terça-feira, 20 de setembro de 2016

A PARCIALIDADE JUDICIAL DESTRÓI NA SOCIEDADE A CRENÇA DE QUE JURISTAS SÃO PESSOAS CORRETAS E DE CARÁTER...



FCO.LAMBERTO FONTES
Trabalha em JORNALISMO INTERATIVO
Mora em ARAXÁ/MG

1 blogspot, + 1 página no facebook, + de 90 grupos no facebook, + twitter,
+ de 970 blogs e comunidades no google+, + de 436 conexões no LinkedIn. 

  542.720 visualizações em 45 meses 

20 / 09 / 2016

Por que a tese do 
'domínio do fato'
não vale para os 
verdadeiros 'capos'
que comandam a corrupção?


Se o ex-presidente Lula foi apontado por procuradores do Ministério Público Federal (MPF) como o "comandante máximo" do esquema de corrupção na Petrobras, pela tese do domínio do fato, o que dizer dos principais acionistas e presidentes de empreiteiras, que há décadas corrompem o poder público em busca de privilégios nas obras?

Se a tese do domínio do fato vale para Lula, por que não vale na acusação dos corruptores, verdadeiros 'capos' que comandam os assaltos aos cofres públicos há gerações e gerações sem punição? 

Ao longo de todas essas décadas de roubalheiras, os agentes políticos corruptos se renovaram, mas os corruptores são sempre os mesmos, e com estes nada acontece.

Diretores de empreiteiras vão presos, são condenados mas, após delações premiadas, acabam com simples tornozeleiras eletrônicas, e continuam a usufruir do produto milionário de seus roubos.

Alguns, pasmem, ganham até bônus e gordos benefícios após fecharem acordo com a Justiça.

Executivos da Odebrecht que participam de delação premiada, por exemplo, receberão cada um em média R$ 15 milhões por ficarem inabilitados para trabalhar no ramo em que atuavam.

A Andrade Gutierrez também estaria pagando indenizações de R$ 15 milhões aos que fechassem acordo com a Justiça.

Nesta semana, o ex-presidente da Andrade Gutierrez, Otávio Marques de Azevedo, foi condenado por corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa no âmbito da Lava Jato. 

A pena, que inicialmente era de 18 anos de prisão, se transformou em um ano de prisão domiciliar, com tornozeleira eletrônica.

Enquanto isso, o país afunda numa severa crise econômica, provocada pelos escândalos de corrupção que paralisaram a economia e deixaram 12 milhões de desempregados.

Quem vai alimentar os filhos dos pais sem trabalho?

Quem vai pagar os remédios?

Quem vai pagar as escolas?

Não há delação premiada que justifique tantas perdas incalculáveis.