quinta-feira, 25 de julho de 2013

O FUTURO SE TORNA IMPREVISÍVEL NO ESTADO DE EXCESSÃO...

Publicado em 25/07/2013

EDITORIAL:
SOBRE A FALTA DE EXPLICAÇÕES DE JOAQUIM BARBOSA

De Alessandre de Argolo.
Comentário ao post "Joaquim Barbosa recusa explicar operação Miami", publicado no Portal Luiz Nassif Online

O jornalista se reporta à autoridade pedindo explicações e é simplesmente esnobado, numa demonstração de total desrespeito a princípios basilares do Estado Democrático de Direito. 

Na verdade, é muito mais grave do que isso. O que eu vejo é um desrespeito a princípios basilares de uma vida em sociedade minimamente civilizada.

É uma terrível constatação essa, totalmente vergonhosa. Eu, como brasileiro, sinto-me envergonhado ao presenciar fatos dessa natureza. 
Esse estado de coisas é profundamente decepcionante. 

Para mim, significa que esse país continua o mesmo de sempre. Impunidade, desmandos, arbitrariedades, injustiças e etc.

Os donos do poder fazem o que querem e não acontece nada. As instituições são comprometidas, como se ninguém tivesse condições de acusar ninguém, uma vez que todo mundo está no mesmo barco. O silêncio sobre este caso é mais uma prova de que não há muitas esperanças. Tirando a indignação de uns poucos, nada acontece. 
Os malfeitores poderosos seguem incólumes.

Tudo perde sentido se for ficar por isso mesmo. O presidente do STF acha que não deve explicações de nenhuma espécie sobre o ocorrido com o imóvel em Miami. E faz isso com uma naturalidade absurda. 
Como se isso fosse a coisa mais normal do mundo.

É o poder confortavelmente instalado em seu lugar, fechando as portas para a sociedade e incapaz de respeitar valores fundamentais para uma vida dignificante.
É essa a democracia brasileira?