quinta-feira, 13 de novembro de 2014

ESCREVEU NÃO LEU, O PAU COMEU... IMPRESSIONANTE COMO OS "DITADOS" POPULARES PREVALECEM PELOS TEMPOS. SINAIS QUE OS SERES HUMANOS RESISTEM NA PERMANÊNCIA DOS ERROS... JORNALISTAS QUE NÃO PENSAM ANTES DE ESCREVEREM NÃO DEVERIAM ESTAR NA MÍDIA...

FCO.LAMBERTO FONTES
Trabalha em JORNALISMO INTERATIVO
 em ARAXÁ / MG.
1 blog - 1 página - 18 grupos  -  288.797  visualizações
MINAS
13 DE NOVEMBRO DE 2014
ISTOÉ TERÁ
DE INDENIZAR PIMENTEL
EM R$ 60 MIL
Revista da Editora Três, que publicou reportagens ligando o governador eleito em Minas Gerais ao chamado 'mensalão', sem apresentar provas, praticou "abusos" e distorceu "fatos", no entendimento do juiz Geraldo David Camargo, da 30ª Vara Cível da Justiça de Minas Gerais; processo é referente a uma matéria de 2013 e outras duas desse ano

Minas 247 – A revista Istoé, da Editora Três, foi condenada em decisão proferida nesta quarta-feira 12 a indenizar no valor de R$ 60 mil o governador eleito de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT). O processo é referente a uma reportagem de 2013 e outras duas de 2014, que relacionavam, sem apresentar provas, o petista ao chamado 'mensalão'.

"Não se pode negar que os réus (revista e repórter) excederam, e muito, no direito de informação, praticaram abusos, distorcendo fatos, atribuindo em manchetes jornalísticas a condição do autor (Pimentel) de mensaleiro, ou seja, envolvimento no escândalo político de chamado Mensalão do PT, que deu causa à Ação Penal 470", disse o juiz Geraldo David Camargo, da 30ª Vara Cível da Justiça de Minas Gerais, em sua decisão.

Segundo ele, o fato criou "uma situação danosa e sem mínimo suporte em prova ou evidência, a principal fonte que cita – o Ministério Público Federal, pelo Procurador Patrick Martins – nega o evento investigativo contra o autor". Na matéria de 2013, a chamada de capa da revista foi a seguinte: "Exclusivo: Como o coordenador da campanha de Dilma, o ex-prefeito mineiro Fernando Pimentel, operou o Caixa 2 para pagamentos no Exterior"

Nesse ano, a revista deu como destaque: "A um passo de virar réu: Ministério Público só aguarda conclusão de inquérito para denunciar o ex-prefeito Fernando Pimentel à Justiça". A segunda reportagem de 2014 tinha como chamada: "Fruet mira Pimentel: Documentos sigilosos da CPI dos Correios mostram pelo menos 71 telefonemas que relacionam o coordenador da campanha de Dilma ao mensalão".

Para o advogado Raul Borelli, que atuou no caso em favor de Pimentel, "o direito de informar e a liberdade de expressão são essenciais para o Estado Democrático de Direito. Contudo, devem ser exercidos de forma responsável, não podendo ser aplicados de maneira absoluta e isolada. Antes, devem levar em consideração as garantias da inviolabilidade da vida privada, da honra e da imagem do indivíduo". O escritório Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques atuou a favor do governador eleito no processo.
Confira aqui a íntegra da decisão do juiz.