sábado, 1 de novembro de 2014

ENQUANTO A CIÊNCIA AVANÇA NO PRIMEIRO MUNDO, COM UMA VELOCIDADE NA INTERNET BANDA LARGA DE ALTÍSSIMA VELOCIDADE, AQUI EM NOSSO PAÍS, ESTE SETOR ENTREGUE CONVENIENTEMENTE PELO EX-FHC, FERNANDO HENRIQUE CARDOSO ( TEMPOS TUCANOS E DEMOS ), NO CONLUIO PARA EMPRESAS ESTRANGEIRAS, SOMENTE AGORA PODEREMOS TER APENAS 80% DE UMA VELOCIDADE DE BAIXÍSSIMA VELOCIDADE... FELIZMENTE COM A REELEIÇÃO DE DILMA ROUSSEFF, DETERMINADA À NOS PROPORCIONAR MELHORIAS NESTE AMBIENTE, ESTE SEGUIMENTO TERÁ DE CUMPRIR COM A QUALIDADE QUE PRECISAMOS...LEIA DUAS MATÉRIAS ABAIXO:


FCO.LAMBERTO FONTES
Trabalha em JORNALISMO INTERATIVO
 em ARAXÁ/MG.
1 blog - 1 página - 18 grupos  -  282.234  visualizações


Batido recorde mundial

de velocidade em fibras ópticas

Os múltiplos canais de dados são multiplexados de forma a usar não apenas os sete núcleos 
da fibra óptica, mas também dois canais perpendiculares. 
[Imagem: R. G. H. van Uden - 10.1038/nphoton.2014.243]
Fibra multinúcleos
Uma equipe de engenheiros da Holanda e dos EUA bateu o recorde mundial de velocidade de transmissão de dados em redes de fibras ópticas.
Usando um tipo especial de fibra com múltiplos núcleos, a equipe alcançou 255 terabits por segundo, multiplicando por mais de 20 vezes a largura de banda disponível nas redes de comunicação.
recorde anterior, anunciado por empresas de telecomunicações no início deste ano, era de menos de 12 terabits por segundo.
A diferença é que esta nova demonstração empregou uma fibra óptica com sete núcleos, em lugar do núcleo único das fibras atuais - núcleos são as vias de cristal por onde a luz trafega na fibra, como as faixas de uma rodovia.
Além dos núcleos adicionais, a equipe introduziu duas dimensões ortogonais para o transporte de dados - o que, para manter a analogia com as rodovias, poderia ser comparado a carros que podem viajar atravessados uns em cima dos outros.
"Estes resultados impressionantes definitivamente abrem a possibilidade de atingir transmissões na faixa dos petabits por segundo," disse o professor Chigo Okonkwo, da Universidade de Tecnologia de Eindhoven.
Segundo Okonkwo, como medem menos de 200 micrômetros de diâmetro, estas novas fibras não ocupariam muito mais espaço do que as fibras convencionais já em operação.
As fibras ópticas ficaram muito tempo isoladas na dianteira em termos de velocidade de transmissão, mas recentemente novas técnicas de modulação de ondas permitiram que as transmissões por rádio começassem a aparecer nos retrovisores:
Bibliografia:

Ultra-high-density spatial division multiplexing with a few-mode multicore fibre
R. G. H. van Uden, R. Amezcua Correa, E. Antonio Lopez, F. M. Huijskens, C. Xia, G. Li, A. Schülzgen, H. de Waardt, A. M. J. Koonen, C. M. Okonkwo
Nature Photonics
Vol.: Published online
DOI: 10.1038/nphoton.2014.243
1 DE NOVEMBRO DE 2014

VELOCIDADE MÍNIMA DA INTERNET SOBE PARA 80%

Prestadoras de internet terão de garantir, a partir de hoje (1º), em média, 80% da velocidade contratada mensalmente pelo usuário; meta faz parte do cronograma estabelecido há dois anos pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), para aumentar gradualmente os limites mínimos de velocidade de banda larga fixa e móvel oferecidos aos clientes.

Sabrina Craide - Repórter da Agência Brasil

As prestadoras de internet terão de garantir, a partir de hoje (1º), em média, 80% da velocidade contratada mensalmente pelo usuário.

A meta faz parte de um cronograma estabelecido há dois anos pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), para aumentar gradualmente os limites mínimos de velocidade de banda larga fixa e móvel oferecidos aos clientes.

Pelas metas dos regulamentos da Anatel, a velocidade instantânea (velocidade de upload e download apurada no momento de utilização da internet pelo usuário) deve ser de, no mínimo, 40% do contratado.

O cronograma começou a vigorar em 2012, quando a velocidade média entregue deveria ser de 60%. No ano seguinte, passou para 70%. A velocidade instantânea mínima começou com 20%, alcançando 30% e agora será de 40%. Antes da determinação da Anatel, a velocidade entregue aos usuários ficava em torno de 10% da contratada pelos consumidores.
Para verificar se as empresas estão cumprindo a determinação, no caso da banda larga fixa, a Anatel escolhe, por sorteio, voluntários para participar da medição.
Com os dados registrados pelos medidores instalados nas casas dos usuários, a agência acompanha indicadores como velocidades instantânea e média, período de transmissão de dados, instabilidades, disponibilidade do serviço e falhas na qualidade da conexão.
No caso da banda larga móvel, os medidores que monitoram a qualidade do serviço estão instalados em escolas atendidas pelo Projeto Banda Larga nas Escolas Públicas Urbanas.