terça-feira, 5 de fevereiro de 2013


CPJ protesta contra condenação do jornalista brasileiro Lúcio Flávio Pinto

Redação Portal IMPRENSA 04/02/2013 
Crédito:Divulgação


O Comitê para a Proteção dos Jornalistas afirmou, em nota, que os tribunais superiores do Brasil “devem derrubar a decisão que obriga o jornalista Lúcio Flávio Pinto a pagar mais de R$ 400 mil em virtude de um processo por difamação”. O repórter, que foi inicialmente indiciado no final de 2012, perdeu o recurso em uma decisão divulgada no dia 23 de janeiro.
No recurso, um juiz do estado do Pará decidiu que Lúcio Flávio, editor do Jornal Pessoal, teria que pagar ao empresário local Rômulo Maiorana Júnior e sua empresa Delta Publicidade cerca de R$ 410 mil.
As acusações surgiram a partir de uma história de 2005, publicada no Jornal Pessoal, onde o jornalista alegava que o grupo Organizações Rômulo Maiorana teria usado a sua influência para pressionar empresas e políticos a lhe dar mais visibilidade. O empresário disse que Lúcio Flávio danificou a honra e a reputação da família Maiorana.
"Esta decisão é parte de um padrão de perseguição legal contra Lúcio Flávio Pinto, que já enfrentou dezenas de processos de poderosos, em tentativas de silenciar suas reportagens críticas", afirma Carlos Lauría, coordenador do CPJ nas Américas.