sexta-feira, 2 de outubro de 2015

NO FACEBOOK DE GLÓRIA SORAGGI - GOSTEI. POR ISSO REPOSTO AQUI. - CONSIDERO QUE MUITOS E MUITOS CONTERRÂNEOS SE DESVIARAM E PERDERAM ESTES CAMINHOS PELOS INTERESSES PESSOAIS E PARTICULARES. PORTANTO NÃO OS INCLUIRIA NOS CONCEITOS DETERMINANTES DO TEXTO ABAIXO. - PRECISAMOS, INCLUSIVE, PROVAR NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS QUE EM ARAXÁ AINDA EXISTEM PESSOAS ÉTICAS E HONESTAS PARA OCUPAREM CARGOS DE AÇÕES POLÍTICAS EM NOSSA CIDADE E ESTADO...



Fco. LAMBERTO FONTES
Trabalha em JORNALISMO INTERATIVO
Mora em ARAXÁ/MG.
1 blogspot + 1 página com + de 50 grupos no facebook + twitter + de 629 blogs e comunidades no google+, + 398 conexões no LinkedIn 
- - - 416.625 visualizações / 33 meses - - -


Caráter
Caráter é um conjunto de características e traços relativos à maneira de agir e de reagir de um indivíduo ou de um grupo. É um feitio moral. É a firmeza e coerência de atitudes.
O significado de caráter é muito amplo e passeia por várias áreas do conhecimento. O caráter pode ser uma característica, distintivo, marca ou sinal.
O conjunto das qualidades e defeitos de uma pessoa é que vão determinar a sua conduta e a sua moralidade, o seu caráter. Os seus valores e firmeza moral definem a coerência das suas ações, do seu procedimento e comportamento.
Uma pessoa conhecida como “sem caráter” ou “mau caráter”, geralmente é qualificada como desonesta, pois não apresenta firmeza de princípios ou de moral. Por outro lado, uma pessoa “de caráter” é alguém com formação moral sólida e incontestável.
O caráter quando é forte, não se deixa levar por alguma proposta de uma via mais fácil para a realização de algo. Mesmo se naquele momento parece ser o melhor caminho a seguir, é o caráter que vai determinar a escolha do indivíduo.
Posso definir caráter, também como a beleza interior da pessoa. Pois, um dia toda a beleza envelhece, o dinheiro acaba e a piada perde a graça. Apenas sua essência permanece. Então o melhor que o ser humano pode fazer é impressionar o mundo com o seu caráter.
Que triste ter que falar que estamos vivendo no meio de uma sociedade sem caráter! Os exemplos que estão claros aos nossos olhos são as tramóias, que o meio político local e federal demonstram para nossa tristeza.
Nas redes sociais percebe-se a indignação das pessoas, o susto de todos em assistir tanta desonestidade, roubalheira, desvios de dinheiro ou materiais do poder público por pessoas “mau caráter”. Você que está lendo aqui pode até pensar que eu não posso dizer assim, generalizar, só do que ouço ou assisto nos meios de comunicação. Mas fala sério! Ainda tem alguma dúvida? Onde há fumaça há fogo. Não temos mais estômago para engolir tanta mentira, corrupção, abusos de poder.
A classe política está ficando ou já ficou desacreditada. Sei que nesse meio existem pessoas bom caráter, mas ficamos com um pé atrás, pois os maus exemplos são gritantes e para não se corromper há de se ter muita força e um caráter inabalável.
Acredito que caráter vem de berço, é nato. E o meio pode sim deturpar o caráter. “Diga-me com quem andas que direi quem és.”
Eu acredito neste pensamento. Uma maçã podre estraga as maçãs boas da cesta.
Desde os primeiros dias de vida, uma pessoa já demonstra sinais de seu caráter. Ele é inerente à pessoa. O caráter é a base da personalidade de alguém. A partir destes princípios é que uma pessoa constrói seus certos e errados. Isso não quer dizer que uma pessoa que nasça com mau-caráter vá necessariamente desenvolver atitudes sempre contra a moral vigente; a educação que ela recebe também influencia as suas escolhas.
Homem de caráter é a expressão que se refere ao homem honrado, que tem firmeza em suas decisões; que pauta suas ações na ética e na moral.
Sinto que na educação escolar falta um conteúdo de formação moral.
Não sei se em escolas de Ensino Fundamental de 6° ao 9° ano trabalha-se este conteúdo. Na minha concepção de professora defendo que deveria ser discutido desde os anos iniciais. Mau caráter está presente em todos os lugares que frequentamos. Você percebe isso? Um assunto presente nos meios de comunicação, nas redes sociais deve sim ser levado para as salas de aula.
No pensamento de Pitágoras está claro isso. “Eduquem as crianças, para que não seja necessário punir os adultos.” Quem é mau caráter sempre vai achar uma desculpa para tornar legítimas suas ações.
Encerro minha crônica com a frase de Abrahm Lincoln: “Quase todos os homens são capazes de suportar adversidades, mas se quiser por à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder.”
*Gloria Soraggi
Graduada em Letras e Pedagogia
Pós–graduada em Alfabetização e Gestão da Educação
Autora dos livros, editados em 2007:
Nos Bastidores da Escola
Eu Também Sou Poeta e Muito Prosa.