Redação Portal IMPRENSA | 08/04/2013
Processos contra blogs são decisões políticas para
intimidar e asfixiar blogosfera, diz Azenha
A judicialização é uma decisão política para sufocar vozes dissidentes e asfixiar a blogosfera, afirmou o jornalista Luiz Carlos Azenha, dono do blog Viomundo.
Leia também
Crédito:Divulgação
Jornalista alega que a judicialização é uma decisão política para sufocar a blogosfera
"O campo de disputa com a grande imprensa é desigual. E eles nos puxam para dentro do campo jurídico, que é onde somos vulneráveis. [...] É um fenômeno que está se propagando contra os formadores de opinião da rede", acrescentou, informa o portal Sul21.
Segundo o jornalista, se houvesse opção de debater política, poderia ser exigido o direito de resposta. "Isto não é regulamentado porque não é bom para a grande imprensa”, disse.
Ex-correspondente da Globo em Nova York, Azenha mantém o blog Viomundo há mais de 10 anos. Recentemente, ele foi condenado, em primeira instância, a pagar R$ 30 mil ao diretor da Central Globo de Jornalismo, Ali Kamel, por suposta campanha difamatória na rede. Logo após a ação, o jornalista anunciou o fim da página, mas voltou atrás e vai tentar financiá-lo de outra forma.
"Como não aceitamos apoio de empresas públicas, estatais ou governos, nosso nicho de patrocínio em potencial é o Google e as empresas privadas. Porém, o Viomundo é um blog de esquerda, o que dificulta a conquista de patrocinadores que queiram se relacionar com o nosso conteúdo. Criticamos todo mundo", explicou.