segunda-feira, 29 de julho de 2013

TRE MG. - O TRIBUNAL ELEITORAL DA GASTANÇA DESENFREADA

29/07/2013

Política
TRE de Minas Gerais é campeão 
em gastos com diárias
Valor pago por benefício nos últimos 12 meses supera total gasto por todas as demais cortes eleitorais do país em 2011 e 2012
Gastos da corte eleitoral mineira motivaram representação no CNJ 

(Luiz Silveira/ Agência CNJ)

Funcionários do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Minas Gerais e de órgãos do governo do estado cedidos à corte conseguem multiplicar seus salários com a adição de centenas de diárias pagas pelos cofres públicos. Em apenas doze meses, o TRE-MG desembolsou mais de 1,5 milhão de reais com esse tipo de benefício, e há vários casos em que servidores receberam o adicional quase diariamente em determinados períodos.

O valor gasto pelo tribunal mineiro com esse benefício nos últimos doze meses supera os gastos do tipo feitos por todas as demais cortes eleitorais do país em 2011 e 2012. O cenário levou o advogado Paulo Gustavo de Freitas Castro a fazer uma representação ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com pedido de liminar para que sejam definidos limites para o pagamento de diárias a cada servidor.

O conselheiro José Lúcio Munhoz intimou o TRE para que se pronuncie sobre o caso. O prazo para a Justiça Eleitoral se manifestar terminou na sexta-feira, mas as informações não chegaram ao CNJ. O funcionário que mais recebeu diárias nos últimos doze meses foi "emprestado" à Corte. O servidor tem cargo de agente governamental na Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, e foi requisitado pelo TRE-MG. Ele recebeu 51 600 reais por 244 diárias e levaria 23 meses e meio para receber, com o seu salário líquido de 2 191,02 reais, o valor das diárias pagas pela corte eleitoral.

Leia também:

CNJ impõe limite para patrocínio de eventos de magistrados  
CNJ apura erros que elevaram dívidas de precatóriosCNJ apura erros que elevaram dívidas de precatórios

Somente com os sete "campeões" no recebimento desse adicional, o TRE mineiro desembolsou 283 700 reais com 1 391 diárias entre meados do ano passado e o início de 2013. A resolução 23 323, editada em 19 de agosto de 2010 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determina que o pagamento de diárias deve ocorrer apenas "em caráter eventual ou transitório".

Outro lado  Por meio de sua assessoria de imprensa, o TRE-MG informou que usa o pagamento de diárias como "último recurso para atender à demanda" dos cartórios eleitorais, que se iniciam bem antes do período de eleições, com fechamento do cadastro de eleitores, e se encerra apenas no início do ano seguinte, após a prestação de contas e diplomação dos eleitos.

A corte afirmou ainda que tem "falta completa de pessoal" para administrar o eleitorado nos 853 municípios mineiros e que "vem envidando esforços constantes" para criar novos postos, mas que, até o momento, "não houve a criação de cargos em número suficiente para atender às necessidades, visando ao eficiente desempenho das atividades".

Os desembolsos milionários do TRE mineiro com o pagamento de diárias não são os únicos em apuração pelo CNJ. No fim de junho, a conselheira Maria Cristina Peduzzi expediu liminar determinando a imediata suspensão do pagamento de horas extras a funcionários que ocupam cargos comissionados.

O jornal Estado de Minas divulgou que a corte eleitoral mineira pagou 2,3 milhões de reais em horas extras a 1 500 servidores em apenas 15 dias durante o recesso de fim de ano. Entre os beneficiados com os adicionais estavam servidores da cúpula, incluindo os responsáveis pelas autorizações de pagamentos, que solicitaram o benefício para si.
A denúncia levou à saída da diretora-geral do TRE-MG, Elizabeth Rezende Barra. 
(Com Estadão Conteúdo)