sábado, 7 de junho de 2014

"CHOQUE DE GESTÃO"... ESTE, A POUCA VERGONHA DOS GOVERNOS DE AÉCIO NEVES E ANTONIO ANASTASIA. DILAPIDARAM O ESTADO DE MINAS GERAIS. NESTES TEMPOS SOMOS UM DOS ESTADOS MAIS DEVEDORES DO BRASIL. EDUCADORES E EDUCAÇÃO RELEGADOS À SEGUNDO PLANO,... A INSEGURANÇA BATE EM TODAS AS PORTAS,... MEIO AMBIENTE DOS MAIS AGREDIDOS DE NORTE À SUL,.. DE LESTE À OESTE, SEM REGULAÇÃO E FISCALIZAÇÃO MONITORADORAS EM TERRA, ÁGUA E AR,... O ESTADO DE "UM SÓ PODER" SE ENCONTRA NA MAFIOSA INCOMPETÊNCIA DE SEUS GESTORES... AS INSTITUIÇÕES QUE DEVERIAM ATENDER E A PROTEGER OS CIDADÃOS ESTÃO ACÉFALAS, VOLTADAS À PROTEÇÃO UNILATERAL E CONTROVERSA DO PODER ESTATAL........ NA 2ª MATÉRIA ABAIXO, DILMA TEM A APROVAÇÃO DE 51% DOS BRASILEIROS:

MINAS
7 DE JUNHO DE 2014
GOVERNO MINEIRO 
MANTÉM ADOLESCENTES
EM PRESÍDIO
Fiscalização do Conselho Nacional de Justiça constatou que 70 jovens em conflito com a lei e que deveriam cumprir medidas socioeducativas estão presos em cadeias públicas e presídios; o juiz auxiliar da presidência do CNJ, Márcio da Silva Alexandre, ficou impressionado com o que viu em Minas; “Os adolescentes estão abandonados. Completamente abandonados. Cela não é local para adolescente. Eles estão sendo vítimas de violência praticada pelo Estado”, criticou; governo de Minas alega falta de vagas no socioeducativo.

Helena Martins, da Agência Brasil  

Dezesseis presídios e seis cadeias públicas de Minas Gerais mantêm adolescentes presos. Ao todo, 70 jovens em conflito com a lei e que deveriam cumprir medidas socioeducativas estão em estabelecimentos inadequados, segundo o Governo do Estado de Minas Gerais.

A situação decorre da falta de vagas no sistema socioeducativo mineiro, e vai de encontro ao que estabelece o Estatuto da Criança e do Adolescentes (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase).

