terça-feira, 12 de novembro de 2013

ONDE ESTÃO OS FISCAIS DO IPDSA, RESPONSÁVEIS PELOS DANOS AMBIENTAIS REPETIDAMENTE ACONTECENDO EM NOSSO MUNICÍPIO ??? CHEGA DE TANTAS INEFICIÊNCIAS NA "OBRIGAÇÃO DE FAZER" DESTE INSTITUTO QUE ACABOU VIRANDO UM GRANDE "CABIDE DE EMPREGO" DOS APANIGUADOS DO PREFEITO JEOVÁ MOREIRA DA COSTA E SUA EQUIPE.


12 novembro, 2013
VAZAMENTO DE ÓLEO
CONTAMINA LAGO NORTE NO BARREIRO
Foto: Edson Marques
·         

Mais uma vez o lago norte no Barreiro foi vítima de poluição. Desta vez, segundo a polícia ambiental, o óleo que vazou da caldeira do Tauá Grande Hotel atingiu um dos principais cartões postais do Barreiro. Ao chegar no local a Polícia ambiental constatou uma grande mancha de óleo que após uma vistoria, comprovou que a poluição foi causada por um problema técnico.
CRIME AMBIENTAL
Segundo depoimento de um funcionário do complexo hoteleiro, o óleo que estaria contaminando o lago vazou de um reservatório de serviço de óleo combustível da casa de maquinas que abastece a caldeira óleo este denominado (BPF a 1), que durante a reposição do óleo combustível o mesmo veio a extravasar direcionado para uma caixa de contenção que também não suportou o óleo vindo a cair na rede de água pluvial que veio a poluir cerca de 650 metros de um pequeno curso d’água ate atingir o lago norte que tem uma extensão de lamina d’água de 57.525.94 m2. 
Os policiais não presenciaram a mortandade de peixes ou animais. A gerente geral do hotel de imediato acionou uma empresa que iniciou o trabalho de limpeza do local afetado pelo derramamento do óleo. Para melhor esclarecimento dos impactos causados há a necessidade de laudo pericial do órgão ambiental competente, sendo que em tese houve o cometimento de crime ambiental conforme o código 221 do anexo II ao artigo 84 do decreto 44.844/08. Os policiais de meio ambiente confeccionaram o boletim de ocorrência para as providências cabíveis.
INEFICIÊNCIA
Além dos problemas relacionados ao meio ambiente, o Tauá Grande Hotel tem sido motivo de várias críticas de turistas e da própria população por causa da má qualidade dos serviços oferecidos aos hóspedes e do número reduzido de funcionários.

Vale ressaltar que o complexo hoteleiro construído na década de 40, é considerado um patrimônio mundial e já esteve melhor administrado.

E esta não é a primeira vez que o hotel é o responsável pela degradação ambiental. Em outras ocasiões o lago norte também já foi contaminado por uma mineradora que chegou inclusive a causar a mortandade de vários peixes. Fatos também registrados pela polícia ambiental.

Só não sabemos até agora, quais foram as providências tomadas pelos órgãos competentes referentes aos crimes ambientais citados. Com a palavra as autoridades.