terça-feira, 10 de setembro de 2013

PESQUISA SOBRE PARTIDOS E CANDIDATOS...

Pesquisa mostra que 62% não têm simpatia pelo PT, PSDB, PMDB ou PV

Consulta Vox Populi / CartaCapital mostra antipatia partidária: 
PT tem 24% de aceitação entre os entrevistados, enquanto o PSDB tem apenas 7%

Agência Brasil

Em meio ao debate sobre a criação de novos partidos políticos no Brasil, uma pesquisa feita em parceria entre o instituto Vox Populi e a revista CartaCapital mostra que a maior parte dos brasileiros não nutre simpatia pelas principais legendas do País. Quando perguntado se simpatizam com PT, PSDB, PMDB ou PV, 62% dos entrevistados disseram que não.

Fora desse grupo, o Partido dos Trabalhadores é o que tem a maior porcentagem de aceitação (24%), seguido pelo PSDB (7%), PMDB (3%) e PV (1%). Outros 4% manifestaram preferência por outros partidos.
No universo oposto, no qual os entrevistados apontaram qual a legenda pela qual não simpatizam, o PT também é líder: 10%. A segunda maior rejeição fica com o PSDB (5%), seguida por DEM e PV (1% cada). Cerca de 78% dos participantes da consulta, no entanto, disseram não ter antipatia por qualquer partido.

Além da preferência partidária da população, a pesquisa mostra a presidenta Dilma Rousseff como favorita entre os brasileiros em uma disputa presidencial. De forma espontânea, 24% dos entrevistados disseram que votariam em Dilma se a eleição fosse hoje, enquanto 10% votariam no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, 4% em Aécio Neves (PSDB), 2% em José Serra (PSDB), 1% em Marina Silva (Rede Sustentabilidade) e 1% em Eduardo Campos (PSB). Cerca de 8% dos entrevistados disseram que votariam branco ou nulo e 48% não souberam responder.

Em um cenário composto por Dilma, Marina, Aécio e Campos, a presidenta conseguiria 51% dos votos se disputasse hoje, enquanto Marina e Aécio teriam 14% cada um, e Campos, 3%.

Vale lembrar que a primeira rodada da pesquisa Vox Populi / Carta Capital foi feita antes dos protestos que tomaram diferentes cidades do País contra a tarifa do transporte público nos últimos dias.

Para o levantamento, realizado entre os dias 07 e 11 de junho de 2013, foram entrevistados 2.200 eleitores maiores de 16 anos em áreas urbanas e rurais de 207 municípios, em todos os estados brasileiros (exceto Roraima) e no Distrito Federal. A margem de erro é de 2,1 pontos para mais ou para menos.

A consulta feita em parceria será realizada, em média, de dois em dois meses, o que permitirá análises comparativas com base em uma mesma pesquisa.