terça-feira, 24 de setembro de 2013

O QUE O DESCASO, CAUSA, NUMA DAS PROFISSÕES QUE DEVERIA SER MAIS BEM REMUNERADA EM NOSSO PAÍS:

Publicado em 23/09/2013

Cinco professores se demitem por dia
das escolas estaduais de MG

Foram 1.283 exonerações este ano,
número já supera as ocorrências de 2012, 
quando aconteceram 1.238 desistências,
segundo dados da SEE

A cada dia, cinco professores concursados pedem demissão, em média, das escolas estaduais de Minas Gerais. De janeiro a agosto deste ano, 1.283 educadores desistiram de seguir carreira na rede, mesmo com a estabilidade garantida no serviço público. O número já supera as exonerações de 2012, quando foram 1.238, segundo dados da Secretaria de Estado de Educação (SEE).

Salário baixo, falta de plano de carreira, más condições de trabalho e desrespeito dos alunos estão entre os motivos da evasão apontados pela categoria. Desde o último dia 30, profissionais da rede estadual estão acampados no estacionamento do Palácio das Mangabeiras, residência oficial do governador Antonio Anastasia, na região Centro-Sul da capital, para reivindicar valorização profissional. Nesta segunda-feira (23), está prevista uma reunião entre o governo do Estado e o sindicato da categoria.

Ao todo, foram 1.306 exonerações neste ano, sendo 1.283 a pedido do trabalhador e 23 por decisão do governo, isso em um universo de 105.297 educadores concursados. “A desvalorização do profissional é muito grande no país. O professor vive em um ambiente de trabalho nada favorável e, mesmo com a estabilidade na carreira, não vale a pena permanecer no cargo”, analisa o cientista político Eduardo Martins de Lima.
As informações são do O TEMPO Online.