domingo, 8 de dezembro de 2013

O INTERESSANTE NESTA MATÉRIA JORNALÍSTICA DO G1 É A OPINIÃO DOS LEITORES LOGO APÓS...

08/12/2013

STF deve decidir nesta semana 
se empresa pode financiar campanha

OAB pede ao Supremo para julgar ilegal doação de empresas a candidatos.
Ação é o primeiro item da pauta de julgamentos do STF de quarta-feira (11).


Mariana Oliveira
Do G1, em Brasília


O Supremo Tribunal Federal (STF) deve decidir na próxima quarta-feira (11) se empresas privadas podem fazer doações para candidatos e partidos políticos durante campanhas eleitorais.

Está na pauta de julgamentos do tribunal uma ação na qual a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) pede que sejam declarados ilegais trechos da legislação que autorizam o financiamento de campanhas eleitorais por pessoas jurídicas.

O processo, cujo relator é o ministro Luiz Fux, é o primeiro item da pauta da sessão de quarta. Mas cabe ao presidente do Supremo, Joaquim Barbosa, decidir o que será julgado primeiro.


A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) foi protocolada pela OAB em 2011. A entidade pediu uma decisão liminar (provisória) para proibir que as empresas financiassem campanhas, mas Fux decidiu que o tema deveria ser avaliado em definitivo pelo plenário em razão da "inegável relevância social".

Em junho, Fux realizou audiência pública para ouvir argumentos favoráveis e contrários a doações de empresas para candidatos e partidos.

Em outubro do ano passado, a Procuradoria Geral da República enviou parecer concordando com a ação da OAB e opinando pela inconstitucionalidade do financiamento por parte de empresas.

O documento, assinado pelo ex-procurador-geral da República Roberto Gurgel afirmou que "a opção legislativa pela possibilidade de doações por pessoas jurídicas permite uma nefasta cooptação do poder político pelo poder econômico".

Gurgel afirmou ainda ser contrário à regra que permite uso de recursos próprios dos candidatos durante a disputa por causar, segundo ele, "disparidade crassa entre as possibilidades competitivas e de êxito eleitoral dos cidadãos ricos e pobres".

A Procuradoria pediu que, caso o Supremo declare as normas inconstitucionais, dê prazo de 24 meses para que o Congresso Nacional faça uma nova lei sobre financiamento de campanha para não se criar uma "lacuna jurídica".

O atual procurador Rodrigo Janot deve falar em plenário sobre o tema na próxima quarta.

Em fevereiro deste ano, o presidente da OAB, Marcus Vinícius Furtado Coêlho, pediu ao STF, logo após assumir o mandato na entidade, "preferência" para a análise do tema.


127 COMENTÁRIOS  -  RECENTES

·         Falando Sério
·         Financiamento de campanha, SOMENTE com dinheiro PRIVADO de PESSOAS FÍSICAS. É obrigação do candidato, sair em busca de DOAÇÕES de PESSOAS que acreditem na sua proposta. Se a campanha CUSTA CARO é porque se usa dinheiro com gastos DESNECESSÁRIOS, como por exemplo as PROPAGANDAS PARTIDÁRIAS OBRIGATÓRIAS com videos CINEMATOGRÁFICOS que não dizem NADA. Chega de propaganda partidária obrigatória.

