quarta-feira, 24 de julho de 2013

BRASIL PERTO DE UMA U.T.I.

Publicado em 23/07/2013

EDITORIAL:

UM PAÍS DOENTE

Geraldo Elísio escreve no "Novojornal". Prêmio Esso Regional de jornalismo, passado e presente embasam as suas análises

Por Geraldo Elísio

“Gloria in excelsis Deo
et in terra pax hominibus bonae voluntatis.” – “Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homem de boa vontade.” – Antigo hino religioso em latim


Francisco chegou ao Brasil e suas mensagens trazem muito deste trecho do antigo hino latino tantas vezes por mim cantado e escutado nas antigas missas celebradas em latim até hoje a me emocionar.

Além do mais em conversa com os jornalistas encarregados de cobrir a viagem dele ao Brasil o Papa condenou os processos de exclusão social e o desemprego lembrando o mundo não cuidar mais dos jovens e igualmente dos velhos, motivos suficientes para inexistir o futuro. Obviamente uma forte razão para o atual governo por um fim definitivo ao Fator Previdenciário, a condenação a eutanásia financeira imposta aos velhinhos por Fernando Henrique Cardoso, o fraudador da dívida externa brasileira segundo o deputado federal Protógenes Queiros (PC do B/SP) e Aécio Neves, então deputado federal no comando da votação a impor tal martírio aos velhinhos e os que ainda irão se aposentar.

Mas foi exatamente este momento o escolhido pelo ministro Joaquim Barbosa para exercer um grosseiro gesto de indelicadeza para com a presidenta Dilma Rousseff, em frente ao Santo Padre, esquecendo o elementar e fundamental respeito devido à chamada liturgia do cargo. Não foram poucas às vezes em que escrevi elogios ao senhor presidente do STF, porém isto não me subtrai o direito à decepção, não apenas em tal situação, mas relativamente ao filho dele contratado pela Rede Globo de Televisão, a reforma faustosa de um banheiro, o aparente embargo de gaveta relativo ao chamado Mensalão Mineiro dos Tucanos, a Lista de Furna e infração relativa a uma off shore em Miami.

Afinal ele publicamente via TV Justiça denunciou o também ministro do STF, Gilmar Mendes, de se utilizar de capangas no gerenciamento de seus negócios particulares. Isto num Brasil onde a ex-ministra corregedora do Conselho Nacional de Justiça – CNJ – Eliana Calmon disse existir “bandidos de toga.” Dito de forma genérica o que obviamente coloca a todos sob suspeita. E onde um doutrinador do porte de Paulo Medina foi preso pela Polícia Federal, enquanto outros membros do Judiciário foram acusados da venda de sentenças e outras irregularidades, tendo como punição uma aposentadoria com salário integral e o direito de ainda poder exercer a advocacia, o que a própria Magistratura não explica e muito menos a Ordem dos Advogados do Brasil - OAB. A Constituição Brasileira diz sermos todos nós iguais em direitos e deveres perante a Lei, mas ao que parece a teoria é diferente da práxis.

Não tenho certeza se o carismático Francisco a exemplo do santo no qual ele se inspirou para adotar o seu nome papal conhece dessas minudências do espectro político institucional brasileiro.

E ao falarmos de Justiça avalio ser estranha a atitude dos irmãos Aécio Neves e Andrea Neves em mais uma vez tentar sufocar o Novojornal numa tentativa aética de descobrir as nossas fontes, com o conluio da Gangue dos Castro, da Polícia Militar de Minas Gerais, de parte do PMMG e do TJMG. Aposto, nenhum dos dois leu a famosa frase do avô deles, o doutor Tancredo Neves, “O primeiro compromisso de Minas é com a liberdade”, escrito pelo “gost writer” jornalista Mauro Santayana quando da posse de Tancredo no Palácio da Liberdade em 83. Ou então sendo a afirmação de um “gost writer” os dois julgam não ter validade.

Digo e repito o ex-governador de Minas e atual senador Aécio Neves (PSDB) é usuário de cocaína com passagens diversas pelo Hospital Mater Dei; está envolvido em várias mortes de mocinhas periféricas encantadas com as luzes do “jet set” e tem contas em paraísos fiscais, no que diz respeito a este item junto com a sua irmã “Sinhá” Andrea “Goebbels” Neves, a “Mãos de Tesoura”, “censora oficial” da terra onde nasceu Tiradentes. O vereador Leo Burguês, aquele da “cochinha da madrasta” está aí e não me deixa mentir, principalmente em “histórias” relativas ao Vale do Sereno, na região de Nova Lima, cidade a fazer parte da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Por que eles não me processam? 
O que digo, escrevo, assino e ofereço o democrático direito de resposta é muito grave. Ofereço ainda ao Ministério Público de Minas Gerais, a Assembléia Legislativa de Minas, ao Imposto de Renda e a quem mais for necessário a quebra de meus sigilos bancário, fiscal, telefônico seja lá o que for, solicitando apenas o justo, que eles também façam o mesmo. Quem não deve não teme. Graças a Deus não preciso ter a menor dose de medo. Só me causa certo receio a possibilidade de por uma razão qualquer perder algum dos poemas que escrevo, pois passado o momento nenhuma musa retorna para relembrá-los.

Este espaço é permanentemente aberto ao democrático direito de resposta a todas as pessoas e instituições aqui citadas.

geraldo.elisio@novojornal.com