segunda-feira, 4 de março de 2013


novojornal   Publicado em 04/03/2013

BOCA NO TROMBONE
Por Geraldo Elísio
Geraldo Elísio escreve no "Novojornal". Prêmio Esso Regional de jornalismo, passado e presente embasam as suas análises

“A voz do povo é a voz de Deus- Ditado popular de origem romana

Acontecem nas melhores famílias, principalmente aqueles que oram unidas em um regime democrático. Pela primeira vez externo certa discordância do Marco Aurélio Carone. Mesmo sem saber na íntegra as razões que levam o senador Aécio Neves a protestar contra o que ele chama de irregularidades na Petrobrás, desta vez estou ao lado dele. Foi sábio o conselho de sua assessoria a indicar a companhia petroleira como ponto de partida para inaugurar pontos temáticos de erros petistas.
Aécio cheira bem ou fareja com inusitada freqüência temas políticos. E se irá denunciar a Petrobrás é porquê em seus planos consta a obrigação de denunciar igualmente, sem o que se tornarão inócuas as denúncias contra a Petrobrás, os descalabros que ocorrer na Codemig, no DER, na Cemig, nas reformas do Estádio Independência e do Mineirão, na Copasa, na Previminas  e em tantos outros órgãos do Estado que o Novojornal tem denunciado e provado.
Aécio não é homem de esconder o rabo para falar do outros.  Pretendente a ocupar a Presidência da República, ele sabe que a Codemig entrega à banca, ao capital internacional as riquezas do nióbio de Araxá. Certamente ele, para ser coerente, pedirá a punição para quantos autores do crime de lesa pátria existir. De forma enfática pedirá a criação da Niobrás e que ela fique sob a jurisdição do Ministério da Defesa face a sua importância estratégica e que parte dos recursos seja utilizados, a exemplo do que faz o Chile com o dinheiro arrecadado com a exploração do cobre, para modernizar as nossas Forças Armadas, sem as quais não seremos donos de nossas próprias riquezas minerais. E protestará contra a declaração da secretaria de Estado norte americana, Hillary Clinton segundo a qual Araxá, no Alto Paranaíba, Minas Gerais, é área de interesse estratégico dos EUA.
Para ser coerente e não um reles demagogo, Aécio pedirá ao seu substituto Antonio Anastasia a demissão do diretor Geral do DER , José Élcio Santos Montesi que, infringindo e zombando de todas as leis existentes, decidi a seu bel prazer licitações de altíssimo valor em seu próprio gabinete.
Aécio Neves é um homem sério e ao contrário do que diz o internauta Gilson Lima, até prova em contrário não é “um dependente cínico das drogas da dissimulação e do engodo”. Aposto que ele cortará na própria carne e criticará a sua própria irmã, frau Andrea Neves por ter gasto dois bilhões de dólares com publicidade, transformando-se em Andréa “Mãos de Tesoura” para, em nome dele, comprar elogios ou silêncios, em completo desrespeito ao que disse o avô dos dois, o doutor Tancredo Neves, segundo o qual o primeiro compromisso de Minas é com a liberdade, frase escrita na verdade pelo jornalista Mauro Santayana que era o gost rigth sabiamente escolhido pelo então governador eleito de Minas Gerais.
No bojo de suas críticas, Aécio Neves protestará de forma veemente contra uma eventual privatização da Cemig, parte do binômio Energia e Transporte elabora pelo ex-presidente Juscelino Kubitscheck de Oliveira, aquele com o qual ele pretendeu se parecer ao construir a Aeciolância, edificação que custou mais de dois bilhões de dólares e com graves defeitos estruturais, inclusive um recalque diferenciado que fez com que parte do prédio afundasse vinte centímetros. Quer apostar um saco de batatas Carone, e ao vencedor as batatas, que Aécio Neves pedirá a proibição de gastos ilimitados com publicidade por parte da Cemig e da Coposa sob a justificativa lógica de que ninguém deixará de se utilizar de energia daquela empresa ou da água tratada pela Copasa em suas casas se eles pararem de gastar dinheiro a toda com propaganda?
Aécio denunciará ainda os milhões de superfaturamento no Independência e no Mineirão e, principalmente, os erros e distorções que ainda permanecer atormentado a vida do torcedor, sem contar que o povo, os “geraldinos”, como dizia Dario Peito de Aço  foi expulso dos estádios agora transformados em Arenas – onde em breve poderão, a exemplo dos circos romanos – soltar leões atrás da gente.
Não duvide Marco Aurélio que o ínclito senador Aécio Neves sabe no mínimo um pouco de latim: Sic transit gloria mundi, ou seja é transitória a glória terrena e além do mais não desconhece “lembrate que do pó vieste e ao pó retornarás”. Sim ele criticará a Petrobras, porém tendo o cuidado de que tais críticas não se transformem em montanha de pó, sob o risco de uma overdose política de efeito naturalmente negativo.
Sei estar sendo repetitivo, que a lúcida assessoria dele já o recomendou a isto, mas outro ditado latino “quod abundat non nocet”, ou seja o que abunda não prejudica, não pode é faltar. Eu estudei sete anos de latim no hoje Colégio Padre Curvelo e você Marco Aurélio no Seminário Dom Bosco em Cachoeira do Campo. Vamos aguardar e providencia já o meu saco de batatas.

Este espaço é permanentemente aberto ao democrático direito de resposta a todas as pessoas e instituições aqui citadas.