Terça-Feira, 18 de junho de 2013
Porque
Aécio não conta a verdade sobre as tarifas de ônibus
Senador critica
mas não informa que comanda o lobby nacional das tarifas das empresas de
ônibus municipal, intermunicipal e interestadual
O Senador e presidente nacional do PSDB,
Aécio Neves, utilizou uma rede social para afirmar: “São
brasileiros de diversas partes do país se mobilizando, entre outras questões,
contra o aumento de passagens, contra a baixa qualidade dos serviços públicos,
de transporte”.
Evidente que é precisa e louvável a análise
de Aécio esquecendo-se apenas de informar que sua carreira política sempre foi
financiada pelos concessionários de ônibus, patrimônio herdado de seu pai que
igualmente foi desde a década de 60, defensor dos interesses dos
concessionários de ônibus.
No congresso nacional Aécio sempre defendeu
os interesses das empresas de ônibus mantendo paralisado quando presidente da
Câmara dos Deputados todos os projetos que visavam modernizar e moralizar o
setor. Sendo inclusive sua a iniciativa para prorrogação sem licitação das
concessões de linhas interestaduais e internacionais.
Foram durante os oito anos que Aécio governou
Minas e os três de seu sucessor Anastasia que os concessionários de transporte
de passageiros metropolitanos e interestadual conseguiram as maiores tarifas de
sua história sem que fosse feito qualquer investimento que a justifica-se. A
frota da região metropolitana de BH está ai para atestar tal descaso.
O senador também não informou que por sua
orientação as linhas metropolitanas e intermunicipais permanecem entregues a
seis famílias através de uma simulada e fraudada licitação que já poderia ter
sido anulada pelo MP se o processo não estivesse dormindo no TJMG, assim como o
sindicato dos concessionários ganhou o direito de explorar e operar a
bilhetagem eletrônica da RMBH sem que igualmente qualquer certame licitatório
ocorresse.
Com certeza apostando no esquecimento da
população esconde que seu financiador e vice-governador em 2002 foi Clesio
Andrade, concessionário de ônibus, hoje senador e presidente da CNT
Confederação Nacional do Transporte, envolvido nos maiores escândalos de
corrupção do País.
A participação do senador Aécio Neves na
defesa dos concessionários de ônibus é tão grande que na aliança celebrada
entre o PSDB e PSB para eleger Marcio Lacerda ficou reservado para seu grupo a
gestão da BHtrans, empresa municipal que sabidamente defende e representa os
interesses dos concessionários de ônibus da capital mineira.
Quem fixa a tarifa, regulamenta e fiscaliza a
qualidade do transporte de passageiros em Minas Gerais e o DER-MG autarquia do
governo de Minas e na capital mineira o BHtrans, ambos administrados por
integrantes do PSDB, escolhidos a dedo por Aécio Neves.
Se o senador quer contribuir para melhoria da
qualidade assim como uma menor tarifa porque seu prefeito Marcio Lacerda e seu
governador Antonio Anastasia não fazem o que o prefeito de São Paulo Fernando
Haddad fez;
"Abrir a caixa preta da planilha que
calcula a tarifa do transporte de passageiros. Haddad lembrou que, no custo da
tarifa paulistana, o empresário entra com 10%, o poder público com 20% e o
passageiro com 70%".
E agora Senador?
Documento que fundamenta a matéria:
Notícias relacionadas: