quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Luiz Gustavo Pacete 29/01/2013

Relatório internacional aponta novo tipo de censura digital contra jornalistas brasileiros

Em relatório publicado no último dia 24 de janeiro, a organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) identificou um novo tipo de censura no Brasil, a digital. Como exemplo, a RSF citou o caso do jornalista Fábio Pannunzio, que deixou de publicar em seu blog por não ter mais como arcar com processos judiciais. 

Conforme publicou IMPRENSA no ano passado, Pannunzio já gastou 53 mil reais com oito advogados. “Me exigem dois milhões de reais caso volte a abordar os temas pelos quais sou atacado”, disse o jornalista à entidade. 

Fábio Pannunzio
Além do caso de Pannunzio, a RSF destacou também que em período de campanhas eleitorais no ano passado, houve “uma autêntica caça aos blogues insolentes, alguns dos quais foram encerrados a pedido de candidatos apenas por terem publicado sondagens desfavoráveis. 



Os pesos-pesados da web também não escapam às sanções”. A menção é ao Google que teve cerca de 300 conteúdos relacionados com as eleições e recebeu mais de 2.300 pedidos de remoção de elementos entre janeiro e junho de 2012. Além disso, o presidente da empresa no Brasil, Fábio Coelho, foi intimado e preso no ano passado em decorrência de ações judiciais durante a campanha eleitoral. 

A entidade ouviu Marcel Leonardi, advogado do Google, que destacou que o gigante de internet olha com preocupação para a batalha legislativa na qual se decide o futuro da regulação da web brasileira. 

“A ameaça que paira atualmente sobre a Web brasileira não só afeta a liberdade de expressão como também a criação tecnológica ”, disse o sociólogo e universitário Sérgio Amadeu, conselheiro do Comité Gestor da internet no Brasil à entidade.