quarta-feira, 10 de abril de 2013

ESTA POSTAGEM VAI COM ENDEREÇO CERTO


A
SECRETÁRIA DA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE ARAXÁ
MARIA CÉLIA ARAÚJO OLIVEIRA

CONCEITOS E PRECEITOS CONTIDOS NOS TEXTOS ABAIXO,  
SÃO DAS CONCLUSÕES DE RENOMADOS EDUCADORES EM TODO O PLANETA.

ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL

Objetivos

* Criar uma escola que promova a identidade do município com formação para o desenvolvimento sustentável.

* Priorizar a construção do sentimento nativista à comunidade local e regional.

* Ampliar o tempo de permanência do aluno na escola, criando oportunidades de aprendizagens para todos, com novas metodologias.

* Proporcionar atividades educativas diversas, articuladas à otimização do espaço escolar e dos demais espaços públicos.

* Oportunizar o desenvolvimento físico e intelectual dos alunos com a prática de atividades pedagógicas diversificadas.

* Garantir um ensino de qualidade que aumente as oportunidades dos alunos de crescerem como cidadãos.

* Possibilitar a inserção, na comunidade, de estudantes mais preparados, novos artistas, atletas e melhores cidadãos.

* Promover um ensino prazeroso, a alegria do aprender e o aconchego do educar.


Diretrizes da Educação


* Educação integral de crianças, adolescentes, jovens e adultos.
* Transformar as escolas em espaços de cultura e fortalecimento da identidade cultural e da cidadania para alunos e comunidades.
* Promover a diversidade cultural nos programas escolares e na formação continuada dos professores.
* Avançar na implementação da educação inclusiva de qualidade.
* Garantir parâmetros nacionais de qualidade e ampliar a oferta da educação infantil.
* Ampliar a educação de jovens e adultos com projetos pedagógicos que levem em conta a realidade do aluno trabalhador e adotar programas de alfabetização e garantias de continuidade dos estudos.
* Ampliar o acesso às novas tecnologias de informação e comunicação.
* Implantar a política de educação do campo com base nos parâmetros nacionais e contemplando as especificidades das comunidades, a cultura e tradições locais.
* Garantir a gestão democrática da educação.

QUE TEMPO É ESSE?
#  Mera ampliação quantitativa?
#  Para tirar da rua?
#  Garantir acesso a bens culturais “possibilitar à classe trabalhadora as aulas extras (balé,  inglês, natação etc.)”?
#  Para envolver outros espaços “apropriação do espaço público / cidade educadora”?
#  Para envolver outros sujeitos “universitários, comunidade, secretarias”?


“Aprendizagem é um termo amplo que inclui múltiplos cenários, não se restringindo apenas a estudar, pesquisar, elaborar, fazer texto... inúmeras outras atividades podem fazer parte: arte-educação, esporte, dança... atividades que cultivam espírito e corpo, mente e cérebro, indivíduo e coletividade, razão e emoção.

· Construir a identidade social do município (conhecimento físico, social, cultural e histórico).
· Promover e formar lideranças para o desenvolvimento sustentável.
· Desenvolver e apropriar das diferentes linguagens.
· Desenvolver a aprendizagem através da área cognitiva, nas suas mais diversas dimensões.
· Respeitar as diferenças/diversidades.

ADENDO DO BLOGUEIRO

SENHORA SECRETÁRIA

PELO QUE OUVI EM UMA ENTREVISTA DE SEU PREFEITO EM ARAXÁ ATRAVÉS A RÁDIO IMBIÁRA, PRETENDE ELE COM PARCO CONHECIMENTO SOBRE A EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL DE TEMPO INTEGRAL, INSTITUIR ESTA MODALIDADE, DETURPANDO E REMENDANDO O QUE HÁ DE ORIENTAÇÕES E DEFINIÇÕES ADEQUADAS AO SISTEMA. 

FORA DOS CONCEITOS E PRECEITOS ACIMA SENHORA SECRETÁRIA, SERÁ FALCATRUA E EMBROMAÇÃO.


PS. MUITO E MAIS HÁ DE SE FALAR E SUGERIR. E A SOLUÇÃO PARA IMPLANTAR ESTE SISTEMA EDUCACIONAL PODERIA E DEVERIA SER DISCUTIDA EM AUDIÊNCIAS PÚBLICAS, INCLUSIVE SOBRE AS DEPENDÊNCIAS FÍSICAS QUE DEVERÃO SER CONSTRUÍDAS ADEQUADAMENTE ÀS ATIVIDADES INERENTES. 

LAMBERTO FONTES - ARAXA-MG.BRASIL