segunda-feira, 21 de abril de 2014

PREFEITO EM ARAXÁ ::: O GOIANO, MÉDICO, JEOVÁ MOREIRA DA COSTA. - À SITUAÇÃO QUE CHEGAMOS E QUE SEMPRE TIVEMOS, EM TERMOS DE SAÚDE PÚBLICA, COM ESTE GESTOR...



Oftalmologista relata que tentou trabalhar na Secretaria Municipal de Saúde para realizar cirurgias de catarata

Foto: Sérgio Gomes/Ascom Prefeitura de Araxá.Recebi na manhã de hoje um relato do médico oftalmologista Germano Augusto Rios Ferreira sobre a sua tentativa de trabalhar na Secretaria Municipal de Saúde realizando cirurgias de catarata. O relato do médico foi motivado pelo destaque dado por nós da imprensa para o Programa Ver Minas, do Governo do Estado, que praticamente vai zerar a demanda reprimida de cirurgias de catarata para pessoas maiores de 50 anos. O relato do oftalmologista é interessante. Ontem a secretária municipal de Saúde, Edna Castro, informou que atualmente a rede pública tem quatro oftalmologistas, sendo que duas estão de licença maternidade. Leia o relato na íntegra:


 “Caro Germano Afonso: Só para explicar que em Araxá têm oftalmologistas e que muitos, como eu, com vontade de trabalhar pelo SUS (trabalhei por 15 anos no HE da UFTM de Uberaba) e estamos sem acesso a esse serviço. Durante os anos 2011 e 2012 eu fui contratado da PMA e realizamos mais de 600 cataratas. Nenhum jornal ou blog comentou tal fato (também, não era essa a intenção). Próximo às eleições, o contrato não foi renovado por ordem do ministério público. Durante o ano de 2013 e inicio deste ano tentamos junto à secretaria de saúde voltar a operar por licitação ou contrato, mas não houve vontade da PMA. A fila só aumentando (a maioria dos pacientes avaliados e indicados por nós) e nenhuma resposta da secretaria de saúde. Sem desmerecer o trabalho dos colegas de São Paulo (para onde, vai a verba estadual) esse serviço poderia ter sido feito em Araxá, por médicos araxaenses, dispostos a trabalhar e a atender esses pacientes com qualidade e com revisões bem mais prolongadas que 30 dias. Sei que é difícil contrariar a opinião geral (imprensa, prefeitura, deputados e blogs, todos muito satisfeitos com a campanha), mas só me manifestei aqui para deixar claro a minha luta na tentativa de trabalhar pela cidade e não consegui. Hoje tenho consultório aqui e faço cirurgias de catarata pelo SUS em cidades a mais de 300 km e não consigo operar na minha cidade. Obrigado pela atenção. Germano Augusto Rios Ferreira.”

This entry was posted in OpiniãoSaúde. Bookmark the permalink.

10 Responses to Oftalmologista relata que tentou trabalhar na Secretaria Municipal de Saúde para realizar cirurgias de catarata