·         Juliano G
há 14 minutos
Com o voto, escolhemos um dos representantes escolhidos por outros para representá-los. HAHA..só os fortes entendem o que isso quer dizer ;) ...então boa sorte com sua ilusão.
·         Sonia Ferreira
há 18 minutos
Se estas empresas são tão bem intencionadas,por quê elas não financiam escolas,postos de saúde,hospitais,creches,estradas,açudes e poços no Nordeste?
·         Sonia Ferreira
há 22 minutos
O Friboi com certeza já financia pq foi financiado pelo partido do pai do dono,o chefão do PT. Israel é mais sêca que o Nordeste,então pq eles vivem com abundância e não tem esta crise quem tem aqui?Pq os políticos de lá têm vergonha pq a maioria é Judeus,um povo inteligente e trabalhador q não aceita ser enganado.Os daqui são incentivados a ser ignorante e acreditarem nas mentiras do PT pq eles dizem q é o partido do povão,mas as empresas que lhes finânciam,roubam o povão e eles se calam.
·         Edilvo Mota
há 22 minutos
Financiamento, nem público nem privado. Todo dinheiro gasto em campanha político representa desperdício e deveria ser aproveitado na melhoria de serviços públicos.
·         franciele navarro
há 27 minutos
É agora... campanha nas redes sociais, vamos pedir que as empresas deem dinheiro aos candidatos para depois ficarem devendo favores a elas... é o Caso do Frigorífico JBS e muitas outras construtoras... Chega!!!!
·         Felipe Guedes
há 31 minutos
Eu penso que tinham que financiar hospitais e escolas. Políticos tem mais é que rebolar pra conseguir dinheiro.
·         Romulo Gentil
há 42 minutos
Teorizar o tema e transformá-la em lei é relativamente fácil. A questão está em como fazê-las respeitadas na prática. ... Não podemos esquecer que a ousadia dos calhordas é sorrateira e predominante. Sobrepujando o caráter dos trabalhadores e empresários honestos.
·         Sonia Ferreira
há 45 minutos
Todos partido tem falcatrua,mas nos outros geralmente é algum funciónário,um político menor,o apenas um grande,no PT A CORRUPÇÃO E A SUJEIRA É EXATAMENTE COM OS GRANDES CHEFÕES Q NÃO TRABALHAM PARA O POVÃO,se diz partido do povão e trabalha só para elite e para eles,foi do povo q saiu o dinheiro do mensalão,do dinheiro público.As empresas ganham rios de dinheiro as nossas custa e não prestam serviço ,não existe melhoria e elas nos cobram o q querem e não temos um governo que nos defenda pq o PT trabalha só com as elites,para as empresas.Elas vão doar para a campanha do PT,E O POVO Q se lixe.
·         José Vilete
há uma hora
isso se chama financiar bandido,qual adiferença do jogo de bicho,pede para financia a saude ou educação e a segurança, tantas pessoas boas morrendo pela violencia.
·         Matusalen
há uma hora, respondidohá uma hora
A troco de que uma empresa privada vai financiar esses corruptos, "caridade" !!!!
·         Domingos Miranda
há 2 horas, respondidohá uma hora
4.350.000.000,00 (QUATRO BILHÕES, TREZENTOS E CINQUENTA MILHÕES DE REAIS)...... este é o valor pago pelo governo as MULHERES solteiras, filhas de juízes, desembargadores, ministros do STJ, STF, segundo a revista ÉPOCA.... até agora não vi nenhum herói nacional, arregaçar a manga para investigar esta lambança.... ATÉ A MILIONÁRIA MAITÊ PROENÇA, RECEBE 13 MIL POR MÊS...... entenderam... estas FILHAS privilégiadas basta manter o status de solteiras para receberem mais de 30 mil por mês, PRO RESTO DA VIDA.... e depois são só os políticos que são canalhas neste brasil..... SERA...?
·         Domingos Miranda
há 2 horas, respondidohá uma hora
A IMPRENSA MONTOU UM QUARTEL GENERAL EM FRENTE AO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL......A CADA DIA UMA MANCHETE.... VAI TER QUE MUDAR O NOME DA CORTE..... SUGESTÃO..... SUPREMO TEATRO FEDERAL.... COM SEU MAIOR PROTAGONISTA A POSTOS.... NEM LICENÇA SAÚDE TEM MAIS, ATÉ A COLUNA NUNCA MAIS DOEU...... hihihihihihihh
·         Alessandro Gonçalves
há 3 horas, respondidohá 2 horas
PSDB = Partido que a Siemens Deu Bufunfa....é fria!
·         Profeta
há 2 horas
Partido que tiver um escandalo, eu disse UM, automaticamente tem que ser banido. Quando vai votar isso? daqui 150 anos!?
·         Profeta
há 2 horas
volta 2000 anos no tempo criança, e pergunta pra jesus se pode financiar, o que ele responderia?
·         Altamir Siqueira
há 2 horas
Cacimba, esse Joaquim, só falta decidir que dia da semana vai chove, ik,ik,ik...........
·         Llurinho
há 2 horas
Já ganhou, já ganhou... Dilma 2014. Não tem nem Marina pra estragar a festa. Dilma tem 47%, Aécio, 19%, e Campos, 11%, diz Datafolha
·         Altamir Siqueira
há 2 horas
Não somos obrigados a votar em representantes de siemens, oldebreckt, camargo, e outros, voto tem que ser facultativo e para escolher representantes para administrar nossos suados quatro meses de impostos a favor da nação, contrario votamos nulo...........
·         Meu Ovo
há 2 horas
as farc querem renovar o patrocínio ao pt
·         Meu Ovo
há 2 horas
petistas sempre burros.. a gorda afundando o pais e os analfabetos apludndo
·         Newton Souza
há 3 horas
E o cara que foi pego com cocaina no helicoptero quem financiou a campanha dele?
·         Alex Nascimento
há 3 horas
o empresario doa o dinheiro e depois cobra do politico lei para favorecer ele e a empresa é muita safadeza esse brasil.
·         Alessandro Gonçalves
há 4 horas, respondidohá 3 horas
A Farinhas Boa Sorte quer doas pra campanha do neto do Tancredo hihihihihihhi
·         Juliano G
há 3 horas, respondidohá 3 horas
..Por que alguém doaria muito dinheiro a alguém? ...principalmente um político que está todo mundo cansado de saber que são extremamente manipuladores e propícios a corrupção. ....por favor né? .... precisa desenhar ainda?
·         Marcos Lima
há 3 horas
A Justiça deveria chamar esses megas empresários e sugerir a eles que em vez de doar Milhões aos Políticos, eles deveriam Investir esses Milhões em Escolas e Hospitais para as Crianças carentes, Já que eles são tão PATRIOTAS E DIZEM QUE QUEREM CONTRIBUIR PARA UM PAIS MELHOR!!
·         Altamir Siqueira
há 3 horas
Todos brasileiro deveriam sair nas ruas contra esse sistema privados de campanha ou votar nulo, chega de ter que eleger representantes dos empresários e de segmentos, esse atual sistema é ilegitimo, pois representa quem doa o dinheiro e não nós eleitores que votamos para escolher um representante para admionistrar os nossos impostos a favor da população, eu voto nulo..............
·         José Bison
há 3 horas
Empresa vota? O Itaú vai lá na urna apertar o botão? A Odebrecht vai? Toda e qualquer empresa doa dinheiro pensando em se aproveitar depois! É pura pilantragem!!!
·         Ricardo Dias
há 2 horas
Mais uma vez será praticada a "legislação em causa própria"!
·         Jorge Aragão
há 2 horas, respondido há 2 horas
Qual o objetivo de prevalecer um candidato com quantia de dinheiro? Então quer dizer que não se trata de eleições justas em uma escolha do povo, mas sim de quem tem mais ajuda financeira para demonstrar seu poder?

