terça-feira, 2 de julho de 2013

E-MAIL VINDO DE UM AMIGO:

MENSAGEM RECEBIDA DE UM CONTERRÂNEO:

Este mundo está mesmo podre.
Lembra a história de Sodoma:

“Senhor, se eu encontrar dez pessoas de bem, o Senhor poupa a cidade?”

Parece que nada mais há de sério prá valer entre os homens. Esta constatação se torna bem evidente no caso das instituições.
Pelo que se observa, nesse caso, a regra parece não falhar. Qualquer um que consegue ascender a algum cargo envolve-se e sucumbe aos desmandos e à corrupção, ativa ou passiva. (E a maioria passa a gostar).

Essa gente “vende como mérito o que nada mais é que privilégio, ora deturpando fatos e inventando versões favoráveis, ora mentindo descaradamente para camuflar vazios e farsas, ora divertindo para desviar a atenção” (Demo)

E nós, simples mortais, na necessidade de conviver com tanta lama, inevitavelmente, de forma consciente ou não, por vontade própria ou obrigatoriamente, acabamos por nos envolver nesse lodaçal imenso. 
De fato:
Como votar sem ser em um corrupto? 
Necessitando se valer do judiciário, de que forma se pode fazer isto sem se envolver em gastos desnecessários e, muitas vezes, espúrios?
Como comprar alguma coisa no mercado sem enviar dinheiro para alimentar a corrupção?
Como se postar diante da mercadoria, este ente fantástico, sem ceder pelo menos parte de seu espírito e sem deixar que ela o trate como coisa?
Consigo assistir TV sem me haver com sensualidade, cupidez e pornografia (essa diversão de homens que tanto humilham as mulheres)?
De que forma me alimentar sem agredir ostensivamente o meio ambiente e, com ele, os homens?
Posso andar no dia a dia sem ser assaltado?
Posso sair por aí sem invadir espaços públicos?
Como rezar os salmos do rei Davi, sabendo que não foi ele quem escreveu porque ele era analfabeto?
Como conciliar a minha mente diante de tanta desigualdade?
Como vivenciar liberdade, “essa liberdade cada vez mais devassa do capital globalizado”.

Um abraço à todos
MANFREDO ROSA


CONSIDERAÇÕES DO BLOGUEIRO:

APÓS TANTAS MANIFESTAÇÕES EM BELO HORIZONTE, EM QUE DENTRE ALGUMAS PARTICIPOU ATIVAMENTE E PRESENCIALMENTE, VÁRIAS FORAM AS MENSAGENS DESTE NOSSO CONCIDADÃO E AMIGO, MANFREDO ROSA.

ESTA QUE VOCÊ ACABOU DE LER, MOSTRA COMO SE É A NOSSA INDIGNAÇÃO, FRUTO DE NOSSO PATRIOTISMO E CIDADANIA,  E QUE AINDA NÃO NOS  SATISFIZERAM, PORQUE ESTAMOS VENDO NO HORIZONTE DA DESFAÇATEZ DE POLÍTICOS,  PARTIDOS E INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS DA PIRÂMIDE GESTORA, EM, A PARTIR DE AGORA, SUB-REPTICIAMENTE, ACHAREM SOLUÇÕES. 
ATÉ INÓCUAS, TENTANDO NOS CONVENCEREM À ACEITA-LAS.
ESTAMOS ATENTOS.