funcionário a cada 45 dias.                                                                    Fonte: assessoria de comunicação do Movimento Minas sem Censura.

DESTAQUE DO JORNALISTA DO BLOG: 





VOU QUERER SABER, DA CEMIG, ... PARA INFORMAR AOS MINEIROS E AO BRASIL, OS CUSTOS COM A PUBLICIDADE E A PROPAGANDA, SEMPRE INÚTEIS E ENGANOSAS DESTA EMPRESA. 
SE PRESTAM MAIS ÀS PROMOÇÕES PESSOAIS E DOS GESTORES, TEMPORARIAMENTE ASSENTADOS NO PODER ESTADUAL.