terça-feira, 22 de janeiro de 2013


JUSTIÇA MINEIRA RECONHECE LEGALIDADE DO NOVOJORNAL   

  Publicado em 14/01/2013
 TJMG, em decisão definitiva, reforma a censura imposta 
pela Vara de Inquérito atendendo ao pedido do 
ex-Procurador Geral de Justiça Jarbas Soares

Após quase cinco anos da medida arbitrária tomada pela Vara de Inquérito da Capital que, além de apreender todos os equipamentos de Novojornal, suspendera o registro.com.br do portal jornalístico, impedindo sua hospedagem no Brasil, finalmente é cassada a medida.  
Durante todo este período, Novojornal funcionou apenas através do registro.com, sendo obrigado a adquirir novos equipamentos para seu funcionamento.
O pedido partira do então Procurador Geral de Justiça Jarbas Soares, segundo seus próprios colegas, contrariado pelas matérias publicadas por Novojornal que denunciavam seu envolvimento em diversos esquemas de corrupção, além de subserviência ao Poder Executivo.
Foram quatro anos e meio de luta contra o lado podre do Ministério Público de Minas Gerais. 
Na tramitação do processo ficou evidente que Jarbas Soares não estivera sozinho na iniciativa, ao seu lado estava o Poder Executivo de Minas Gerais, além de políticos integrantes do PSDB contrariados com a independência de Novojornal. 
O deputado federal Domingos Sávio é considerado o padrinho político da juíza da Vara de Inquérito.
Dois anos depois do empastelamento, chegou a nossa redação de gravações de conversas gravadas pelo advogado J. Engler, dando conta que na Vara de Inquérito da capital operava um pesado esquema criminoso, montado para proteger amigos do governo e perseguir os que o contrariava.
Neste período, o advogado Dino Miraglia foi obrigado a interpor diversos recursos até que desembargadores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais perceberam que tudo tinha sido uma armação, determinando que fosse restituído os equipamentos e o direito ao domínio.com.br.
Mesmo diante da decisão transitada em julgado da 2ª instância, a juíza, desrespeitando seus superiores, tentou simular uma decisão como se o processo tivera sido extinto por prescrição, decadência ou perempção, o que foi prontamente combatido pelo advogado Dino Miraglia. 
Espera-se para os próximos dias a devolução dos equipamentos assim como a liberação do domínio.com.br.

Documentos que fundamentam esta matéria

Comentário(s)comentar

20/01/2013 - sergio m pinto
Prezados, como se diz por aí, força na peruca! Jornal independente, nesse país,vai ter que fazer muita força e vai ter que ter muito entusiamo para romper esses muros de compadrio que existem pelo país afora e fazer um jornalismo decente. Esse pessoal que não quer o povo informado não vai entregar a rapadura assim de graça.

18/01/2013 - mauro
Vamos continuar a acreditar nos nossos políticos pois, o Brasil só irá ser o Brasil dos brasileiros após uma revolução social ou um ataque do tipo da Al Quaeda!

18/01/2013 - jorge horacio da silva- Mato Grosso do Sul
Prezados.... vi a noticia no site do PHA conversa afiada.... ainda há Juizes em MINAS ... parabéns continuem na luta... não se deixem calar o PAÍS precisa de todos os jornalistas independentes.... boa sorte e sucesso. Jorge

18/01/2013 - Eustaquio Castro
Parabéns a toda equipe do Novo Jornal por essa grande vitória sobre essa máfia do PSDB que governa o nosso estado a tanto tempo. Somente um jornalismo independente conseguirá reverter este quadro.

18/01/2013 - jose geraldo
parabens aos diretores desse importante veiculo de informacao. continuem combatendo essa politica bandida que impera em nosso estado.

17/01/2013 - Edvaldo Guaraci
Fica claro então, que a juíza passou longe da isenção e imparcialidade que se atribui ao seu cargo, para não dizer da ética. Quanto ao ex-procurador, sua fama já é por demais conhecida. Nesse caso, qual a medida cabível contra esses "cidadãos" ? Ou estão os mesmos acima da lei ?

16/01/2013 - Antonio Carlos - Brasilia
Temos que iniciar urgentemente um movimento que denuncie todas as práticas judiciais de censura que surgiram pelo Brasil. Não são poucas. Isto tem que ser denunciado no exterior. E irmos pra rua aqui em Brasília anunciando pelo mundo dia do movimento. Não há outra maneira de determos estas práticas autoritárias. Só internet não resolve!!!

16/01/2013 - J Paulo-Lavras-MG
Parabéns amigo Geraldo e demais diretores, é uma vitoria da democracia, Sigam enfrente!!!

16/01/2013 - sassa mutema
Antigamente reclamavam da Censura na Ditadura Militar. Só que quem mandava eram os Civis Burgueses, e os Civis ainda mandam.

16/01/2013 - EDUSENA
Nós não podemos nos calar perante esta injustiça, que não são todos mas infelismente existem em todos os niveis do tribunal de justiça uma arramação para calar aqueles que querem desmentir,este politicos neoliberais em favor de uma elite burguesa que só pensam no seu bem estar.

15/01/2013 - Dante Vilela Júnior
Parabenizo todos os Diretores, Jornalistas e funcionários do NOVO JORNAl. Esse Pequeno-Grande Jornal, além da publicação on-line, deveria se expandir a fim de que o povo brasileiro tomasse conhecimento da vergonha que é o nosso Estado. Tomara que Deus vos ajude e que possam continuar informando toda a sujeira que há por este Estado de Minas.

14/01/2013 - Pedro Sanches
Isto é que é paciencia, parabens ao donos do Novo Jornal pela sua independencia e matérias maravilhosas que realmente só nos estimulam a ler mais e raciocinar melhor também.

14/01/2013 - Valcir Barsanulfo de Aguiar-Ituiutaba-Mg
O dep. tukano Domingos Sávio e o Capo Danilo de Castro comandam os tribunais mineiros. São protetores da tu k nalha. Mas a verdade submerge sempre.

14/01/2013 - Paulo Antonio
A justiça foi restabelecida. O Novojornal não deve desanimar com o MP. Esses caras não criarão raízes lá. Serão afastados e não perseguirão mais ninguém.

14/01/2013 - José Dias de Noites
Sinceramente eu não esperava que o Novo Jornal obtivesse qualquer vitória. Pelo que tenho lido nos últimos tempos, me parece que está tudo "dominado" em Minas que já não é dos mineiros tem um bom tempo. Parabéns pela persistência. Imagino que deve ter sido muito, mas muito difícil mesmo fazer a verdade triunfar. Um sopro de esperança - tomara que Minas volte para os mineiros!

14/01/2013 - Regina de Souza
Parabéns ao NOVO JORNAL pela vitória.É um dos poucos jornais que podemos confiar.Continue com a verdade e a justiça ao deu lado,doa a quem doer.É o primeiro jornal que leio toda manhã.CONTINUE COBRANDO A JUSTIÇA EM MINAS GERAIS.SALVE O NOSSO ESTADO QUERIDO...SE É QUE ELE TEM SALVAÇÃO. NÃO DEIXEMOS PRIVATIZAR MINAS GERAIS...MINAS PARA OS MINEIROS!!!

14/01/2013 - Renato Cunha
Parabéns Novojornal continuem nesta luta.