sexta-feira, 19 de abril de 2013

Redação Portal IMPRENSA 18/04/2013


ONU está “extremamente preocupada” com a segurança dos jornalistas brasileiros
O diretor do Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (Unic), Giancarlo Summa, disse que a ONU está “extremamente preocupada”  com a segurança dos jornalistas brasileiros.
Rodrigo Neto e Walgney Assis Carvalho, do jornal Vale do Aço, foram, respectivamente, o terceiro e o quarto repórteres assassinados somente este ano no país.

Leia também
Crédito: Divulgação  
ONU trabalha com governo federal brasileiro para proteger jornalistas no país

“Isso faz do Brasil um dos países mais perigosos do mundo para a imprensa. Segundo o Comitê para a Proteção dos Jornalistas, entre 2008 e 2012, 22 jornalistas brasileiros foram assassinados.  Assim, com os casos deste ano, são 26 mortes”, explicou Summa.

De acordo com o G1, o diretor da Unic afirmou que este  
número é bem elevado visto que o Brasil não vive um momento de guerra. “uma evidente tentativa de calar os profissionais desta região conhecidos por reportar crimes não solucionados”, ressaltou.

Summa afirma que a instituição já está em contato direto com o Governo Federal, através da Secretaria de Direitos Humanos, para promover ações e planos que garantam que cada jornalista faça seu trabalho com segurança.