Nesta semana, o juiz auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Márcio da Silva Alexandre, fez inspeções em unidades do sistema prisional de Minas e viu de perto a situação. “Os adolescentes estão abandonados. Completamente abandonados”, criticou. Ele relatou à Agência Brasil que encontrou 13 adolescentes presos em uma das cadeias públicas. No presídio Juatuba, três jovens convivem em uma cela de cerca de 4 metros quadrados (m²), com apenas duas camas cimentos, um sanitário e um chuveiro elétrico.
O juiz, que também integra a equipe do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e de Medidas Socioeducativas (DMF) do CNJ, disse que os adolescentes passam a maior parte do dia trancados, podendo sair apenas para tomar banho de sol.
Na visita, Alexandre encontrou a grade fechada e alega que não havia condição de tratamento para socializar e educar os jovens, que eram tratados por agentes penitenciários e não por técnicos especializados, conforme determina a lei.
“Cela não é local para adolescente. Adolescente tem que ficar em quarto, em um local de internação e não em um presídio”, destacou. Um dos jovens já sentenciado está preso há um ano; outro, há seis meses. O terceiro adolescente preso aguarda julgamento.
“Eles estão sendo vítimas de violência praticada pelo Estado”, destacou o juiz do CNJ, que chamou atenção para a “aparente inércia dos órgãos de Estado”, já que a situação é de conhecimento do Ministério Público (MP) e do Poder Judiciário do estado, mas se perpetua há pelo mais de um ano.
Diante da ausência de defensores para os adolescentes, o CNJ acordou com o governo mineiro que eles devem ser remanejados. Segundo o governo, isso será feito em até 30 dias. “Estes jovens representam 5,5% do total de acautelamentos no sistema socioeducativo mineiro.
Há, hoje, 1.648 adolescentes em conflito com a lei cumprindo medidas em estabelecimentos adequados ao Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase)”, disse, em nota, a Secretaria de Estado de Defesa Social (Sedes). O órgão antecipou que até janeiro de 2015, serão abertas 200 vagas em estabelecimentos adequados para o cumprimento de medidas socioeducativas.
O CNJ também encaminhou ao Conselho Nacional do Ministério Público um pedido de investigação da atuação do MP diante das prisões. A falta de abordagem adequada para os jovens não é restrita a Minas Gerais.
Na última segunda-feira (2), adolescentes latino-americanos participaram da 44a Assembléia Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), durante a qual leram uma carta em que denunciam tentativas de reduzir a maioridade penal e a ineficiência dos Estados em garantir os direitos e cumprir as leis nacionais e internacionais de proteção à criança e ao adolescente.
De acordo com o integrante da coordenação da Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e do Adolescente (Anced), Pedro Pereira, organizações da sociedade civil têm denunciado a situação do sistema socioeducativo brasileiro em âmbito internacional. Ele avalia que “mesmo que não se denomine presídio, a estrutura do sistema socioeducativo se assemelha à do presídio”, inclusive com diversos registro de maus tratos contra os jovens e de ausência de medidas socioeducativas efetivas. 
“De maneira geral, você tem um conjunto de violações, desde a falta de medidas de educação até condições básicas de estrutura, além da tortura e do aumento das medidas de internação”, avalia.
Para enfrentar a situação, de acordo com Pereira, é preciso apostar em outras formas de resolução de problemas que envolvem adolescentes em conflito com a lei, “como as medidas não restritivas de liberdade, que têm sido pouco ofertadas”. 
Para tanto, ele destaca que cada município deve ter um plano de atendimento socioeducativo para prever e organizar as ações.
BRASIL
4 DE JUNHO DE 2014
INSATISFAÇÃO CRESCE, 

MAS DILMA

É APROVADA POR 51%


Mesmo com o aumento de 55% para 72% no percentual de insatisfeitos com a economia e a situação do País às vésperas da Copa do Mundo, maioria tem opinião favorável sobre a presidente Dilma Rousseff; pesquisa do Pew Research Center, de Washington, mostra que 51% disseram ter boa impressão de Dilma; índice é a soma dos resultados positivos dos dois principais presidenciáveis da oposição; Aécio Neves (PSDB) recebe aprovação de 27%, enquanto Eduardo Campos (PSB) ficou com 24%; osso duro

247 – Poucos avaliaram como positivo um dos resultados da pesquisa do instituto Pew Research Center, com sede em Washington, divulgada nesta terça-feira 3. O levantamento apontou que o número de brasileiros insatisfeitos com a economia e com a situação geral do País às vésperas da Copa do Mundo é de 72%. Pouco antes das manifestações de junho do ano passado, esse patamar era de 55%, segundo o mesmo instituto.

Apesar de expectativas negativas em relação ao País, 51% dos entrevistados disseram ter uma visão favorável sobre a presidente Dilma Rousseff. O percentual é bem mais alto do que o registrado pelos seus prováveis adversários na eleição, Aécio Neves (PSDB), que recebeu aprovação favorável de 27% dos brasileiros, e Eduardo Campos (PSB), de 24%.
A cifra de Dilma significa a soma do resultado dos pré-candidatos à Presidência da República pelo PSDB e pelo PSB, um sinal de que os nomes da oposição ainda não passam confiança ao eleitorado. A fatia que tem imagem desfavorável em relação a Aécio é de 53%, superior aos 49% que avaliam Dilma negativamente. Já o ex-governador de Pernambuco é visto de modo desfavorável por 47% dos entrevistados.
Copa do Mundo

No levantamento divulgado ontem, de seis a cada 10 entrevistados disseram que sediar a Copa é ruim para o Brasil. Por outro lado, 35% dos entrevistados avaliam que o Mundial, que começa no próximo dia 12, irá ajudar a imagem do Brasil no exterior, contra 39% que consideram que o evento irá prejudicar.
A pesquisa do Pew Research Center se baseou em 1.003 entrevistas entre 10 e 30 de abril em todo o País. A mostra tem margem de erro de 3,8 pontos percentuais para cima ou para baixo.