sexta-feira, 8 de agosto de 2014

ISSO JÁ SE SABIA... VENCERÁ O MELHOR, E O MELHOR É FERNANDO PIMENTEL...

MINAS
8 DE AGOSTO DE 2014
DATATEMPO: EM MG,
PIMENTEL LEVARIA NO
PRIMEIRO TURNO
Pesquisa do Instituto Datatempo indica que, se as eleições fossem hoje, o candidato Fernando Pimentel, do PT, seria eleito no primeiro turno; ele tem 33,2% das intenções de voto, contra 20,7% do tucano Pimenta Veiga; soma de todos os adversários é de 27,7%, o que garantiria ao petista a vitória em primeiro turno; Minas é um estado decisivo também para a sucessão presidencial, uma vez que o tucano Aécio Neves pretendia abrir uma distância de 4 milhões de votos em relação à presidente Dilma Rousseff

Minas 247 - Uma nova pesquisa eleitoral, sobre a sucessão eleitoral em Minas, aponta vitória do candidato Fernando Pimentel, do PT, em primeiro turno.

Ela foi feita pelo Instituto Datatempo, do jornal O Tempo, que pertence ao empresário Vittorio Medioli, ex-deputado federal pelo PSDB. Segundo o levantamento, Pimentel tem 33,7% das intenções de voto, contra 27,7% de todos os adversários somados. Quem aparece em segundo lugar é o tucano Pimenta da Veiga, com 20,7%.

A pesquisa aponta, ainda, um quadro mais difícil para o PSDB em Minas Gerais, onde o PSDB pretendia abrir vantagem de 4 milhões de votos, em favor de Aécio Neves, na disputa nacional contra Dilma Rousseff. Pimenta da Veiga, escolhido pelos tucanos para a disputa, ainda é pouco conhecido pelos eleitores e só cresce mais quando claramente identificado com Aécio.
A pesquisa Datatempo indica também que o candidato escolhido pelo PSB, Tarcísio Delgado, não decolou e tem apenas 2,8% das intenções de voto.
Leia, abaixo, reportagem da jornalista Carla Kreffet, do jornal O Tempo, sobre a pesquisa:

Pimentel venceria no 1º turno

Petista tem 33,2% das intenções de voto, enquanto Pimenta da Veiga (PSDB) alcança 20,7%

De acordo com pesquisa realizada pelo DataTempo/CP2, o candidato do PT, o ex-ministro Fernando Pimentel, venceria a eleição para o governo de Minas no primeiro turno. Pelo levantamento, realizado de 31 de julho a 4 de agosto, ele registra 33,2% das intenções de voto. O seu adversário mais próximo é o candidato do PSDB, o também ex-ministro Pimenta da Veiga, que conta com 20,7% da preferência do eleitorado. O concorrente do PSB, ex-deputado federal Tarcísio Delgado, alcança 2,8% das intenções de voto, mantendo-se longe dos líderes. Os outros concorrentes contabilizam 1,1% das intenções de voto ou menos.
Considerando apenas as intenções de voto equivalentes aos votos válidos (eliminando indecisos, brancos e nulos), Pimentel tem maior percentual (33,2%) do que a soma de todos os outros candidatos (27,7%), o que lhe garantiria a vitória ainda no primeiro turno.

Entretanto, o número de indecisos ainda é muito grande. Para 25% dos entrevistados, o voto ainda não está definido. Outros 11,9% dos pesquisados pretendem anular o voto, e 1,8% dizem que vão votarem branco.

Espontânea. Na pesquisa espontânea, modalidade em que os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados, o número de indecisos é maior ainda, atingindo 29,9% do total. Esse percentual somente é superado pelo desconhecimento. Dos entrevistados, 40,3% afirmam que não conhecem os candidatos ao governo de Minas. Dizem que não pretendem votar em ninguém 7,1%.

O petista Fernando Pimentel é o mais lembrado na pesquisa espontânea. Ele é citado por 10,6% dos entrevistados. O candidato do PSDB, Pimenta da Veiga, é lembrado por 7,4% dos pesquisados. O ex-governador Antonio Anastasia, que não concorre ao governo, é o nome de 1%. Tarcísio Delgado é o escolhido de 0,8%. O senador Aécio Neves, que disputa a Presidência da República, é a opção de 0,6%. O candidato pelo PHS, André Alves, que ontem renunciou à disputa, tem 0,2% das intenções de voto, mesmo índice de Cleide Donária, do PCO, que teve a candidatura indeferida pelo TRE. Os nomes citados com menos de 0,2% foram omitidos.

Rejeição. Fernando Pimentel e Pimenta da Veiga também lideram a rejeição dos eleitores. Dizem que não votariam no petista de forma alguma 11,8%. Outros 9,5% dos entrevistados afirmam que não votariam no tucano. A rejeição ao candidato do PHS é de 6,7%. O nome do PSB, Tarcísio Delgado, registra rejeição de 5,5%, bem próxima da de Fidélis (PSOL), de 5,3%. Cleide Donária, candidata do PCO, não recebe os votos de 2,8%, e o professor Túlio Lopes é rejeitado por 2% dos entrevistados. A pesquisa tem margem de erro de 2,29 pontos para mais ou para menos e ouviu 1.827 pessoas em 78 municípios de todas as regiões de Minas Gerais.