ESTA POSTAGEM VAI COM ENDEREÇO CERTO
SÃO DAS CONCLUSÕES DE RENOMADOS EDUCADORES EM TODO O PLANETA.
ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL
A
SECRETÁRIA DA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE ARAXÁ
MARIA CÉLIA ARAÚJO OLIVEIRA
CONCEITOS E PRECEITOS CONTIDOS NOS TEXTOS ABAIXO, SÃO DAS CONCLUSÕES DE RENOMADOS EDUCADORES EM TODO O PLANETA.
ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL
Objetivos
* Criar uma
escola que promova a identidade do município com formação para o
desenvolvimento sustentável.
* Priorizar a construção do sentimento
nativista à comunidade local e regional.
* Ampliar o tempo de permanência do aluno na
escola, criando oportunidades de aprendizagens para todos, com novas
metodologias.
* Proporcionar atividades educativas
diversas, articuladas à otimização do espaço escolar e dos demais espaços
públicos.
* Oportunizar o desenvolvimento físico e
intelectual dos alunos com a prática de atividades pedagógicas diversificadas.
* Garantir um ensino de qualidade que aumente
as oportunidades dos alunos de crescerem como cidadãos.
* Possibilitar a inserção, na comunidade, de
estudantes mais preparados, novos artistas, atletas e melhores cidadãos.
* Promover um ensino prazeroso, a alegria do
aprender e o aconchego do educar.
Diretrizes da Educação
* Educação integral
de crianças, adolescentes, jovens e adultos.
* Transformar as
escolas em espaços de cultura e fortalecimento da identidade cultural e da
cidadania para alunos e comunidades.
* Promover a
diversidade cultural nos programas escolares e na formação continuada dos
professores.
* Avançar na
implementação da educação inclusiva de qualidade.
* Garantir parâmetros nacionais de
qualidade e ampliar a oferta da educação infantil.
* Ampliar a educação de jovens e
adultos com projetos pedagógicos que levem em conta a realidade do aluno
trabalhador e adotar programas de alfabetização e garantias de continuidade dos
estudos.
* Ampliar o acesso às novas
tecnologias de informação e comunicação.
* Implantar a política de educação
do campo com base nos parâmetros nacionais e contemplando as especificidades
das comunidades, a cultura e tradições locais.
* Garantir a gestão democrática da
educação.
QUE TEMPO É ESSE?
# Mera ampliação quantitativa?# Para tirar da rua?
# Garantir acesso a bens culturais “possibilitar à classe trabalhadora as aulas extras (balé, inglês, natação etc.)”?
# Para envolver outros espaços “apropriação do espaço público / cidade educadora”?
# Para envolver outros sujeitos “universitários, comunidade, secretarias”?
“Aprendizagem é um termo amplo que inclui múltiplos cenários, não se restringindo apenas a estudar, pesquisar, elaborar, fazer texto... inúmeras outras atividades podem fazer parte: arte-educação, esporte, dança... atividades que cultivam espírito e corpo, mente e cérebro, indivíduo e coletividade, razão e emoção.”
· Construir a identidade social do município
(conhecimento físico, social, cultural e histórico).
· Promover e formar lideranças para o desenvolvimento
sustentável.
· Desenvolver e apropriar das diferentes linguagens.
· Desenvolver a aprendizagem através da área
cognitiva, nas suas mais diversas dimensões.
· Respeitar as diferenças/diversidades.
SENHORA SECRETÁRIA
PELO QUE OUVI EM UMA ENTREVISTA DE SEU PREFEITO EM ARAXÁ ATRAVÉS A RÁDIO IMBIÁRA, PRETENDE ELE COM PARCO CONHECIMENTO SOBRE A EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL DE TEMPO INTEGRAL, INSTITUIR ESTA MODALIDADE, DETURPANDO E REMENDANDO O QUE HÁ DE ORIENTAÇÕES E DEFINIÇÕES ADEQUADAS AO SISTEMA.
FORA DOS CONCEITOS E PRECEITOS ACIMA SENHORA SECRETÁRIA, SERÁ FALCATRUA E EMBROMAÇÃO.
PS. MUITO E MAIS HÁ DE SE FALAR E
SUGERIR. E A SOLUÇÃO PARA IMPLANTAR ESTE SISTEMA EDUCACIONAL PODERIA E
DEVERIA SER DISCUTIDA EM AUDIÊNCIAS PÚBLICAS, INCLUSIVE SOBRE AS DEPENDÊNCIAS
FÍSICAS QUE DEVERÃO SER CONSTRUÍDAS ADEQUADAMENTE ÀS ATIVIDADES INERENTES.
LAMBERTO FONTES - ARAXA-MG.BRASIL