segunda-feira, 4 de novembro de 2013

PRESTE À EXPLOSÃO...

Publicado em 04/11/2013
Divinópolis sem Justiça, um barril preste a explodir
Na mais completa ilegalidade, aos governantes tudo é permitido.
Domingos Sávio utiliza helicóptero de empreiteira até para ir para sua fazenda

Ex prefeito de Divinópolis e atual deputado federal pelo PSDB, Domingos Sávio, vem a mais de uma década “mediando” os interesses econômicos e políticos do ex-governador hoje senador Aécio Neves na região. Sua desenvoltura e sucesso no exercício desta função encontram-se amparadas pelo esquema montado pelo Governo de Minas através da sabida cooptação de parte do Ministério Público Estadual e Federa além do TJMG, mantendo-o até agora impune e imune a qualquer investigação ou penalidade.

Embora defendendo outros interesses, tidos como maiores, a estreita relação de Domingos Sávio com as empreitaras que atuaram prestando serviço para prefeitura de Divinópolis quando exercia o mandato de prefeito entre 1997/2000, permanecem intactas como demonstrado através da maior doação para financiamento de sua campanha de deputado federal, feita pela Marco XX Construções Ltda.

Foi a Marco XX quem executou na época em que Domingos Sávio era prefeito de Divinópolis as maiores obras do município a exemplo do Pronto Socorro Regional, Terminal Rodoviário e diversas canalizações, destaque-se que na atual administração vem executando a principal obra da prefeitura o Hospital Público de Divinópolis. 

A certeza da impunidade é tamanha que as investigações em função das irregularidades praticadas na execução das obras constantes do financiamento celebrado entre a Caixa Econômica Federal e a Prefeitura Municipal de Divinópolis, denunciada por Marcelo Maximo de Moraes e comprovadas pela CGU – Controladoria Geral da União, encaminhadas ao MPF só deixaram de ser sigilosas em junho deste ano, após grupos organizados da sociedade civil do município resolverem questionar o fato junto ao CNMP.

Além do procedimento instaurado pelo Ministério Público Federal contra a LIBE Construtora Ltda, o MPMG também instaurou o inquérito civil público número 0223.13.000138-9 não apenas contra o consórcio CONSERVA/LIBE, mas várias empresas e dois secretários da administração do prefeito Vladimir Azevedo (PSDB), Dárcio Abud Lemos (Saúde) e Lúcio Espínola (Usina de Projetos).

Algo de estranho era percebido pelos moradores da cidade, pois não viam justificativa para após o município endividar-se ao contratar um milionário empréstimo junto a Caixa Econômica Federal para execução de obras de saneamento básico, imediatamente transferir a exploração do serviço de esgoto para Copasa, que por sua vez anunciou a celebração de uma PPP, Parceria Público Privado.

Estranho, apenas para população local que assiste a tudo assustada. Para o mercado nada de novo, devido à divisão de Feudos já noticiado por Novojornal. Assim como foi transferido a SABRE Engenharia Ltda, dentro da mais completa ilegalidade as obras do financiamento de R$ 46.000.000,00, em contra partida a PPP do setor de saneamento de Divinópolis seria entregue a um consórcio comandado pela Libe Construtora, pertencente a um “amigo” de Aécio Neves. O que após denuncia da CGU pode não mais ocorrer. 

PPP é algo já amplamente conhecido na região, em função da celebrada na rodovia MG 050, onde o parceiro privado, um conjunto de fundo de investimentos com cotistas não identificáveis, cobra o pedágio, mas quem investe é o Governo de Minas. Para diversos especialistas do setor só esta aberração desafia os princípios mínimos da legalidade e moralidade pública. 

Mantendo seu campo de influência fora do esquema constante da lógica do Feudo, o deputado Domingos Sávio, sem qualquer razão que justifique o fato vem utilizando-se de um Helicóptero de Luxo Robison 44 prefixo PRBCW, pertencente à empresa Lamar Engenharia para deslocar-se pelo Estado, até mesmo para sua fazenda, no final de semana, como vinha ocorrendo no Estado do Rio de Janeiro com o Governador Sergio Cabral. 

Embora escandaloso e objeto de um pedido de impeachment contra o governador Sergio Cabral junto a Assembléia Legislativa, o helicóptero pertence ao Estado do Rio de Janeiro, no caso da aeronave utilizada pelo deputado, Domingos Sávio ela pertence à Lamar Engenharia uma empreiteira que executa milionárias obras para o município a exemplo da Marco XX que atualmente constrói para a Prefeitura Municipal de Divinópolis o Hospital Público.

A Lamar Engenharia constrói para o município o gigantesco Centro Administrativo que contém até um heliporto, além das obras do Anel Urbano, que compreendem serviços de drenagem pluvial, pavimentação de cerca de 3,5 quilômetros da AMG-345, que liga Carmo do Cajuru até o Complexo da Ferradura, e ainda a construção de um viaduto sob ramal ferroviário gerenciado pela Ferrovia Centro Atlântica (FCA).

O custo apenas de manutenção e operação de uma aeronave como a utilizada pelo deputado Domingos Sávio (PSDB-MG) é de R$ 200.000,00 por mês, sem computar o combustível gasto. 

A reportagem de Novojornal passou três dias na cidade e pode constatar que o nível de insatisfação popular é muito grande, assim como o medo das autoridades municipais que andam cercadas por segurança. 

A população encontra-se descrente de todos os Poderes, principalmente o Judiciário e Ministério Público que vem tentando sem sucesso através de recomendações evitar que novos erros ocorram na Prefeitura Municipal.

Novojornal tentou contato e encaminhou perguntas a Marco XX Construções Ltda, Lamar Engenharia, Libe Construtora e a Prefeitura Municipal de Divinópolis e não obteve qualquer resposta. O deputado Domingos Sávio (PSDB-MG), consultado pela reportagem do Novojornal, confirmou que realmente utiliza o helicóptero da Lamar Engenharia e não vê nada demais neste fato.

Documentos que fundamentam a matéria:



Notícias relacionadas