quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Publicado em 05/02/2013
novojornal
http://www.novojornal.com/politica/noticia/acabou-o-pudor-resultado-de-licitacao-confirma-fraude-denunciada-por-novojornal-05-02-2013.html

Acabou o Pudor:
Resultado de Licitação confirma fraude denunciada por Novojornal
A abertura das propostas para obras do DER-MG de R$180 milhões confirmou o resultado anunciado por Novojornal um dia antes. Barbosa Mello ganhou
Seguindo orientação do próprio governador Antônio Anastasia, a comissão de licitação do DER-MG procedeu no dia 1º de fevereiro à abertura das propostas apresentadas pelas licitantes em função do edital nº 0069/12, processo nº 00172290-2300/2012-2. Um dia antes, Novojornal publicara a matéria,“DER-MG frauda habilitação em licitação para manter acordo do SICEPOT”, relatando o enorme esquema de corrupção montado, informando que a Construtora Barbosa Mello teria sido escolhida para ganhar o certame.
Após a publicação da matéria, em reunião ocorrida na sala do governador Antonio Anastasia, Danilo de Castro junto com dirigentes do DER-MG, SICEPOT e da Construtora Barbosa Mello conversaram por telefone, através do sistema viva voz, com o senador Aécio Neves, que determinou que fossem abertas as propostas, desconhecendo a matéria publicada por Novojornal.
Segundo assessores dos dirigentes do DER-MG que participaram da reunião, a argumentação apresentada por Aécio Neves foi de que: “qualquer interrupção no certame significaria prestígio para o Novojornal que denunciou o fato”. O governador Anastasia teria tentado argumentar que tal atitude traria conseqüências graves, podendo transformar-se em um problema.  
Porém, irritado, o senador teria dito que não seria um site de “bosta” que iria impedi-lo. “Ninguém lê esta merda”, teria concluído. Não é a primeira vez que Aécio Neves tem este rompante contra o Novojornal. Fora dele, quando governador, junto com sua irmã Andréa e Jarbas Soares, então Procurador Geral de Justiça de Minas Gerias, a determinação do empastelamento do Novojornal.Fato revertido anos depois pela justiça.
No meio de enorme revolta por parte das demais construtoras que finalmente perceberam que estão sendo lesadas pelo esquema montado, um dirigente do Sicepot defendeu a atitude de Aécio sob a argumentação de que, “caso contrário, perderemos o controle da situação”.
As propostas foram abertas, confirmando a vitória da Construtora Barbosa Mello, esperando agora apenas sua homologação pelo diretor Geral do DER-MG.
O governo de Minas e o senador Aécio Neves foram consultados e não quiseram comentar o fato.
A construtora Barbosa Mello, consultada, ficou de retornar, o que não ocorreu até o fechamento desta matéria.
Documento que fundamenta esta matéria