·         João Filipe
há 2 horas
O Papel da Empresa não deve ser Financiar Políticos, em troca de "vantagens" Devem sim, financiar o crescimento próprio.Se querem fazer Doações, que o faça à quem realmente necessitam; Ex: Creches, Escolas, Hospitais Etc Etc. É preciso que o MP abra o olho com Empresas que financiam Políticos

·         Romulo Gentil
há 2 horas
Doações de campanha observando uma formulação com valores proporcionais ao número de empregados e capital da empresa me parece razoável.
·         Ed Flamengão
há 2 horas
Campanha política deveria ser: Cada candidato teria um tempo certo na TV, com esse tempo ele faria o que quisesse; e o candidato que fosse patrocinado por empresas deveria ser inelegível. É por isso que nosso país é comandado por empresarios, que emprestam dinheiro para campanhas mas depois que o cara ganha pegam o triplo de dinheiro roubado de volta.
·         Alessandro Gonçalves
há 2 horas
Serra recebeu verba da Picolés Kibobo
·         John Doe
há 2 horas
Se empresas puderem financiar campanhas vai se consolidar o sistema feudal no brasil, o que nao e necessariamente ruim ja que a alternativa e esta m e r d @ que esta ai hoje.
·         Sérgio Sumi
há 2 horas
O Estado brasileiro está judicializado. O STF, que é um tribunal constitucional, decide tudo na vida do cidadão brasileiro. De briga de vizinhos a financiamento de campanhas. Joaquim Barbosa presidente? Acho que ele já é mais poderoso.
·         Alessandro Gonçalves
há 3 horas
FHHCC recebeu verba da Fraldas Geriatrex...hihihihihih
·         Alessandro Gonçalves
há 3 horas
A Farinhas Boa Sorte quer doas pra campanha do neto do Tancredo hihihihihihhi
·         Ian Cavalieiri
há 3 horas
Empresa nao faz doacao. Empresa faz investimentos e aplicaçoes para ter retorno e lucro."Doaçoes" significa ter um funcionario pago pelos cofres publicos ocupando cargo politico para defender interesses de empresas. Seja legislando (mtas vezes detonando o meio ambiente e/ou colocando em risco saude da populaçao c produtos danosos a saude legalizados; falta de qualidade em serviços como telefonico/internet) ou dando "jeitinho" para conseguir contratos superfaturados com isençao de licitaçoes. Será q o STF nao consegue enxergar essa lógica e ainda tem q debater isso????

         José Ricardo
há 3 horas
Empresa que não precisa de favorecimento não financia políticos.
·         Helio Barbosa
há 3 horas
Só uma reforma politica profunda para mudar tudo o que está aÍ! Caso contrário, vão continuar roubando do povo brasileiro.
·         Flavio Santos
há 3 horas
O que não dá é pra ter financiamento público. Agora vamos pagar tudo? O mandato (com todos os privilégios), a aposentadoria (!?!), e agora a até a eleição dos caras??? Fala sério.... Quem disse que se for público o financiamento, os vícios vão desaparecer?
·         Jaylton Lopes
há 3 horas, respondidohá 3 horas
Financiamento de empresário a políticos para campanha cheira a pagamento antecipado de propina. Só no Brasil para colocarem esta matéria em discussão no STF.
·         Helio Barbosa
há 3 horas, respondidohá 3 horas
Aonde estão os politicos de bem deste País para acabar com as quadrilhas que estão no poder??
·         Roberto Adriano
há 3 horas
financiamento de campanha = corrupção. Alguma dúvida.
·         Vergonhaserhonesto
há 3 horas
Porque temos impostos nos remédio e para o patrão pagar impostos do funcionário?
·         Predator
há 3 horas
Esse é um dos PRINCIPAIS CANAIS DE CORRUPÇÃO, obviamente o candidato vencendo ele terá que reembolsar o empréstimo com juros altíssimos a """DOAÇÃO""" recebida, e como ele vai pagar isso? Com o salário dele que não é, então vai desviar as verbas públicas destinadas à população!!! Ou seja, DOAÇÃO GERA CORRUPÇÃO, cortem logo o Mal pela Raiz!!!
·         João Santos
há 3 horas
Financiam para que o SALÁRIO MÍNIMO seja um valor de escravidão e irão financiar para que seja aprovada a PEC 4330, admitir de vez que o Brasil é uma grande senzala.

