segunda-feira, 24 de junho de 2013

NECESSÁRIOS QUESTIONAMENTOS EM ARAXÁ






ÔNIBUS


Sem subsídio, quem paga toda a passagem é o usuário

Enquanto países de primeiro mundo entram com até 70% do valor, 

BH e o Estado não financiam nada.


Joana suarez e lucas Simões  -   PUBLICADO EM 23/06/13

A diferença entre o transporte público brasileiro e o de países como França, Alemanha e Estados Unidos vai além da qualidade. Enquanto Belo Horizonte não subsidia nada do valor da passagem de ônibus, e a maior metrópole do Brasil, São Paulo, paga apenas 10%, em Nova York, 70% da tarifa é subsidiada. Assim, no Brasil, tudo cai na conta do usuário, que convive com um sistema coletivo caro e problemático. Por isso, o país do futebol se transformou, há duas semanas, na nação dos protestos após a tarifa em São Paulo ter sido reajustada.

A revolta da população começou a produzir efeito entre os governantes. Cerca de 60 cidades brasileiras diminuíram suas tarifas. Nesta semana, o prefeito Marcio Lacerda anunciou a redução de R$ 0,10 nas passagens da capital, mas para agosto. O governador Antonio Anastasia baixou as tarifas do sistema metropolitano em 3,65% a partir de 1º de julho. Os valores cobrem despesas com pessoal, combustíveis, manutenção dos veículos, reposição da frota, garagens e impostos.
Mas nem a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) nem o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) – responsável pelo sistema intermunicipal – revelam o “peso” de cada um desses itens na composição tarifária. Os sindicatos das empresas de ônibus também não informaram os faturamentos anuais.
Porém, sabe-se que tanto o governo estadual como o municipal não pagam subsídios para as empresas reduzirem as tarifas, que são 100% custeadas pelos usuários. “Desde 2008, Belo Horizonte não tem mais a câmara de compensação tarifária. Nós ajudamos com o passe estudantil em 50% e as gratuidades”, explicou o presidente da BHTrans, Ramon Victor Cesar.
“Não basta reduzir a passagem em centavos. Eu quero é parar de esperar durante três horas por um ônibus que não para no ponto por estar superlotado”, reclamou a doméstica Cleonice Carlos, 35. Ela mora em Ribeirão das Neves, na região metropolitana da capital, e precisa usar quatro ônibus por dia para chegar ao trabalho, na capital.
Para o engenheiro Juan Carlos Horta, especialista em trânsito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ainda há muito a ser feito para se ter um transporte de qualidade no país. “É necessário que o sistema seja reestruturado para atender, primeiro, às necessidades básicas da população e, depois disso, ter lucro, se for o caso. Mas aqui não funciona assim”, analisou. (Com Rodrigo Freitas)

CONSIDERAÇÕES DO BLOGUEIRO:

CÁ COMO LÁ, TAMBÉM NÃO HÁ.

MESMO SENDO O SÉTIMO MUNICÍPIO EM ARRECADAÇÃO NO ESTADO DE MINAS GERAIS, OS ÚLTIMOS PREFEITOS EM ARAXÁ PREFERIRAM GASTAR OS RECURSOS DE NOSSOS IMPOSTOS, 
COM OBRAS QUE CIDADÃOS NÃO PEDIRAM 
E OUTROS QUE NÃO QUERIAM.
OS SEUS INTERESSES SEMPRE FORAM DIRECIONADOS ÀS SUAS REELEIÇÕES E PERMANÊNCIA DE SUAS MÁFIAS NO PODER LOCAL.

A SAÚDE PÚBLICA EM ARAXÁ ESTÁ NA UTI.

"PARAFRASEANDO UM CARTAZ  VISTO E COMENTADO PELA MÍDIA NACIONAL":

QUANDO SEU FILHO ADOECER, 
LEVE-O AO "TEATRO" DA PRAÇA CORONEL ADOLFO 
NA AVENIDA ANTONIO CARLOS.

POIS O PREFEITO QUE DECLAROU : 
QUE ARAXÁ TEM UMA SAÚDE BOA POR ELE SER MÉDICO, FOI O QUE DEIXOU DE CONSTRUIR UM NOVO HOSPITAL COM O QUE LÁ GASTOU. PREFERIU CONTINUAR SUCATEANDO A SANTA CASA DE ARAXÁ. 

AS ESCOLAS DO ENSINO FUNDAMENTAL ESTÃO INADEQUADAS E SEM AS DEVIDAS QUALIFICAÇÕES DE UM ENSINO 
MODERNO E EFICIENTE.

* AFORA ESTAS QUESTÕES, ESTE GESTOR MUNICIPAL TEM CAUSADO GRANDES DANOS AO MEIO AMBIENTE. 
* AS INSTITUIÇÕES BENEFICENTES AQUI, EM SUA MAIORIA ESTÃO CARENTES DE RECURSOS PARA CONTINUAREM COM SUAS AÇÕES DE AMPARO E AJUDA AOS CONCIDADÃOS.
* ENQUANTO ISSO, TEIMA ATÉ COM ENFRENTAMENTO JUDICIAL, EM CONTINUAR COM OBRAS INADEQUADAS E INDEVIDAS, QUESTIONADAS POR EMPRESÁRIOS E CIDADÃOS.

* COMO O PROCESSO DE CASSAÇÃO DESTE GESTOR ESTÁ RETORNANDO AO NOSSO MUNICÍPIO COM INSTRUÇÕES DE REGULARIZAR DEVIDAMENTE OS PROCEDIMENTOS DE INVESTIGAÇÕES E DEPOIMENTOS, NÓS ARAXAENSES, QUE AMAMOS NOSSA CIDADE, AGUARDAMOS DO JUDICIÁRIO E MINISTÉRIO PÚBLICO LOCAIS, O DIREITO À TRANSPARÊNCIA EM TEMPO REAL, DO QUE DEVERÁ ESTAR SENDO PROCEDIDO.

*E QUE NA PRÓXIMA PASSEATA QUE HAVERÁ EM NOSSA CIDADE TUDO ISSO FAÇA PARTE DOS QUESTIONAMENTOS NECESSÁRIOS À CORREÇÃO DOS RUMOS QUE SE FAZEM NECESSÁRIOS.