terça-feira, 18 de junho de 2013

MANIFESTAÇÕES VÃO CONTINUAR...

Publicado em 18/06/2013

Amanda Paixão - Hoje em Dia
                                                                                      Carlos Rhienck/Hoje em Dia
Após parar BH,
manifestantes se programam
para protestos ainda maiores; confira
Depois de Belo Horizonte parar com mais de 40 mil pessoas nas ruas, protestando contra a corrupção e as deficiencias na administração pública do país, novos movimentos são organizados para os próximos dias, inclusive nesta terça-feira (18).

Através de eventos criados na página do Facebook, na qual a maioria dos atos são articulados, foram programadas manifestações para todos os dias desta semana. No sábado (22), quase 50 mil pessoas confirmaram a presença. Confira quais são:

Dia 18

Movimento: Ato na UFMG - BH Acordou! Para tudo na Antônio Carlos
Horário: 17h20
Confirmados: Mais de 5.764 confirmados
Descrição do evento: após o final das aulas, será realizado um ato em frente à UFMG, na avenida Antônio Carlos, em ambos os sentidos. A pista de ônibus só deverá ser fechada caso haja desvio de carros para o trecho.

Motivação: passagem alta, gastos extraordinários com a Copa, abaixo a PEC 37, baixa qualidade na educação, saúde e segurança, inclusive da própria UFMG que, recentemente, sofreu com assaltos e atos criminosos.

Orientações dos organizadores: os manifestantes pedem para que todos se encontrem na calçada da avenida Antônio carlos, de baixo do relógio digital, com faixas, cartazes e instrumentos. Eles pretendem formar uma corrente em frente aos carros em ambos os sentidos, liberando apenas as pistas de ônibus.

Dia 19

Movimento: O Gigante Acordou e Ninguém Pode Ficar Parado!
Horário: 15h00
Confirmados: Mais de 733 pessoas
Descrição do evento: manifestação na avenida Cristiano Machado. O trajeto ainda não teria sido definido, pois os organizadores estariam dependendo da autorização da Polícia Militar.
Motivação: o objetivo é chamar atenção para a "obra faraônica do BRT", segundo os idealizadores. A manifestação pretende ser pacífica.
 
Dia 20
Movimento: Vinagre BH - Mais vinagre e menos violência!
Horário: 17h00
Confirmados: Mais de 422 pessoas
Descrição do evento: concentração na avenida Antonio Carlos, altura do número 6627.
Motivação: apoio aos manifestantes de São Paulo que foram hostilizados por usarem o vinagre para combaterem os efeitos do gás lacrimogêneo.
Dia 22

Movimento: Pec 37 em votação dia 26! Vai participar ou deixar aprovar?
Horário: Não divulgado
Confirmados: Mais de 22.352 pessoas
Descrição do evento: o local não foi divulgado.
Motivação: Com possibilidade de ser aprovada no dia 26, a PEC 37, chamada de Pec da Impunidade, é reprovada pelos manifestantes. O intuito é fazer pressão popular de formas diversas, para que a PEC que restringe o direito de investigação do Ministério Público, seja aceita.

 
Movimento: O Gigante Acordou! Belo Horizonte
Horário: 14h00
Confirmados: Mais de 48.199 pessoas
Descrição do evento: concentração na Praça 7, no Centro de BH, e em seguida passeata em direção ao Mineirão.
Motivação: protesto contra aprovação PEC 37 e Estatuto Nascituro, deficência nos hospitais públicos, salários baixos, educação de má qualidade, violência, entre outros.