·         Jose Moca
há 3 horas
Vamos acabar com esse instrumento de corrupção que vicia os políticos a pegar o dinheiro dos impostos que deveria voltar para a população em bens e serviços. É para isto, somente, que devem servir os impostos.
·         Fábio Souza
há 3 horas
Suborno mudou de nome?
·         Helio Barbosa
há 3 horas
O Tribunal de Justiça do ES instalou o CORRUPTOMETRO e já marca a cifra de dinheiro publico desviado de R$ 76.377.227.894,48 . E ao lado, foi colocado fotos da pobreza no Brasil. Saúde, educação, segurança............
·         Antonio Siqueira
há 3 horas
E como serão feitas as doações aos partidos, daqueles recursos "não contabilizados"? Tudo em dinheiro??? Isso pode fazer com que "os gastos oficiais dos partidos" fiquem significativamente reduzidos. Os gastos a serem registrados serão apenas os que cabem no orçamento do partido... Ou com empresas que "aceitem" contas penduradas...
·         Francisca Pinto
há 3 horas
Pelo amor de Deus, acabem com esta porta de entrada de corruptos e empresas de lavagem de dinheiro no financiamento de campanhas. As empresas financiam e colocam dirigentes na área pública para receber tudo e mais de volta. Isto acontece, principalmente, no transporte público, informática e TIC, publicidade, obras e construtoras. Já pagamos muito imposto e este imposto deve ser utilizado para financiamento público e transparente de campanhas. O Estado tem que ser de todos e para todos. Não de quem tem poder econômico! As próx. gerações agradecem. A nova modalidade de corrupção e a tal PPP
·         John Doe
há 2 horas
Se empresas puderem financiar campanhas vai se consolidar o sistema feudal no brasil, o que nao e necessariamente ruim ja que a alternativa e esta m e r d @ que esta ai hoje.
·         Sérgio Sumi
há 2 horas
O Estado brasileiro está judicializado. O STF, que é um tribunal constitucional, decide tudo na vida do cidadão brasileiro. De briga de vizinhos a financiamento de campanhas. Joaquim Barbosa presidente? Acho que ele já é mais poderoso.
·         Alessandro Gonçalves
há 3 horas
FHHCC recebeu verba da Fraldas Geriatrex...hihihihihih
·         Ian Cavalieiri
há 3 horas
Empresa nao faz doacao. Empresa faz investimentos e aplicaçoes para ter retorno e lucro."Doaçoes" significa ter um funcionario pago pelos cofres publicos ocupando cargo politico para defender interesses de empresas. Seja legislando (mtas vezes detonando o meio ambiente e/ou colocando em risco saude da populaçao c produtos danosos a saude legalizados; falta de qualidade em serviços como telefonico/internet) ou dando "jeitinho" para conseguir contratos superfaturados com isençao de licitaçoes. Será q o STF nao consegue enxergar essa lógica e ainda tem q debater isso????
·         José Ricardo
há 3 horas
Empresa que não precisa de favorecimento não financia políticos.
·         Helio Barbosa
há 3 horas
Só uma reforma politica profunda para mudar tudo o que está aÍ! Caso contrário, vão continuar roubando do povo brasileiro.
·         Flavio Santos
há 3 horas
O que não dá é pra ter financiamento público. Agora vamos pagar tudo? O mandato (com todos os privilégios), a aposentadoria (!?!), e agora a até a eleição dos caras??? Fala sério.... Quem disse que se for público o financiamento, os vícios vão desaparecer?
·         Jaylton Lopes
há 3 horas, respondidohá 3 horas
Financiamento de empresário a políticos para campanha cheira a pagamento antecipado de propina. Só no Brasil para colocarem esta matéria em discussão no STF.
·         Helio Barbosa
há 3 horas, respondidohá 3 horas
Aonde estão os politicos de bem deste País para acabar com as quadrilhas que estão no poder??
2 RESPOSTAS
·         Roberto Adriano
há 3 horas
financiamento de campanha = corrupção. Alguma dúvida.
·         Vergonhaserhonesto
há 3 horas
Porque temos impostos nos remédio e para o patrão pagar impostos do funcionário?
·         Predator
há 3 horas
Esse é um dos PRINCIPAIS CANAIS DE CORRUPÇÃO, obviamente o candidato vencendo ele terá que reembolsar o empréstimo com juros altíssimos a """DOAÇÃO""" recebida, e como ele vai pagar isso? Com o salário dele que não é, então vai desviar as verbas públicas destinadas à população!!! Ou seja, DOAÇÃO GERA CORRUPÇÃO, cortem logo o Mal pela Raiz!!!
·         João Santos
há 3 horas
Financiam para que o SALÁRIO MÍNIMO seja um valor de escravidão e irão financiar para que seja aprovada a PEC 4330, admitir de vez que o Brasil é uma grande senzala.

