quarta-feira, 13 de novembro de 2013

MINAS GERAIS SÓ ESTÁ TENDO DESTAQUES NACIONAIS, FACE ÀS AÇÕES DO GOVERNO FEDERAL EM NOSSO ESTADO...


PUBLICADO EM 12/11/13

PRONATEC
MG é campeão em matrículas

Colegiado de gestores municipais defende que cursos se adaptem às demandas de cada cidade


LUIZA MUZZI

Minas Gerais é o Estado com mais alunos matriculados no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), voltado ao público do Brasil sem Miséria, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). 

Até outubro de 2013, 62.620 alunos de baixa renda, de 438 cidades, se inscreveram em cursos de capacitação profissional vinculados ao programa.

Os dados foram apresentados ontem em debate público entre gestores municipais e representantes do governo federal na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O encontro foi uma solicitação do Colegiado dos Gestores Municipais de Assistência Social de Minas Gerais (Cogemas) à Comissão de Participação Popular da ALMG, com a finalidade de avaliar a implantação do Pronatec em Minas nos últimos dois anos e pactuar novas vagas e cursos para o próximo ano.

Segundo o MDS, 47% das 62.620 matrículas do Estado estão em cidades de pequeno porte, de até 50 mil habitantes. “Minas teve um desempenho muito bom e se destaca no cenário nacional. Essa distribuição de vagas pelo Estado é importante porque significa geração de oportunidades de trabalho onde as pessoas residem, sem a necessidade de migrar para grandes cidades”, ressaltou Margarida Cardoso, diretora adjunta de Inclusão Produtiva Urbana da Secretaria Extraordinária de Combate à Pobreza, da pasta.

Desafio. “Minas Gerais está na frente, mas tem potencial de ter números ainda melhores”, ponderou o diretor de Inclusão Produtiva Urbana, Luiz Muller.


Presidente do Cogemas, Jaime Luiz Rodrigues Júnior concorda que é importante ampliar o número de municípios beneficiados e defende a adequação das vagas às demandas do mercado de trabalho de cada localidade. “Minas avançou muito na oferta de cursos, mas o grande desafio agora é consolidar essa oferta de maneira mais ampla, obedecendo às características das diferentes regiões do
Estado”, afirmou o dirigente.

Cordisburgo, na região Central, é um dos que almeja a diversificação. “Nossa cidade é bastante turística, em função da Gruta do Maquiné e também por ser a cidade de Guimarães Rosa, e hoje temos muitos empreendedores de fora explorando esse ramo. O ideal seria investir na capacitação dos moradores, para que eles próprios se tornassem empreendedores turísticos”, explicou a secretária de Assistência Social do município, Ivone Pereira Castro Silva.

Durante o evento, assistentes sociais de diversos municípios tiraram dúvidas sobre o processo de matrícula dos alunos.

Cronograma

2014. Termina no próximo dia 30 o prazo para os municípios negociarem novas vagas do Pronatec - Brasil sem Miséria junto às instituições de ensino que ofertam os cursos.