sexta-feira, 25 de julho de 2014

O QUE AÉCIO NEVES E ANASTASIA NÃO FIZERAM POR ESTABELECEREM O "ESTADO DE UM SÓ PODER" EM MINAS GERAIS, FERNANDO PIMENTEL, CANDIDATO DO PT FARÁ: DAR OPORTUNIDADE AOS QUE NÃO PODEM PAGAR POR ADVOGADOS, DE SE DEFENDEREM ATÉ DO PRÓPRIO ESTADO...

MINAS
24 DE JULHO DE 2014

PIMENTEL
PROMETE SUBIR
EFETIVO DA DEFENSORIA
O candidato ao governo de Minas pelo PT, Fernando Pimentel, se comprometeu com a garantia de acesso à Justiça para todos os cidadãos mineiros, um direito constitucional que, segundo o petista, tem sido negado à população carente pela falta de defensores públicos nos municípios; "Nós vamos rapidamente rever isso, seja equipando melhor e aumentando o efetivo da Defensoria, seja usando o recurso dos advogados dativos, porém da forma correta, ou seja, usando e pagando, que é o que não tem sido feito pelo governo atual", afirmou

Pautando Minas - A carência de defensores públicos em Minas Gerais foi uma das questões apresentadas pelo presidente da OAB mineira, Luís Cláudio Chaves, em encontro com o ex-prefeito de Belo Horizonte e candidato a governador Fernando Pimentel (PT) nesta quarta-feira, 23.

Das 296 comarcas do Estado, apenas 102 têm defensores, o que equivale a 34,5% do total. Levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), do governo federal, apontou um déficit de 1.066 defensores públicos no Estado, o que configura uma das situações mais críticas do país nessa área.

Na reunião, Pimentel se comprometeu com a garantia de acesso à Justiça para todos os cidadãos mineiros, um direito constitucional que, segundo o candidato da Coligação Minas Pra Você, tem sido negado à população carente pela falta de defensores públicos nos municípios.
"Chegando ao governo, nós vamos rapidamente rever isso, seja equipando melhor e aumentando o efetivo da Defensoria, seja usando o recurso dos advogados dativos, porém da forma correta, ou seja, usando e pagando, que é o que não tem sido feito pelo governo atual", disse o candidato.
Por causa da falta de defensores, o Estado contrata os chamados advogados dativos para dar andamento aos processos penais e defender a população carente. O problema é que, no governo atual, o pagamento dos dativos tem sido dificultado, o que levou a OAB a recomendar que os advogados recusem a nomeação para esta função.
"Como o Estado tem atrasado o pagamento dos dativos, esse acompanhamento está muito precário em Minas. Então, uma das causas da lentidão da Justiça e até da impunidade é a ausência, a omissão do governo do Estado. Isso tem que ser mudado", afirmou Pimentel.
A ausência de advogados contribui diretamente para a lentidão dos processos. Quando não há defensor público na cidade, o juiz é obrigado a chamar um dativo. Mas, se não há dativos, os processos ficam parados. Há cerca de 11 mil profissionais cadastrados pela OAB para atender, na condição de dativos, as comarcas não cobertas pela Defensoria Pública.
No mês passado, o Congresso Nacional promulgou a Emenda Constitucional 80/2014, resultado da aprovação da PEC 247/2013, proposta pelo deputado Alessandro Molon (PT-RJ) e relatada em Comissão Especial pelo deputado Amauri Teixeira (PT-BA).
A emenda determina um prazo de 8 anos para que a União, os Estados e o Distrito Federal dotem todas as comarcas de defensores públicos.