quinta-feira, 16 de maio de 2013

PUBLICADO EM 15/05/13


INSATISFEITOS

Sindicatos 

apontam para distorções


GUILHERME REIS
A presidente do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE), Beatriz Cerqueira, acusa a base do governo na Assembleia de tentar criar um “Frankenstein” ao incluir a emenda que mudaria o sistema de aposentadoria dos professores.
Ela lembra que o projeto original do “carreirão” não tinha qualquer menção ao tema. “O governo tentou incluir uma emenda que não tem o mesmo teor da proposta. Nós ficamos sabendo no último momento. A emenda iria ser aprovada e não iríamos ficar sabendo”, disse Beatriz.
Outros sindicalistas criticam não só a tramitação como também o texto aprovado. “A proposta está contemplando, na maioria dos casos, servidores com nível superior. Os que têm nível médio não entraram”, apontou o diretor do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público de Minas (Sindpúblicos), Cláudio Roberto Utsch.
Já o presidente do Sindicato dos Técnicos em Tributação e Fiscalização (Sinffaz), Marcus Bolpato, disse que o projeto cria “mudanças absurdas” sobre as carreiras.
Reajustes para funcionários do Estado variam de 5% a 40,55%.
Funcionários do Tribunal de Justiça terão aumento de 6,42%