terça-feira, 10 de junho de 2014

PMDB, ... PT, ... MG:

10 de Junho de 2014
ALIANÇA

PMDB sela acordo
com o PT em Minas
e define chapa única
Antônio Andrade confia na união
dos filiados para sustentar aliança
 Ana Flávia Gussen
  Hoje em Dia

O PMDB de Minas aprovou na última segunda-feira (9) a coligação proporcional com o PT e as chapas completas de deputados estaduais e federais. Também ficou definida a chapa única na qual o presidente do partido, Antônio Andrade, é indicado como vice na chapa com o PT e o empresário Josué Gomes da Silva ao Senado.

Com isso, extinguiram-se as chances de o PMDB levar à convenção outras teses, como de candidatura própria ou aliança com o PSDB. Caberá aos 700 delegados apenas votar sim ou não no encontro que será realizado no dia 14, mesma data do PT. 

Na última segunda-feira (9), durante reunião da executiva estadual, o presidente do partido afirmou que vai “brigar” pela fidelidade dos peemedebistas. Algumas lideranças temem que os defensores da candidatura própria do PMDB pratiquem o “Dilmenta” no interior, o voto casado em Dilma Rousseff (PT) para a Presidência da República e Pimenta da Veiga (PSDB) para o governo de Minas. Porém, oficialmente, o PMDB garante que estará unido em torno da coligação.

“Nosso partido é muito forte em Minas Gerais e a união dos filiados é que nos faz seguir dessa forma. Por isso, iremos brigar pela fidelidade dentro do PMDB. Contamos com nossos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores na nossa caminhada”, declarou Andrade durante a reunião que não contou com a presença da imprensa. Nessas eleições, os filiados do PMDB devem votar nas candidaturas majoritárias da coligação – governo e Senado – e podem optar por fazer campanha para um deputados federal ou estadual do PMDB e um de partidos aliados, segundo resolução aprovada pela Executiva. 

O descumprimento das regras pode levar o partido a intervir ou dissolver as direções municipais e até expulsar o infiel da legenda. Nas eleições de 2010, o partido chegou a punir 100 direções por infidelidade. Na ocasião, o partido tinha candidatura própria com o ex-ministro Hélio Costa.

Expectativa

O PMDB vai disputar as eleições proporcionais com chapa completa, apresentando 50 candidatos à Assembleia Legislativa e 25 à Câmara dos Deputados, além de 1/3 da cota feminina. O PT também deve apresentar chapas completas na convenção. Elas já foram registradas no Tribunal.

Nos bastidores, a expectativa é a de que com a coligação o PMDB consiga aumentar sua bancada na Assembleia Legislativa, que é atualmente de oito deputados. 

O senador Clésio Andrade não compareceu à reunião, segundo lista de presença divulgada pelo partido. Desde que teve sua pré-candidatura vetada, Clésio tem evitado as reuniões partidárias. 

O deputado federal Leonardo Quintão também não compareceu ao encontro. Quintão chegou a declarar em outras ocasiões que apresentaria uma chapa para disputar a convenção partidária.

PMDB Nacional

Nesta terça-feira (10), o PMDB realiza as convenções para definir o nome de Michel Temer (PMDB) como o indicado à vice-presidência da República da candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT). Na noite da última segunda-feira (9), Temer se reuniu com os delegados para “afinar o discurso” e fazer da convenção apenas um ato homologatório da coligação PT e PMDB. 

Nos últimos meses, Temer tem se dedicado a evitar o desgaste da presidente Dilma com o PMDB no Congresso, que chegou a fazer oposição à presidente no ano passado.