terça-feira, 30 de abril de 2013

   SAÚDE
MAIS PEDIATRA EM MG
Dep. Weliton Prado cobra do Ministro da Saúde ações para salvar pediatria em Minas.


O deputado federal Weliton Prado (PT-MG) esteve reunido com o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, na manhã dessa quinta-feira, 25/04, na Câmara dos Deputados. O parlamentar afirmou que dentre as problemas na área da saúde em Minas Gerais, que tem causado grandes preocupações à população, está a redução brusca dos médicos pediatras.
“Nos últimos meses, a imprensa, inclusive a Rádio Itatiaia, tem noticiado as dificuldades dos hospitais em manter o atendimento na área de pediatria; das famílias em encontrar atendimento médico para as crianças; e dos estudantes de medicina em decidirem pela área de pediatria. Atualmente, em Minas Gerais, o número de pediatras ideal para o atendimento à população deveria ser sete vezes maior. No estado a redução de pediatras nos últimos anos foi maior do que a média do Brasil”, explicou Prado.
Em Minas Gerais, são mais de 38 mil médicos, sendo 3.003 pediatras e 85 cirurgiões pediatras. O estado sofreu uma diminuição de 50,6 % na procura pela especialidade de pediatria, se compararmos aos números de candidatos entre 2000 e 2011. No Brasil, a diminuição foi de 40,5% em comparação com os números da série histórica de 2000 e 2010. A Sociedade Mineira de Pediatria alerta ainda que, dos cerca de três mil profissionais em Minas, a metade já teria desativado os consultórios e os que se aposentam não estão sendo substituídos.
Além disso, nos últimos anos, 18 hospitais e serviços especializados em pediatria fecharam as portas somente na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Segundo o deputado Weliton Prado, os argumentos são de que a área “não dá lucro. Também não há lucro para seguradoras e operadoras de planos de saúde”. Os hospitais Alberto Cavalcanti e Júlia Kubitschek, que são 100% do Sistema Único de Saúde, tiveram o atendimento a crianças encerrado. O Hospital Felício Rocho ameaçou, em março, também fechar as portas da pediatria 
                                                                       

E POR AQUI NEM U.T.I. NEONATAL TEM...
APENAS O ESQUELETO