·         Jose Moca
há 3 horas
Vamos acabar com esse instrumento de corrupção que vicia os políticos a pegar o dinheiro dos impostos que deveria voltar para a população em bens e serviços. É para isto, somente, que devem servir os impostos.
·         Fábio Souza
há 3 horas
Suborno mudou de nome?
·         Helio Barbosa
há 3 horas
O Tribunal de Justiça do ES instalou o CORRUPTOMETRO e já marca a cifra de dinheiro publico desviado de R$ 76.377.227.894,48 . E ao lado, foi colocado fotos da pobreza no Brasil. Saúde, educação, segurança............
·         Antonio Siqueira
há 3 horas
E como serão feitas as doações aos partidos, daqueles recursos "não contabilizados"? Tudo em dinheiro??? Isso pode fazer com que "os gastos oficiais dos partidos" fiquem significativamente reduzidos. Os gastos a serem registrados serão apenas os que cabem no orçamento do partido... Ou com empresas que "aceitem" contas penduradas...
·         Francisca Pinto
há 3 horas
Pelo amor de Deus, acabem com esta porta de entrada de corruptos e empresas de lavagem de dinheiro no financiamento de campanhas. As empresas financiam e colocam dirigentes na área pública para receber tudo e mais de volta. Isto acontece, principalmente, no transporte público, informática e TIC, publicidade, obras e construtoras. Já pagamos muito imposto e este imposto deve ser utilizado para financiamento público e transparente de campanhas. O Estado tem que ser de todos e para todos. Não de quem tem poder econômico! As próx. gerações agradecem. A nova modalidade de corrupção e a tal PPP
·         Roberto Adriano
há 3 horas
Enquanto uma empresa financiar a campanha de um politico nosso país sera sempre um país de miseráveis.
·         Tsphase
há 3 horas
Para julgar este caso, basta o STF fazer uma pergunta simples: QUAL É O REAL OBJETIVO DAS EMPRESAS AO FAZER DOAÇÕES A CANDIDATOS E PARTIDOS POLÍTICOS ???
·         Luís Fernando
há 3 horas
evitar dinheiro de empresas é o básico pra evitar a corrupção, porque é obvio que se o cara for eleito vai privilegiar essas empresas, por isso que temos esse sistema que temos, HORRIVEL, porque o melhor e nem o mais barato é escolhido, e sim quem te apoia,,,
·         Marco Mesquita
há 4 horas
Barbsa é o único sopro de punicao contra os corruptos. Porem muita coisa precisa mudar tais como tornar hediondo o crime de corrupcao, voto distrital, fim do plano de saude privado para a gentalha do congresso, fim do foro privilegiado dos ladroes e etc. Ou seja reinventar o Brasil novamente, pois esse tá falido!
60
RESPONDER
·         Jorge Francisco
há 4 horas
Politico bom é aquele que tem uma carreira e não aquele que se tornou conhecido pela mídia por que era bonito, palhaço ou muito cara de pau. No caso do mensalão vejo muitos políticos se dizendo inocentes porque foram enganados mas se esquecem que só foram enganados porque não fizeram o seu trabalho direito e contrataram pessoas indicadas pelos que financiaram suas campanhas.

