quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

VIA-CRÚCIS DO PROFESSORADO MINEIRO... GOVERNO DO ESTADO NÃO CUMPRE COM A SUA OBRIGAÇÃO INSTITUCIONAL. A EDUCAÇÃO NÃO ESTÁ RELEVADA À PRIORIDADE QUE DEVERIA... É PROPAGANDA ENGANOSA EM TODAS AS ATIVIDADES DESTA GESTÃO !!!




QUARTA-FEIRA, 26 DE FEVEREIRO DE 2014

Assembléia de educadores
reivindica melhorias no setor
O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) realizou na tarde desta quarta-feira, 26/02, uma assembleia e um ato em prol da educação no Estado, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. O dia também foi marcado pela paralisação nas escolas da rede estadual.
Na pauta estavam a discussão e o protesto em favor do pagamento do piso salarial, descongelamento da carreira, cumprimento de acordos firmados por parte do governo, investimento de 25% dos impostos na educação, nomeação dos concursados para todos os cargos vagos, retorno da Educação Física e do Ensino Religioso nos anos iniciais, negociação da pauta de reivindicações e atendimento digno no IPSEMG.
Um dos temas mais discutidos foi o desrespeito para com os alunos do ensino médio, que são impedidos de se matricular nas escolas estaduais. O programa do governo estadual Reinventado o Ensino Médio, causa a revolta em alunos e professores. Foi cobrado, ainda, a progressão da carreira, benefício conquistado nas reivindicações de 2013.
A reunião contou com a presença de inúmeros profissionais em educação e lideranças de uniões estudantis. A união de alunos e professores destaca a importância da luta pela educação e reforça o alerta da situação precária das escolas em Minas Gerais. Segundo dados do Sind-UTE/MG, divulgados por uma pesquisa realizada pelo Dieese, 60% das escolas do ensino fundamental não possuem refeitório.


O deputado estadual Rogério Correia participou do ato e demonstrou seu apoio e compromisso na luta pelas melhorias na educação. Segundo o parlamentar, o choque de gestão do governo tucano quebrou minas. “Quando a gente pensa que eles fizeram alguma maldade, eles conseguem tirar outra ainda pior, foi assim com o Funpemg”, exclamou Rogério.
Foi aprovada a agenda de encontros e assembleias para o primeiro semestre de 2014. Veja:
Nos dias 17, 18 e 19 de março – Greve nacional dos trabalhadores em educação.
Dia 17/03: serão realizados atos regionais
Dia 18/03: denúncia no Ministério Público de Minas Gerais
Dia 19/03: Caravana em Brasília e audiência pública na ALMG
Dia 24/04: Próxima assembléia estadual e lançamento da Semana Nacional de Educação da CNTE.
Mês de abril: discussão sobre a coparticipação do IPSEMG, assembleias locais discussão da greve.