domingo, 3 de fevereiro de 2013

novojornal .: Editorial
http://www.novojornal.com/
TALVEZ SEJAM OUTROS OS CULPADOS                               Por Geraldo Elísio
“Sou um amante fanático da liberdade, considerando-a como o único espaço onde podem crescer e desenvolver-se a inteligência, a dignidade e a felicidade dos homens; não esta liberdade formal, outorgada e regulamentada pelo Estado, mentira eterna que, em realidade, representa apenas o privilégio de alguns, apoiada na escravidão de todos; (...) só aceito uma única liberdade que possa ser realmente digna desse nome, a liberdade que consiste no pleno desenvolvimento de todas as potencialidades materiais intelectuais e morais que se encontrem em estado latente em cada um (...)" - Bakunin
“Contrabando de Nióbio estaria financiando Rede Globo Minas”; “CBMM vende à estatal japonesa poder de veto sobre o Nióbio”; “Andréa Neves: A Dama de R$ 2 Bilhões de Reais”;  “Aécioduto. O novo grande negócio da mídia nacional” e agora; “Aécio Neves: Via “Protocolo de Intenções” criou “Cartel das Empreiteiras”. Nada me assusta! Estas e outras anomalias filhas da corrupção com a cumplicidade, batizadas tendo como madrinha a falta de caráter e padrinho à certeza da impunidade e crismada pela covardia dispõem de todos os ingredientes para crescer robustos e proliferar.
“Brasil, meu Brasil brasileiro (...)”
São apontadas no início deste editorial cinco manchetes de teor altamente explosivo. Indago? Nos Estados Unidos da América do Norte, na Inglaterra, na França, na China, na Rússia, em Israel, no Irã haveria duas manchetes sob temas similares e envolvendo o mesmo grupo de pessoas? Claro que não! E por que no Brasil isto se torna possível?
“Meu Brasil, meu Brasil brasileiro (...)”
Não sou advogado de defesa de ninguém. Tampouco alguém me pediu para assumir eventuais defesas. Mas erguendo as hastas e brandindo o gládio para destruir a imagem de meus próprios sonhos me coloco ao lado dos irmãos Andréa e Aécio Neves, dos contrabandistas de nióbio, da CBMM, de novo ao lado da dama de dois bilhões de dólares e dos formuladores de esquemas espúrios que lesam mensalmente o povo mineiro em 65 milhões de reais.
Não, eles não me compraram. Mas justiça é justiça.
Todos, no conjunto, não têm culpa de existir. Existem porque ressalvadas as exceções existe como se fosse equação matemática um conjunto vazio formado por uma Assembléia Legislativa leniente, por uma Justiça que desconfio de fato cega como a vestal em suas vestes diáfanas, assentada em um trono portando uma balança desequilibrada na mão direita e com uma venda nos olhos, por um Ministério Público onde poucos se destacam na luta insana pela moralidade pública e um Tribunal que muito menos de Contas só faz de Contas.
Nos Estados Unidos da América do Norte, no Canadá, no Japão, na Rússia, na China, na França e outros países seria assim?
Existem ainda porquê existe no Brasil uma imprensa em fase prefalimentar modelo prostitutas do Mangue, no Rio de Janeiro, Rua Guaicurus, em Belo Horizonte ou Boca do Lixo em São Paulo, disposta a ir para a cama por michês baixos, porém capazes de sustentar a conta bancária de seus dirigentes. Eles existem porquê jornalistas ditos históricos se prestam ao papel de tesoureiros intermediando interesses anômalos e os seus pequenos confortos, ainda que isto lhes custe muita raiva proveniente de um amargo silêncio e até mesmo sem querer observar que a história deles está indo para o lixo. Ofereço a quem interessar possa a abertura de todos os meus sigilos, bancário, fiscal e telefônico desde que tais interessados façam o mesmo e apresentem razões que justifiquem tal procedimento.
Eles existem porquê o Partido dos Trabalhadores não se explica e dá a entender que participa do mesmo jogo. Porquê o PT, desde que não haja punição para os seus que se envolveram no mensalão pouco estarão se importando se os tucanos serão ou não punidos. Eles existem porquê o ex-presidente diz nunca soube e continua sem saber de nada, inclusive de Rosemary que ameaça a Deus e o mundo, da mesma forma como o fazem o senador Eduardo Azeredo e o tesoureiro de campanha dele, Cláudio Mourão.
Eles existem porquê o socialista Lula é amigo inseparável do comunista (kkkk) Walfrido dos Mares Guia. E porquê a presidenta Dilma Rousseff, quando se candidatou ao Palácio do Planalto se interessou pela tese da Dilmazia, invenção de Mares Guia e, indo além, propôs a modificação para Anastadilma. Ou eu estou mentindo? Se alguém consultar os arquivos de mídia impressa e eletrônica não encontrará isso?
Por isto, abominando-os, mas reconhecendo ser uma questão de justiça os defendo.
Este espaço é permanentemente aberto ao democrático direito de resposta a todas as pessoas e instituições aqui citadas.
Geraldo Elísio escreve no "Novojornal". Prêmio Esso Regional de jornalismo, passado e presente embasam as suas análises