·         Flavio Silva
há 4 horas
O globo e a globo não vai falar sobre as bandalheiras da quadrilha petista, reveladas pelo delegado TUMA Juinor ???
·         Nilson Ferreira
há 4 horas
NESSE PAÍS PODE TUDO, MENOS A TELEXFREE.???????????
·         Alex Hunter
há 4 horas
------------------------BRUNA SURFISITINHA 2014 PRESIDENTE----------------------
·         Jorge Francisco
há 4 horas
Nada melhor que políticos que conhecem os problemas da localidade e por isso sou totalmente contra qualquer tipo de financiamento de campanha pois acredito que a melhor maneira de se promover é trabalhando com decência e honestidade.
·         Helio Barbosa
há 4 horas
O Tribunal de Justiça do ES instalou o CORRUPTOMETRO e já marca a cifra de dinheiro publico desviado de R$ 76.377.227.894,48 .
·         JOAO LIMA
há 4 horas
SERÁ POR QUÊ AS EMPRESAS QUEREM CONTINUAR A FINANCIAR OS POLÍTICOS ? SERÁ PARA ELES CONTINUAREM COMO LOBISTAS DELAS?. ORA SENHORES MINISTROS, NÃO SEJAMOS INGÊNUOS, ELES QUEREM DEIXAR COMO ESTÁ;
·         Pedro Oliveira
há 4 horas
CNPJ vota por acaso?
·         Luciano Souza
há 4 horas
Esta nas mãos do STF a moralização da politica brasileira, porque não há nenhum interesse dos políticos em proibir o financiamento de empresa privada ao apoio politico, visto que eles se beneficiam desta doação. A pena para o politico que receber dinheiro de empresas para campanha, deveria ser o banimento da vida pública para sempre.
·         Adriano Fernandes
há 4 horas
COMO A CORRUPÇÃO AVANÇA NESSE PAÍS POR PESSOAS DESAVERGONHADAS...O MELHOR QUE SEJA FINANCIADO COM DINHEIRO PUBLICO E PRESTAÇÃO DE CONTAS...
·         Eric Nacif
há 4 horas
A politica engessa o país, corrompe os bons costumes e beneficia poucos, só eles mesmos...
·         Luciano Souza
há 4 horas
É impossível imaginar outro motivo para doação, a não ser a troca de favores com os partidos e políticos, principalmente o de subtrair vantagens em relação a concorrência dos prestadores de serviços ao governo. Vejo que as empresas não estão tão ansiosas em dividir seus lucros com seus funcionários ou com projetos sociais.
·         Bicho Preta
há 4 horas
Só temos você STF pelo povo brasileiro... NÃO AO DINHEIRO DE EMPRESAS. Acabem com esse câncer na política brasileira. Por um Brasil livre.
·         Rivail Vasques
há 4 horas
1-Governo já distribui verbas (nosso dinheiro) aos partidos políticos. 2-Governo não presta conta dos recursos arrecadados pela Caixa em suas loterias 3-Empresa que doa sempre recebe benefícios em troca. Uma mão lava a outra 4-Empresas "laranjas" se multiplicam a cada dia (ex: Hotel St.Pierre) 5-Urnas eletrônicas não são confiáveis Fazer o que então? Com a palavra os eleitores bfrasileiros
·         Renato Bittencourt
há 4 horas
A causa da corrupção!!! DEVEMOS apoiar urgente isso!!
·         Ark Doken
há 4 horas
A única solução é o financiamento público com rigorosa fiscalização. Quando à reforma política acho que deve ser considerado desnecessário que o candidato seja vinculado a Partidos. Esses devem existir apenas para fornecer um ideário para o político. Ele seguiria (ou não) esse ideário, como segue uma religião ou um clube de futebol. Afinal TODOS votamos em pessoas, não em partidos.
·         Rodeval Brito
há 4 horas
ABSURDO! TANTO TEMPO GASTO COM CRIMINOSOS CONDENADOS!
·         Klovis Ferrenho
há 4 horas
É LÓGICO QUE EMPRESAS NÃO PODEM DOAR DINHEIRO PARA POLÍTICO, ISSO É VICIO, E VIRA MOEDA DE TROCA. É AI QUE COMEÇA A CORRUPÇÃO.
·         Alex Hunter
há 5 horas
------------QUE ÓDIO SAI PARA PROTESTAR EM JUNHO PARA TERMOS SUS PADRÃO FIFA E EDUCAÇÃO PADRÃO FIFA E ABAIXAREM O PREÇO DOS BILHETES DE TRANSPORTE PÚBLICO AI O GOVERNO ABAIXOU E SUBIU O PREÇO DE TODOS OS COMBUSTÍVEIS ,O PREÇO DOS ALIMENTOS,O PREÇO DO IPTU QUE AQUI NO BAIRRO DE MOEMA VAI SUBIR QUASE 17%POR CENTO SE É QUE JÁ NÃO SUBIU,E CONTINUA TENDO FILAS ENORMES NO SUS,APESAR DE EU NÃO IR NO SUS TENHO AMIGOS QUE VÃO,E AINDA TEM QUE ESPERAR OS ROYALTIES DO PETRÓLEO PARA INVESTIR EM EDUCAÇÃO...ENTÃO FUI LEVADO A CRER QUE DE NADA ADIANTOU (ÓDIO) CULPA DA MAIORIA QUE NÃO VOTA DIREITO.
·         Marly Amorim
há 5 horas
O correto seria que quem doar para campanhas ficaria sem contrato nenhum no serviço público, isso serviria para pessoa jurídica ou física. Queria ver quem iria doar dinheiro!
·         Luiz Wanderley
há 5 horas, respondidohá 5 horas
vai começar a mutretagem. é empresário bancando campanha de político e as mais diversas artimanhas para eleger esses quadrilheiros.
·         Jander Silva
há 5 horas
Se o STF decidir favorável, as empresas fazerem doações de campanha, o STF, será cúmplice das corrupções. Os empresários têm interesses econômicos. O dinheiro promove a corrupção. O país continuará nas mãos do poder econômico, prevalecendo portanto todo tipo de corrupção.
·         Eduardo Canedo
há 5 horas
Eu acho que não so não poderiam haver doações, como as campanhas deveriam ser pagas com dinheiro publico distribuido igualitariamente e fiscalizado de perto. Só assim teriamos candidatos escolhidos democraticamente e não candidatos fantoches controlados por grandes coorporaçoes com interesses escusos...
·         Naldo
há 5 horas
Acho que ate poderia desde que nem a empresa ou seus pares tivesem NEHUM contrato o participacemde NEHUMA das Licitações do governo nos proximos 20 anos

