quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

AINDA BEM QUE TEMOS ASSENTADOS NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE MINAS GERAIS ALGUNS DEPUTADOS QUE TENTAM EQUILIBRAR A INSANIDADE DE OUTROS:

Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais

Notícias http://www.almg.gov.br/opencms/export/system/modules/br.gov.almg.site.portal/resources/img/feed-logo.gif
18/12/2012 14h19
Rômulo Viegas presidirá comissão da PEC 41/12

Proposta pretende inserir o conceito de sustentabilidade no campo tributário do Estado.
A Comissão Especial criada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais para analisar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 41/12 elegeu, nesta terça-feira (18/12/12) , o deputado Rômulo Viegas (PSDB) como presidente, e o deputado Rômulo Veneroso (PV) para o cargo de vice-presidente. O deputado Célio Moreira foi designado relator da matéria.
A PEC 41 dá nova redação ao parágrafo 1º do artigo 144 da Constituição do Estado, que trata dos impostos e das taxas que o Estado pode instituir. O parágrafo em questão fala sobre o caráter e a graduação dos impostos. O objetivo da mudança proposta pela emenda é inserir o conceito de sustentabilidade também no campo tributário. Ou seja, que a sustentabilidade ambiental dos processos de produção de bens e serviços, assim como a capacidade econômica do contribuinte, seja levada em consideração no momento de se criar novos tributos.
O deputado Almir Paraca (PT) foi o primeiro a assinar a PEC, que ao todo recebeu 28 assinaturas. Na justificativa que acompanha o texto original da proposta, o legislador lembra que ainda há muito o que avançar para se atingir um nível de proteção e de preservação de ecossistemas e de recursos naturais, no Brasil, de modo que a sustentabilidade possa gerar processos ambientais mais adequados de produção de bens e serviços.
"Precisamos praticar sustentabilidade em todas as suas dimensões. E é nesse ponto, o da sustentabilidade, que se insere a proposta de emenda à Constituição apresentada", diz a justificativa da PEC.
A Comissão Especial dará parecer sobre a proposta, para orientar as votações no Plenário. A comissão pode propor mudanças no texto da PEC, na forma de emendas ou substitutivos.