  1. Leandro Rodrigues disse:
    Caros.. o relato do Dr. Germano nao pode ser esquecido haja vista que ele tem buscado trazer uma solução para Araxá com todo conhecimento que nao podemos questionar e esta sendo impedido peli poder publico que administra a cidade. O que ainda é mais agravante neste caso é que o Sr. Jeova como médico deveria entender dessa carência da população e apoiar o Dr. Germano ao invés de impor barreiras. Em relação ao deputado Bosco temos que agradece-lo pois parece mais preocupado com a cidade de Araxa do que o próprio prefeito. Se houve interesse politico é bom para que sirva para nós araxaenses votarmos realmente em que esta fazendo algo por nos como em tao pouco tempo um deputado estadual fez. Pensem bem! Força ao Dr. Germano em sua batalha por querer ajudar aqueles que realmente precisam.
  2. Danilo Gomide Moisés disse:
    Mais ai vai a questão: O QUE ATRAI MAIS VOTOS??? Dar prioridades para os médicos da cidade? Ou encher o estacionamento do Fausto de Alvim de Carretas e Tendas?
  3. Vanilda Oliveira Martins disse:
    Sei de todas as mazelas por que passa nosso país em todas as esferas sociais, mesmo assim fiquei muito triste, indignada e revoltada, quando liguei pra minha mãe e ela me disse que estava desde 6:00 da manhã (já eram mais de 11 horas) em uma fila, esperando pra ser atendida em um consultório ambulante “uma carreta” para operar a visão. Ela tem 73 anos, pagou e paga seus impostos religiosamente a vida toda, para agora, ter que submeter a “favorzinho” de Anastasia. Diante desse comunicado acima, constatamos o quanto estamos à mercê dessa corja, falta boa vontade, falta iniciativa do poder público e principalmente, falta uma administração que não sirva apenas como cabide de empregos e troca de favores. Enojada, assim que eu me sinto.
    • Marielen Ferreira de Assis disse:
      Cara Vanilda . Os atendimentos nessa “CARRETA” como vc discrimina são mto bem vindos à Araxá. Milhares de idosos estão sendo operados como sua mãe e a minha também em um nível de primeiro mundo. Os profissionais são excelentes. E o mais importante: ELES ESTÃO ENXERGANDO! Quisera eu, levar minha mãe para uma clínica particular, sofisticada, pois é o minimo que ela merece e eu creio que a sua também. Mas não tenho condições para isso. Portanto, agradeço a Deus , que em Araxá tem o Deputado Bosco , que independente de política FOI O ÚNICO QUE FEZ ISSO PARA MINHA MÃE E PARA A SUA TAMBÉM. Se você estivesse esperando o Dr. Médico Jeová Prefeito e D. Edna de Castro creio que sua mãe estaria com a catarata até hoje e não sei por mais quantos anos, talvez até nunca mais: Deus não nos deu o dom de advinhação. Seja grata, Agradeça a Deus por ela estar enxergando. Gratidão é um dos mais nobres sentimentos. Denota o caráter da pessoa. Uma pena que araxaenses não reconhecem isso e com certeza muitos irão votar em deputados que passeiam aqui no período eleitoral. De uma forma ou de outra o Deputado Bosco está realizando o sonho de muitos e trazendo vida e esperança a todos ele. Creio que sua mãe está feliz por voltar a enxergar. Não queira envenenar o trabalho daqueles que pensam em nós , inclusive em vc e em sua mãe. Me desculpe te dizer tudo isso , mas as pessoas de Araxá precisam ser mais inteligentes e ENXERGAR MAIS. Creio que um grande nº de nossa população está precisando de cirurgia de catarata, MAS NA ALMA! Abçs!
      • germano rios disse:
        Cara Marielen. Quero dizer que em nenhum momento eu reclamei do serviço do Ver Minas e do Bosco. Só deixei claro que em Araxá só existia fila de catarata por pura falta de vontade da Prefeitura, pois eu estou ha 1 ano e meio encaminhando pacientes carentes e aguardando a oportunidade de operá-los (como já fiz em 2011 e 2012. Ótimo que os pacientes estão enxergando. Esse é o objetivo final de todos nós. Mas tudo poderia ter sido feito em ambiente hospitalar, com lentes de qualidade e principalmente: Um olho de cada vez, em dias diferentes. Entre em qualquer site de oftalmologia e saberá que operar dois olhos no mesmo dia é totalmente contra-indicado. E não é desculpa o fato de ser pelo SUS. Bastaria operar o segundo olho 2 ou 3 dias depois. Vc pode não acreditar em mim, mas minha intenção é boa e eu voltei para Araxá para tratar bem os araxaenses. E continuarei a lutar por isso.
  4. Arlindo disse:
    Parabéns Dr. Germano pela manifestação.
    Sou testemunha do trabalho e boa vontade do médico e posso afirmar que realmente é um profissional dedicado, atencioso e honesto.
    Só para conhecimento:
    Procurei uma determinada clínica de nossa cidade para consulta, pois a mesma atendia pelo meu convenio. Os profissionais afirmaram que teria de fazer cirurgia de cataratas nas duas vistas, mas o convênio só cobriria a parte cirúrgica e não as lentes.
    Deram-me o preço das duas lentes que ficariam em 8.000,00.
    Resolvi procurar outro médico para saber outra opinião e tive que pagar particular a consulta, pois o convênio só tinha esta clínica.
    Escolhi o Dr. Germano.
    Após me examinar ele informou que eu somente precisava trocar os óculos, onde gastei 500,00 comprando uma de boa qualidade.
    Isto já tem uns 2 anos. Eu estou bem.
    Mas e se tivesse escutado o primeiro diagnóstico? Quem ficaria com o prejuízo?
  5. Aloizio disse:
    Engraçado que estão praticamente “endeusando” o deputado como se fosse um favor dele para a população esse serviço…Analfabetismo político, o pior dos males!
    • Marielen Ferreira de Assis disse:
      Aloizio endeusar é pecado. Concordo com vc. Mas imagina se você fosse velhinho, estive catarata, não estivesse enxergando. Imagina se você morasse em um reino ” SURREAL CHAMADO ARAXÁ” onde tivesse um Senhor dos Aneis Soberano, que fosse médico , e tivesse o mesmo nome de Deus, SE CHAMASSE JEOVÁ, e que uma secretária que sempre trabalhou com idosos e com a saúde chamada Edna, e deixassem você e todos os velhinhos do reino, sem enxegar! Dai aparecesse uma pessoa, que fosse um político , pois outra pessoa qualquer não conseguiria nem entrar no REINO SURREAL e lhe oferecesse sua visão de volta? O que vc faria por essa pessoa. No mínimo respeitá-la , e lhe dar os créditos que ela merecem não é? Você já tentou fechar os olhos por 3 minutos e andar em um local desconhecido sem enxergar nada? Tente ! E depois você vem colocar sua opinião para todos. COM CERTEZA ELA SERÁ BEM MENOS IDIOTA DO QUE ESSA QUE VOCÊ DEIXOU AQUI ! Felicidades!
  6. Régis disse:
    Dizer o que? Só lamentar uma situação destas … Dr. Jeová, ajuda nóóóss !!
  7. geraldo barbosa neto disse:
    ISTO É ARAXÁ, FILHOS DAQUI NÃO TEM VALOR, TODOS CARGOS IMPORTANTES SÃO OCUPADOS POR ESTRANGEIROS, QUEM FOR ARAXAENSE E QUISER TER SUCESSO TEM QUE IR PRA FORA.