·         José Neto
há 5 horas
EU SOU AINDA MAIS RADICAL DO QUE A OAB. GOSTARIA QUE TIVESSIMOS UMA REFORMA POLÍTICA EM QUE SOMENTE OS FILIADOS DO PARTIDO PUDESSE DOAR E FINANCIAR AS CAMPANHAS POLÍTICAS.
·         Paulo Carneiro
há 5 horas
É preciso entender de uma vez por todas, que empresas nunca doam dinheiro a candidatos para custear suas campanhas, mas sim fazem uma troca: Financiam a campanha de determinados candidatos com a promessa de se ganharem as eleições, serem contemplados com LICITAÇÕES VICIADAS e outros serviços do Estado. Portanto, deve ser julgado ilegal, as "doações" de Empresas. Chega de ENGANAÇÃO!
·         Sergio Jordano
há 5 horas
SIM NÃO SE FAZ PELA LEI , SE FAZ POR DEBAIXO OS PANOS , MAIS QUE SE FAZ SE FAZ !
·         José Neto
há 5 horas
POR FALTA DE VONTADE POLÍTICA DO CONGRESSO É QUE AS COISAS CHEGARAM Á ESSE PÉ. OS NOSSOS NOBRES DEPUTADOS E SENADORES NUNCA TEVE E NUNCA TERÁ INTERESSE NA REFORMA POLÍTICA.NESSE CASO EU CONSIDERO POSITIVA A AÇÃO DA OAB, COMO TAMBÉM CONSIDERO INTELIGENTE A POSIÇÃO DO MINISTRO LUIZ FUX DE NÃO TOMAR SOZINHO A DECISÃO.
·         Patricia Cunha
há 5 horas
Enquanto isso , o Haddad contratou através de licitação , uma empresa para melhorar sua imagem para as eleicoes , por 90 MILHÕES .
·         Rivail Vasques
há 6 horas, respondidohá 6 horas
Deveremos atentar que as maiores "empresas colaboradoras" são as construtoras, que antes estavam em todo tipo de corrupção existente. Agora, estão "escondidas" atrás das concessões - pedágios-portos-aeroportos- etc. Ficaram iguais ao Don Corleone (Poderoso Chefão) que após uma vida de crimes, comprou seu perdão junto ao Vaticano. Realmente, este País njão tem mais jeito. Vamos devolvê-lo a Portugal com pedido de desculpas pelo estrago feito nesses 513 anos.
·         Oswaldo Rodrigues
há 6 horas
NOVAS REGRAS PARA ELEIÇÕES - Parte 1: . O voto será facultativo para todos os cargos eletivos; . O Brasil adotará o regime Parlamentarista de governo; . Extinção do Senado; . As eleições serão realizadas a cada 5 anos para todos os cargos; . Fim da reeleição em todos os níveis;
·         Oswaldo Rodrigues
há 6 horas
NOVAS REGRAS PARA ELEIÇÕES - Parte 2: . A carreira política será dividida em carreira legislativa e carreira administrativa; . A carreira legislativa inicia-se no cargo de vereador, seguindo-se os cargos de deputado estadual e deputado federal; . A carreira administrativa inicia-se no cargo de prefeito, seguindo-se os cargos de governador e presidente da república;
·         Oswaldo Rodrigues
há 6 horas
NOVAS REGRAS PARA ELEIÇÕES - Parte 3: . Todo cidadão poderá candidatar-se ao cargo de vereador após comprovar qualificação necessária; * Vide parte 3 . O vereador que cumprir integralmente seu mandato estará habilitado para concorrer ao cargo de prefeito ou ao cargo de deputado estadual; . O deputado estadual que cumprir integralmente seu mandato estará habilitado para concorrer ao cargo de deputado federal; . O prefeito que cumprir integralmente seu mandato estará habilitado para concorrer ao cargo de governador ou deputado estadual
·         Oswaldo Rodrigues
há 6 horas
NOVAS REGRAS PARA ELEIÇÕES - Parte 4: . O governador que cumprir integralmente seu mandato estará habilitado para concorrer ao cargo de presidente da república; . É proibida a nomeação de parentes para cargos públicos até o terceiro grau, ainda que por afinidade e a nomeação cruzada; . Assessores para cargos de confiança deverão ser escolhidos dentre servidores de carreira concursados; . Todo cidadão poderá inscrever-se como eleitor após comprovar qualificação necessária;
·         Oswaldo Rodrigues
há 6 horas
NOVAS REGRAS PARA ELEIÇÕES - Parte 6: Da leitura da norma resta o óbvio ululante de que o cumprimento do estabelecido no artigo 32 da lei é 'condition sine qua non' para ingresso em qualquer função pública, sob pena de o estado reconhecer sua própria incompetência e negar a sí mesmo. Inclusive e principalmente as atividades políticas. Portanto entendo que todo aquele que não puder comprovar sem sombra de dúvidas a conclusão do ensino fundamental obrigatório está impedido de concorrer, e portanto exercer, qualquer atividade legislativa ou administrativa. É assim, simples assim.
