sexta-feira, 10 de maio de 2013


07/05/2013
Thaís Naldoni, gerente de Jornalismo de IMPRENSA, enviada a Brasília (DF)

“O jornalista precisa exercer a profissão com liberdade e senso crítico, diz Ricardo Noblat


A conferência de abertura do “V Fórum Liberdade de Imprensa” foi proferida por Ricardo Noblat, que mantém o Blog do Noblat, no site de O Globo. Sob o tema “Um panorama da liberdade de imprensa no Brasil: 
Ética e liberdade de expressão – como equacionar as liberdades”, o jornalista refletiu sobre a importância de uma imprensa livre e crítica para o bem da democracia.
“A liberdade de imprensa não é coisa só de jornalista. O cidadão é o maior prejudicado. É ao cidadão que é cerceado o direito à informação. O jornalista precisa exercer a profissão com liberdade e com muito senso crítico”, afirmou.

Leia também

Crédito:Thaís Naldoni
Ricardo Noblat apresentou sua conferência no 
"V Fórum Liberdade de Imprensa e Democracia", em Brasília (DF)

Segundo Noblat, riscos à liberdade de imprensa existem. Para ele, são “estupros da liberdade de imprensa” o “emprego nos governos de grande número de jornalistas” e “o fortalecimento das agências oficiais de notícias e a ampliação do seu raio de ação”.
O jornalista falou ainda sobre condições propícias para uma nova censura, entre elas, a dependência dos veículos de verbas oficiais, a dependência das redações de pautas oficiais e também a ausência de debates como os que acontecem no Fórum nas redações e salas de aula.
O “V Fórum Liberdade de Imprensa” aconteceu  nesta terça-feira (07/05),  no Museu da Imprensa Nacional, em Brasília (DF). O evento foi realizado pela revista e portal IMPRENSA, contou com patrocínio das Organizações Globo e apoio institucional da  Imprensa Nacional, ANJ, ANER, ABERT, ABRAJI e FENAJ.