sábado, 9 de novembro de 2013

O ARAXAENSE QUE AINDA QUER SER PREFEITO... FIM DE CARREIRA:

Bancada mineira no Congresso 

lidera o número de faltas 

em Brasília


Entre os deputados em exercício, o mais ausente 

no plenário é Newton Cardoso; 

o segundo mais ausente é Aracely de Paula (PR), 

seguido por Lael Varella



PUBLICADO EM 09/11/13

CÂMARA
Mineiros faltam em 44,6%
das reuniões de comissão
No plenário, onde ausências precisam ser justificadas,
média é de 16,7%, maior que a geral da Casa
Lincoln Portela é o único mineiro que não faltou a nenhuma sessão

O recordista de ausências em comissões é João Bittar (DEM).

ISABELLA LACERDA


Os deputados federais mineiros faltam, em média, mais às reuniões plenárias e de comissões permanentes na Câmara dos Deputados do que os colegas de outros Estados.



Entre os deputados em exercício, o mais ausente no plenário é Newton Cardoso (PMDB): ele faltou 102 vezes (38,1%), sendo 94 delas justificadas. Em 58 vezes, ele disse estar em “atendimento a obrigação político-partidária”. Já em 31 reuniões, justificou estar de licença para tratamento de saúde.

O segundo mais ausente é Aracely de Paula (PR), com 32,5% de faltas, 

seguido por Lael Varella (DEM), com 30,2%.

O deputado mais presente, por sua vez, é Lincoln Portela (PR), que, desde 2011, ano em que assumiu o mandato, não faltou a nenhuma das 268 sessões realizadas.

De acordo com o projeto Excelências, do portal Transparência Brasil, desde o início desta legislatura, em 2011, até outubro deste ano, a média geral de não-comparecimento às reuniões temáticas é de 40,5%. A bancada mineira se mostra ausente em 44,6% dos encontros. Já em relação ao plenário, enquanto nacionalmente os parlamentares não comparecem a 16,5% das sessões, os de Minas “matam” 16,7% das deliberações em plenário.

Agendas partidárias e problemas de saúde são as justificativas mais usadas pelos parlamentares para as ausências em plenário, onde as sessões acontecem apenas três dias, de terça a quinta-feira. As justificativas são apresentadas normalmente após o deputado não ter comparecido à sessão.

O Regimento Interno da Casa determina limite de 33% de ausências não-justificadas, sob pena de perda de mandato.
A regra, porém, não vale para o registro de presença nas comissões, já que nesses encontros temáticos a Câmara não estabelece um limite de ausências, o que pode justificar o índice mais elevado de faltas.

O recordista de ausências em comissões é João Bittar (DEM). Das 145 reuniões de colegiados dos quais é titular, ele se ausentou em 109 (75,2%), sendo 17 faltas justificadas. Na Comissão de Educação, por exemplo, o parlamentar registrou 90,5% de ausências.

Walter Tosta (PSD) e Luis Tibé (PTdoB) aparecem na sequência como os que menos compareceram, com 74,3% e 69,9%, respectivamente. Nas comissões, novamente o deputado Lincoln Portela (PR) registra a melhor colocação entre os mineiros, com apenas 11 faltas.
Registro
Regra. O Transparência Brasil considerou apenas as comissões em que os deputados são permanentes. Isso porque, nos casos em que o parlamentar é suplente, a presença não é obrigatória.

JUSTIFICATIVAS
Em viagem, ausentes 
não são encontrados

ISABELLA LACERDA

A reportagem de O TEMPO procurou os três deputados que registraram o maior número de faltas nas sessões do plenário, mas não conseguiu contato com nenhum deles. Segundo as assessorias de imprensa dos parlamentares, eles estavam em viagem e não poderiam ser localizados.

A previsão de retorno de Newton Cardoso (PMDB) é a próxima semana.

Já Aracely de Paula (PR) estava em trânsito.

Lael Varella (DEM), por sua vez, estava em viagem ao exterior e sua assessoria não informou quando o parlamentar deve retornar nem o motivo.

A reportagem também tentou contato com os três parlamentares mais faltosos nas comissões temáticas.

Segundo a assessoria do deputado João Bittar (DEM), ele estava em reunião e não podia ser interrompido.

Luis Tibé (PTdoB) não foi localizado.

O único que justificou suas ausências foi Walter Tosta (PSD).
Ele disse estranhar o resultado da pesquisa. “Não tenho faltado tanto. Essa semana, por exemplo, faltei apenas na quarta pois tinha horário no Ministério da Saúde. Mas como as reuniões são normalmente às quartas e quintas, acontece muito de coincidir os encontros”, justificou.
Já o mais presente na Câmara dos Deputados, Lincoln Portela (PR), explica que apenas concentra seus compromissos às segundas e sextas-feiras, quando a Câmara “fica mais parada”.


DO BLOGUEIRO:

E AINDA TEM ELEITORES QUE VOTAM...