quinta-feira, 20 de março de 2014

BBB - BOÇALIDADES... BABAQUICES... BURRAMA... E ALGUÉM QUE LER ABAIXO, TOMANDO CONHECIMENTO DO QUE ESTA PARTICIPANTE VOMITOU, SOMANDO ÀS IDIOTICES PERMANENTES E CONSTANTES DOS DIÁLOGOS NESTA CASA, QUE JUÍZO FARÁ DESTE PROGRAMA??? SOMANDO-SE TAMBÉM OS MAUS EXEMPLOS NOS USOS DE CENAS DA LIBIDO E DO ALCOOLISMO.

20/03/2014

ONGs pedem retratação da Globo
sobre comentário de participante 
do "BBB14"
Alana Rodrigues*

Uma participante da atual edição do "Big Brother Brasil", exibido pela Rede Globo, sugeriu o extermínio de pessoas portadoras de HIV 
como maneira de "solucionar" a questão. 

“Vamos matar todo mundo (…) o que mais irrita é saber que a Aids existe porque teve um idiota que foi transar com um macaco”, argumentou Angela Munhoz (foto), advogada nascida em São Roque (SP).

                                 Crédito:Divulgação
Entidades querem retratação da Globo por declaração de participante do "BBB14"
A declaração da participante, feita na última sexta-feira (14/3), gerou indignação e fortes reações nas redes sociais, bem como de organizações voltadas para os direitos humanos das pessoas que vivem com HIV. Uma petição pública foi lançada pelo Movimento Social de Aids/HIV a Roberto Irineu Marinho, Presidente das Organizações Globo, exigindo uma retratação imediata da emissora. 

Além dela, a ONG pernambucana Gestos publicou nota de repúdio onde cita que o Ministério da Saúde e o Ministério Público Federal devem determinar a retratação da emissora em rede nacional. A entidade também promete tomar as medidas judiciais cabíveis. 

A advogada da ONG, Kariana Guérios, afirmou que pede posicionamento dos órgãos públicos tendo em vista a garantia do direito das pessoas com HIV. A intenção, segundo ela, é assegurar "não só a saúde, mas a não discriminação, garantindo a dignidade dos direitos humanos", explicou. 

De acordo com Kariana, há uma mobilização nacional de diversas ONGs que trabalham com o tema para que a Globo tome medidas necessárias contra o ato, que fere a Constituição Federal e incita o preconceito. "A gente já fez várias cartas para a Globo para ver se eles se pronunciam sobre o tema. Neste caso do HIV, passou sem edição. O pior é que foi dito por uma advogada, que tem a obrigação de conhecer a constituição federal", acrescentou.

Visita inesperada

Em meio à polêmica, na tarde desta quinta-feira (20/3) a infectologista Rosana Richtmann, do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, em São Paulo, visitou a casa do "Big Brother Brasil". 

Segundo o GShow, a especialista esclareceu dúvidas dos confinados sobre doenças sexualmente transmissíveis, principalmente sobre o HIV.

Os participantes ouviram atentamente as explicações da médica e aplaudiram ao fim da fala dela. Ao sair da casa, Rosana disse que o mais importante de sua mensagem era explicar como previnir o vírus HIV e a melhor forma de lidar com ele

*Com supervisão de Vanessa Gonçalves

Leia também: