26 DE JUNHO DE 2014
O LUCRO DA GLOBO
JÁ ESTAVA GARANTIDO
Só com os patrocinadores a emissora embolsou
R$ 1,44 bilhão.
É o nosso capitalismo sui generis: a empresa detona o
próprio produto que não
afeta em nada seu lucro
De todas as previsões
sobre a Copa - quase 100% apocalípticas -,
a única que se confirmou foi a da
presidente Dilma:
"esta será a Copa das Copas".
Quem comprova são torcedores
experientes que apontam
a Copa brasileira como a melhor da história.
Para o irlandês Daniel Sheahian, de 55 anos, que já participou
de oito mundiais, "a atual Copa do Mundo está sendo a melhor de
todas". "É muito superior tanto dentro como fora de campo", diz
o equatoriano Carlos Rodríguez. "Uma coisa que me chama a atenção é o fato
de ela [Copa] estar sendo totalmente diferente do que vinha sendo mostrado pela
imprensa", disse Rodríguez.
A mídia tradicional, que tanto apostou e investiu no fracasso do
evento para atingir o governo, amarga outras derrotas: o acesso de muitas
pessoas aos canais fechados fez desabar a audiência da Globo, como divulgou o
Ibope; o desabafo de José Trajano, da ESPN Brasil, que viralizou na internet
depois que ele enquadrou quatro colunistas-empresa por semearem o ódio entre os
brasileiros; um outro da Veja – me recuso a dar nome aos bois – que fez uma
associação entre o PT, o vermelho na logo oficial da Copa e o socialismo,
causando risadas entre os correspondentes estrangeiros; e a incrível entrevista
com o "falso" Felipão feita por um colunista da Folha e Globo, que,
pela sua enorme experiência profissional, pode-se dizer que cometeu a maior
barriga do jornalismo brasileiro.
Mas nossa mídia não perde a pose. A TV Globo, que sempre teve o
monopólio sobre os direitos de transmissão das Copas e achincalhou o evento até
onde pôde, já sabia que ia faturar muito. Só com os patrocinadores a emissora
embolsou R$ 1,44 bilhão. É o nosso capitalismo sui generis: a empresa detona o
próprio produto que não afeta em nada seu lucro.
E os outros setores que interagem na realização da Copa e não
tem o retorno garantido que só a TV Globo possui? Muitos foram afetados pela
campanha negativa de nossa imprensa que abusou em sujar a imagem do país. Como
ficam, por exemplo, as companhias de turismo e a rede hoteleira que sofreram com
muitos cancelamentos e depois tiveram que se desdobrar para atender aos que
vieram em cima da hora pelo sucesso da competição?
E ainda chega a Miriam Leitão – Rede Globo, jornal Globo, portal
Globo etc – e diz que "não está acontecendo o que ocorreu em outros
países, que é um grande crescimento da economia e do emprego na época da
Copa". Sem comentários.
Enquanto todas as empresas lutam para sobreviver no acirrado
mundo capitalista, a mídia brasileira reina absoluta em sua reserva de mercado.
A concorrência só vale para os outros.