sexta-feira, 31 de maio de 2013

PROJETO RELEVANTE

Assembléia Legislativa de Minas Gerais


Gabinete do Deputado EstQUARTA-FEIRA, 29 DE MAIO DE 2013

a

Toma posse Conselho Diretor Pró-Pequi

Previsto na lei 13965 / 2001, de autoria do Mandato do Deputado Rogério Correia, e regulamentada pelo decreto nº 46186, tomou posse nesta última terça-feira, 28, o Conselho Diretor Pró-pequi. O Conselho tem por objetivo deliberar e monitorar as políticas públicas que envolvam as diretrizes do Programa Mineiro de Incentivo ao cultivo, à extração, ao consumo e a comercialização do Pequi e demais frutos do Cerrado, a Secretária de Estado de Agricultura, Abastecimento e Agropecuária de Minas Gerais (SEAPA/MG).
Representando a sociedade civil no Conselho Pró-Pequi, igualmente tomaram posse a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (Fetaemg), a Cooperativa dos Pequenos Produtores Rurais de Japonvar, o Núcleo Gestor da Cadeia do Pequi e Outros Frutos do Cerrado, o Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas, o Movimento Graal do Brasil, a Cooperativo Sertão Veredas, a Rede Educação Cidadã, a Associação dos Usuários da Sub-Bacia do Rio dos Cochos e a Cáritas Diocesana de Januária.
                 Foto: Subsecretaria de Agricultura Familiar - SAF
Tomaram posse no Conselho Pró-Pequi, como representantes do poder público, as  Secretarias de Estado de Minas Gerais de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e do Norte de Minas, a Extraordinária de Regularização Fundiária, a Subsecretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, e a  SEAPA/MG, na pessoa do seu Superintendente de Agricultura Familiar, José Antônio Ribeiro, como Conselheiro Presidente, e do Subsecretário de Agricultura Familiar, Edmar Gadelha (Suplente). Além delas, foram empossadas, como poder público, a Universidade Estadual de Montes Claros, o Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais e a Coordenadoria de Inclusão e Mobilização Social do Ministério Público de Minas Gerais.
Pensando em uma perspectiva de sustentabilidade ambiental o Programa, que foi criado para promover a integração das populações que vivem do cultivo e extração do pequi e demais frutos do cerrado, o Conselho terá papel fundamental na diversificação dos produtos do agroextrativismo na agricultura familiar. Vale ressaltar, ainda, que este conselho é uma vitória do Movimento Social, em parceria com o nosso Mandato e a Subsecretaria de Agricultura Familiar.
Dentre as ações previstas para o Conselho está a criação do selo de qualidade, o desenvolvimento de pesquisas para a produção de mudas com o objetivo de  recuperar áreas degradadas e o aperfeiçoamento técnico dos trabalhadores envolvidos na extração do pequi e outras frutas do cerrado. Também, por meio da Subsecretaria de Agricultura Familiar (SAF) da SEAPA/MG, promoverá a divulgação dos produtos oriundos do cerrado, bem como identificará meios para sua comercialização.


CONSIDERAÇÕES DO BLOGUEIRO:

AINDA BEM QUE TEMOS ALGUNS DEPUTADOS EM MINAS GERAIS QUE PENSAM NA PRESERVAÇÃO DE NOSSO MEIO AMBIENTE E PROPICIAR GANHOS FINANCEIROS AOS NOSSOS COESTADUANOS.

À CONSIDERAR QUE O GOVERNADOR E SEUS SEGUIDORES NESTA INSTITUIÇÃO, SÓ TÊM FEITO PROJETOS PARA DESTRUIR O NOSSO ECO SISTEMA, PROTEGENDO À PESSOAS E EMPRESAS SEM ESCRÚPULOS NO LUCRO FÁCIL.