domingo, 15 de setembro de 2013

COPASA, PRESTA SERVIÇO PRECÁRIO EM TODO ESTADO. SÓ TEM PROPAGANDA ENGANOSA...

Crime ambiental:
Copasa lança esgoto sem tratamento
no Rio São Francisco
TERÇA-FEIRA, 10 DE SETEMBRO DE 2013                                                                                                                                                                                   

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), que deveria cuidar da qualidade da da água nos municípios mineiros, está poluindo o Rio São Francisco – uma das mais importantes bacias hidrográficas do Brasil.

A denúncia foi feita nessa segunda-feira (9/9/13), na Comissão de Direitos Humanos da ALMG, por gestores do município de Três Marias, região central do Estado. Além do despejo de esgoto sem tratamento no rio, a empresa do Governo de Minas estaria descumprindo contrato firmado com a Prefeitura.

A reunião foi solicitada pelo presidente da Comissão, deputado Durval Ângelo (PT), que esteve em Três Marias no inicio de agosto. Ele visitou locais em que a Copasa está despejando os resíduos, mesmo já tendo sido instalada na cidade uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Durante a visita, o parlamentar ouviu denúncias de pescadores que moram e trabalham às margens do rio. Um deles teria dito que o gerente da Copasa afirmou em reunião realizada na Câmara Municipal que “todo o esgoto da cidade não é nada comparado à imensidão do Rio São Francisco”.
Estamos solicitando urgência na apuração dos casos para que o problema seja resolvido. Estive na cidade e encontrei muito lixo e poluição nas águas. Esse esgoto deveria ser tratado pela ETE Três Marias, que é administrada pela Copasa”, afirmou Durval Ângelo.

Além dos prejuízos ao meio ambiente e à saúde das pessoas, os consumidores, que pagam taxa de esgoto, também estão sendo lesados. O prefeito de Três Marias, Vicente de Paulo Resende, criticou os serviços prestados pela Copasa e disse que a cidade está pagando por um serviço que não é prestado.

“Constatamos que a empresa tratava apenas 60% do esgoto, e por isso o mau cheiro tomava conta da cidade. E quando o mau cheiro acabou, descobrimos que eles estavam jogando o esgoto no rio”, afirmou o prefeito.
A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, solicitou providências à Copasa, mas nenhum plano de trabalho foi apresentado. A única alternativa foi multar a empresa.

Requerimentos – O deputado Durval Ângelo lamentou a ausência dos pescadores que não teriam comparecido à reunião por “medo de sofrerem represálias”. Ele se comprometeu a encaminhar requerimentos ao Ministério Público Estadual e ao Federal para que os órgãos possam acionar a Copasa e a empresa responsável pela construção da estação de tratamento de esgoto, a fim de obter a devida prestação do serviço.