terça-feira, 26 de março de 2013


Editorial Publicado em 26/03/2013
NOTÍCIA SEMPRE DERROTA A PROPAGANDA 
Por Geraldo Elísio
"Cuidar naturalmente de seu povo, onde quer que seja não seria a melhor propaganda de bons políticos?” -  Lya Luft
Um fim de semana aziago para o ex-governador de Minas e atual senador pelo Estado, Aécio Neves (PSDB). Primeiro, as pesquisas mostraram que o mesmo, além de praticamente desconhecido no País, tem um alto índice de rejeição entre os que o conhecem, refletindo que ser apoiado ou não por Fernando Henrique Cardoso, o fraudador da dívida externa brasileira segundo o deputado federal Protógenes Queiroz (PC do B/SP), licenciado da Polícia Federal, prejudica mais do que ajuda.
Em segundo lugar, mostra a ineficiência da atuação a cargo de “Frau Andréa Goebbels Neves”, a “Mão de Tesoura” com a sua “propaganda enganosa”. Não se vende um político ao povo como se o mesmo fosse sabonete ou qualquer outro produto comercial. Se tais produtos requerem qualidade para obter aceitação popular, muito mais os políticos que tem o poder de influir na vida de todos nós que lá os colocamos na vã ilusão de que trabalharão por nós.
Além do mais, igual a um rastilho, as redes sociais da internet se encarregaram de difundir a notícia segundo a qual mais de 60% da verba destinada aos senhores parlamentares para que os mesmos se desloquem aos seus locais de origem, no caso de Aécio Neves são utilizadas para que ele viaje ao Rio de Janeiro. Bastou o primeiro post e logo alguém recorreu ao talento de Walt Disney para se utilizar do personagem “Zé Carioca”, o malandro papagaio dos “cartoons” para ele aparecer dizendo: “Eu sou o Zé Carioca e o senador Aécio Neves mesmo indo pro Rio mais que pra BH não me representa”. Hora, se ele não tem representação no Rio, muito menos o terá em Pernambuco (como de resto no nordeste inteiro) e principalmente São Paulo. Assim seus projetos futuros estão mais para uma famosa peça teatral de William Shakespeare e depois filme co-produzido por Itália, Reino Unido e EUA, com direção de Michael Hoffman e estrelato de Kevin Kline e Michelle Pfeiffer chamado Sonho de uma Noite de Verão. Enquanto Minas Gerais, desde a sua chegada e do seu grupo ao Poder, vive um verdadeiro pesadelo.
Basta dizer a educação, a saúde e a segurança pública entre outras obrigações governamentais estão em frangalhos. Não se brinca com coisa séria, mas é bem provável que Minas Gerais seja o Estado “mais dengoso” do Brasil, não em virtude do dengo com o sentido carinhoso com o qual o conhecemos, porém em função da dengue que já começa a matar em escala maior. Pelo menos de acordo com os jornais submetidos aos caprichos de “Frau Mãos de Tesoura”.
Mas sobra dinheiro para a entrega de nossas riquezas naturais a grupos estrangeiros, colocando em risco a nossa soberania e segurança nacional, superfaturamentos, dissolução dos Três Poderes de Montesquieu e construção de estádios de futebol, este item um flagelo nacional que levou o deputado federal Romário (PSB/RJ) igualmente fazer de um de seus posts na internet quase um recorde de compartilhamentos ao dizer que “Esta é a grande verdade que o governo tenta esconder do povo brasileiro. A Copa do Mundo de 2014 será o maior roubo da história do Brasil”.
Tetra campeão do mundo e um dos principais responsáveis pela conquista deste título, ele fala com a autoridade de quem sabe. E por falar nisto, como andam em Minas Gerais as investigações sobre o rol de irregularidades que envolve o “Mineirão” e o Estádio Independência”. Mais uma vez como no samba cantado pela excelente Beth Carvalho “responda quem souber”. Ou talvez puder.