terça-feira, 7 de maio de 2013

Publicado em 06/05/2013

ANDRÉA NEVES QUER COMPRAR A PRESIDÊNCIA PARA SEU IRMÃO
Editorial: SINHÁ ANDRÉA
“(...) Para lavar a roupa da minha sinhá / 
“(...) Para lavar a roupa da minha sinhá /(...) 
Lamento da Lavadeira - Monsueto

Por Geraldo Elísio

O sambista fala em sua poesia e música das agruras, principalmente das antigas profissionais que iam às fontes com as trouxas das sinhás, quando lavanderias, máquinas de lavar e tanquinhos não existiam. As lavadeiras esfolavam as mãos esfregando roupas com sabão de coco em qualquer fonte ou chafariz disponível, pois sequer alvejantes e amaciantes existiam. E descansavam os corpos cansados em seus casebres onde “a lua furando o nosso zinco / salpicava de estrelas o nosso chão”.
Não, mas não é assim poético o caso de sinhá Andréa “frau Goebells” Neves, ou “Mãos de Tesoura”, a rainha da censura. “A Dama de Dois Bilhões de Dólares” gastos com publicidade inútil, ainda por cima ocultando patrimônio junto com o seu irmão o atual senador por Minas Gerais, Aécio Neves, não estraga as suas finas mãos indo à fonte, nem mesmo a do “Tororó” mencionada na canção infantil para lavar roupas. E se quiser pode dormir em palácios em vez de casebres onde via zincos furados a lua cheia semeia estrelas no chão.
$inhá Andréa mais pragmática montou uma lavanderia argentária onde lava dinheiro proveniente de fonte$ a jorrar moeda$ de vária$ core$ e valore$. Sinhá Andréa é cheia de vontade$ e quer comprar uma Pre$idência da República de pres$ente para o $eu irmão. Lógico que ela não irá com$eguir. Porém, a$$im me$mo de$preza os sabão$ em pó, alvejante$ e amaciante$ na ab$oluta certeza de que o eleitor é “trouxa” e  a impunidade ba$tante $en$ível. $erva$ que te quero $erve$.
Este espaço é permanentemente aberto ao democrático direito de resposta a todas as pessoas e instituições aqui citadas.

geraldo.elisio@novojornal.com