sexta-feira, 23 de outubro de 2015

SOLICITO NESTA POSTAGEM A ATENÇÃO DOS SENHORES DEPUTADOS ESTADUAIS À QUESTIONAREM EM PLENÁRIO E DENTRO DAS COMISSÕES EXTRAORDINÁRIAS DAS ÁGUAS, PRINCIPALMENTE AS ATITUDES E COMPORTAMENTOS NÃO CONDIZENTES COM A TRANSPARÊNCIA QUE A COPASA DEVA TER, POIS ESTA EMPRESA EXPLORA RECURSOS NATURAIS DO POVO MINEIRO COM BAIXO CUSTO E POR CONCLUIOS COM INVESTIDORES, EXTRAPOLA COM OS ALTOS PREÇOS DE SEUS SERVIÇOS. – ABAIXO POSTO REQUERIMENTO PROTOCOLADO E PUBLICADO NESTE BLOG, SOBRE SITUAÇÕES PREMENTES NA RECUPERAÇÃO E PRESERVAÇÃO DE CÓRREGOS EM ARAXÁ, EM QUE ESTA FAZ CAPTAÇÃO NO NOSSO MUNICÍPIO.


AOS GESTORES DA EMPRESA ESTATAL EM ARAXÁ, COPASA
- COMPANHIA DE SANEAMENTO DE MINAS GERAIS SA.

R Augusto Luiz Coelho , 190 – Centro
Araxá, MG - Cep: 38183-248

EM ATENDIMENTO AOS DIREITOS PELAS LEIS DA TRANSPARÊNCIA, PROBIDADE, ÉTICA E OBRIGAÇÃO DE FAZER, REQUEIRO AS SEGUINTES INFORMAÇÕES DESTA ESTATAL DE ECONOMIA MISTA:

1º. -  QUAIS SÃO AS NASCENTES E SUAS FORMAÇÕES NO SISTEMA DA  BACIA DAS ÁGUAS QUE PERFAZEM A MONTANTE DA CAPTAÇÃO DESTA EMPRESA NO MUNICÍPIO DE ARAXÁ?

2º. -  QUAL É O ESTÁGIO ATUAL DE PRESERVAÇÃO DAS REFERIDAS NASCENTES E SEUS CURSOS D’ÁGUA ATÉ O LOCAL DA CAPTAÇÃO, COM AS DEVIDAS COMPROVAÇÕES EM FOTOS E VÍDEOS COM AS IMAGENS DE SATÉLITE E TERRESTRES “IN LOCO”?

3º. -  DESDE A DENÚNCIA DE CONTAMINAÇÃO, EROSÃO E ASSOREAMENTO DOS MANANCIAIS, EM FÓRUM NA CÂMARA MUNICIPAL DE ARAXÁ NO ANO DE 2.010, O QUE FOI, OU O QUE ESTÁ SENDO FEITO PARA CORREÇÃO DOS PROBLEMAS E OS EVENTOS EXPOSTOS ÀQUELA ÉPOCA?

4º. -  LEMBRANDO AOS GESTORES QUE APÓS O PRAZO DEFINIDO PARA RESPOSTAS PELA LEI FEDERAL DA TRANSPARÊNCIA, ESTARÁ ESTA EMPRESA DETENTORA DE OUTORGA PÚBLICA, SENDO EXIGIDA AO CUMPRIMENTO, COM PROCEDIMENTOS  PERTINENTES NOS MINISTÉRIOS PÚBLICOS ESTADUAL E FEDERAL.


_________________________
FRANCISCO LAMBERTO FONTES
Rua Capitão JOSÉ PORFÍRIO, 345 – apto. 104
CEP: 38183-038 – centro  -  ARAXÁ – MG. 
Tels: (34) 3611.1940  -  8838.2766
CI:134.175 – SSP.GO -  TIT. ELEITOR: 0006.7670.1058-ARAXÁ-MG.
Registro de Jornalista: MTE-16.257/MG.


PROTOCOLADO EM 25 / 09 / 2015 NA SEDE DESTA EMPRESA

MATÉRIA SOBRE ESTAS QUESTÕES, PUBLICADA EM 27 / 09 / 2015




Fco. LAMBERTO FONTES
Trabalha em JORNALISMO INTERATIVO
Mora em ARAXÁ/MG.
1 blogspot + 1 página com + de 50 grupos no facebook + twitter + de 629 blogs e comunidades no google+, + 398 conexões no LinkedIn 
- - - 424.763 visualizações / 33 meses - - -


22/10/2015
Comissão aprova convocação
de presidente da Copasa


Deputados questionam se há racionamento velado de água na Região Metropolitana, disfarçado de manutenção preventiva.

 
A comissão também aprovou pedido de visita 
ao Serviço de Água e Esgoto de Caeté
Foto: Guilherme Dardanhan
Um requerimento para convocação da presidente da Copasa, Sinara Meireles Chenna, foi aprovado nesta quinta-feira (22/10/15) pela Comissão Extraordinária das Águas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O requerimento foi assinado pelo deputado João Vítor Xavier (PSDB) e pelo presidente da comissão, deputado Iran Barbosa (PMDB).
Os autores do requerimento querem que a dirigente esclareça medidas tomadas pela empresa para reduzir os vazamentos do sistema de abastecimento; questionar se há um rodízio velado de abastecimento na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), disfarçado por suspensões para manutenção preventiva; e quais obras efetivas de manutenção foram executadas.
Outro requerimento dos mesmos deputados foi aprovado, para que seja realizada visita da comissão ao Serviço de Água e Esgoto do município de Caeté (RMBH). A cidade, segundo Xavier, vive uma grave escassez de água.
Na mesma reunião foram aprovados dois requerimentos de autoria de Iran Barbosa. Um deles é para que seja discutido, em audiência pública, o risco de supressão de nascentes na área onde será implantado o aterro metropolitano, no município de Ribeirão das Neves (RMBH).
O outro requerimento é para que seja realizada audiência pública para discutir o Projeto de Lei (PL) 2.946/15, do governador, que propõe mudanças na estrutura orgânica do Sistema Estadual do Meio Ambiente (Sisema).
As Comissões de Participação Popular e de Administração Pública também já aprovaram requerimentos para realização de audiência sobre o mesmo tema.
A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável realiza audiência pública sobre o assunto nesta terça-feira (27/10/15).