quinta-feira, 31 de janeiro de 2013





Luiz Gustavo Pacete 20/12/2012 11:30

"É impraticável ser jornalista independente no Brasil sem vender a alma", diz Pannunzio

Em relatório publicado no último dia 24 de janeiro, a organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) identificou um novo tipo de censura no Brasil, a digital. Como exemplo, a RSF citou o caso do jornalista Fábio Pannunzio, que deixou de publicar em seu blog por não ter mais como arcar com processos judiciais. 

“A notícia veio um dia depois que meus advogados protocolaram a contestação à inicial da ação de danos morais que Ferreira Pinto move contra mim. Se tivessem cérebro no lugar do fígado que lhes ocupa a caixa craniana, Alckmin e Ferreira Pinto teriam poupado o Judiciário desse papel de algoz da Imprensa”, destacou Pannunzio. 
Considerando os cálculos de Pannunzio, seus gastos com processos e advogados, entre 2011 e 2012, poderão ultrapassar R$70 mil reais. O jornalista soma oito processos pelos textos publicados em seu blog. Seu objetivo era ter independência quando criou o blog. 
Em setembro, quando Pannunzio se despediu dos leitores, destacou as dificuldades de seguir adiante. "Ocorre que o simples fato de ter de constituir um advogado e arcar com o ônus financeiro da defesa já representa um castigo severo para quem vive exclusivamente de fontes lícitas de financiamento", escreveu.