·         Oswaldo Rodrigues
há 6 horas
FIM DO VOTO OBRIGATÓRIO! O voto é um direito, não uma obrigação! Os coronéis da politicalha brasileira ainda mantém o voto obrigatório por ser um meio fácil de manipular o voto de cabresto! Voto facultativo já!
·         Oswaldo Rodrigues
há 6 horas
FIM DA REELEIÇÃO EM TODOS OS NÍVEIS, PARA TODOS OS CARGOS! Reeleição é o meio para os neo-corruptocratas eternizarem-se no poder! Controlando a máquina estatal fica fácil a compra de votos e a manipulação da mídia, governamental ou não, criando factóides com a finalidade de promoção do candidato. A reeleição impede o surgimento de novos líderes políticos, dificultando a renovação do quadro eleitoral. É preciso urgentemente acabarmos com a reeleição, para que não acabem com a democracia. Esta corre risco sim!
·         Oswaldo Rodrigues
há 6 horas
AS EMPRESAS QUE DOAM PARA A CAMPANHA ELEITORAL DE CORRUPTOS SÃO CÚMPLICES Fim das doações de empresas para campanhas eleitorais. Empresa não vota, então como pode fazer doações para partidos políticos? Pense nisso!
·         Rivail Vasques
há 6 horas
Que empresas troquem doação a partidos e a politicos pelo PLR - Participação nos nos Lucros e Resultados. Como sempre a Globo !"cortando" comentários, principalamente se como empresa doadora de partidos politicos se encaixa ao tema. Temos ou não a liberdade de expressão???????????
·         Miseravão
há 6 horas
Esse país é uma bagunça, partido já recebe verba da união no mole, recebe de empresas e nem paga imposto, é mais malandragem abrir um partido do que uma igreja caça-níqueis... Queria ver se alguém desejaria abrir partido se o limite de doação fosse 10% de salário mínimo por pessoa, como é em muito país sério.
·         Criselda Joniec
há 6 horas
JOAQUIM BARBOSA NAO PERMITA QUE EMPRESAS CONTINUEM FINANCIANDO POLITICOS POIS SE INICIA AI CORRUPCAO E O TROCA TROCA DE FAVORES ENTRE POLITICOS E EMPRESAS. NOS AJUDE E O QUE VOS PEDE MILHOES DE BRASILEIROS DESESPERADOS DE VER TANTA ROUBALHEIRA , VIOLENCIA , INJUSTICAS E TRAPACAS DE NOSSOS POLITICOS. CONFIAMOS EM VOCE. NAO NOS DECEPCIONE.
·         José Otomano
há 6 horas
Todos os partidos devem ter os mesmos recursos: um mini estúdio com bancada e fundo azul para se projetar o símbolo do partido e uma câmera, compartilhado por todos e com o mesmo tempo para todos gravarem suas falas e um espaço na Internet, também igual para todos. Pronto. Textos e vídeos no mesmo formato para todos! Nada de marketing, propagandas e jingles horrorosos e antiquados.
·         Rodrigo Calaari
há 6 horas
Os candidatos devem concorrer em condições de igualdade, assim o povo decide melhor, um absurdo isso. As empresas doam mas depois querem "algo" em troca quando os caras são eleitos, aí vira mensalões, licitações direcionadas, etc...
·         Bertin
há 6 horas
STF decide mas não decide "muito" .Lembrando que : Lula foi o presidente que mais nomeou ministros ao STF . Em oito anos de governo, ele indicou oito magistrados; hoje ainda a seis dos onze que compõem quadro atual.
·         Jose Datena
há 7 horas
Ai dele... Ai dele... Ai do Joaquim Barboza  Se proibir As Empresas dar Dinheiro Pro PT. Pra Financiar as campanhas ELEITOREIRAS. Os Petistas são Totalmente Depende da GRANA que a Norberto Odebrecht e Camargo Correia Dão Pra Sustentar As corrupções A DILMA COLOCOU JOAQUIM BABOZA A DILMA TIRA NA HORA-----AIAIAI DELE
·         Dux S.
há 7 horas
Engraçado, as empresas sempre reclamam que pagam altos impostos, demitem funcionários pra "cortar gastos com folha salarial" mas na hora de bancar candidato com o objetivo de obter vantagens futuras, elas não se importam. Que a OAB e o STF acabem com essa imoralidade.
·         Julio Toledo
há 7 horas
Na minha modesta opiniao, eh que nao deve financiar. Nem privada e muito menos publica. Alias, o TSE nao deveria distribuir verbas para partidos policos nem para campanhas eleitorais.Um absurdo.