sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

CONTRA OS ABUSOS DA CEMIG:

www.rogeriocorreia.com.br 
QUARTA-FEIRA, 04 DE DEZEMBRO DE 2013

Resultado:
Plebiscito Popular pela Redução da
Tarifa de Energia e do ICMS

Lutadoras e lutadores do povo,

é com imensa alegria e satisfação que venho parabenizar a todos e divulgar os resultados do nosso plebiscito. Atingimos 603.039 votos em mais de 290 municípios!

Demorou um pouquinho, pois como não temos apoio da mídia e nem de estruturas financeiras maiores, a apuração se torna um processo um pouco mais lento.

Mas mesmo assim fizemos um trabalho maravilhoso, extrapolamos nossas expectativas, atingimos um ótimo resultado, pois mais do que colher votos, tivemos a oportunidade de dialogar com o povo, despertar a consciência e construir parcerias para lutas futuras.

A nossa luta não para por aqui !! Segue anexo a CIRCULAR Nº 8, com as orientações para os próximos passos. Segue também os demais mateias sobre o plebiscito nacional da constituinte!

Espero que todos tenham aprendido bastante com esse processo e que esse acúmulo de experiências nos qualifique para os próximos plebiscitos, pois essa é uma ferramenta que devemos utilizar para pautar a sociedade e nossos governantes!


Plebiscito Popular pela Redução da 
Tarifa de Energia e do ICMS

Secretaria: Rua Mucuri, 271. Floresta – BH / MG
Contato: Carolina - (31) 3238-5000 / (31) 9321-4251 (Tim) / (31) 8845-9024 (oi)
plebiscitopopularmg@gmail.com
______________________________________________________________________

Belo Horizonte, 3 de dezembro de 2013.

Circular: 8 / 2013

Para: comitês regionais e demais militantes e colaboradores.
Assunto: Resultado do Plebiscito Popular; orientações e próximos passos. 

Lutadoras e Lutadores do Povo,

É com alegria que saudamos a todas e todos que construíram o Plebiscito Popular pela
Redução da Tarifa de Energia e do ICMS em Minas Gerais. Mesmo antes de um balanço definitivo, podemos afirmar que foi um processo pedagógico de grande incidência política e com grandes conseqüências futuras.

Tivemos a maciça participação de mais de 600 mil votantes, que só foi possível, porque tivemos o envolvimento de 290 municípios, e porque tivemos o envolvimento de muitos militantes.

Hoje contamos com uma média de 200 comitês populares, que são espaços efetivos de articulação
das forças populares em nosso estado.
 Essa maciça participação conscientizou e politizou a sociedade, pautando um tema de grande apelo popular. Dos 603.039 votos conseguidos, 99,4% foram favoráveis a redução da tarifa e do ICMS. Com esse resultado devemos pressionar os poderes públicos para que essa legítima demanda da população seja atendida.

Esse volume de votos e assinaturas é mais que o exigido por lei para darmos entrada em um projeto de Lei de Iniciativa Popular na Assembléia Legislativa que reduza o ICMS e a tarifa de energia.

A votação é apenas um primeiro passo e ainda tem muito a ser feito, como avaliação,
audiências públicas e começar a nos preparar para o grande ato no ano que vem, na qual faremos a entrega do plebiscito para os respectivos órgãos (CEMIG, ANEEL, Ministério Público, Tribunal de Contas , Governo de Minas...), entre outras ações.

 PRÓXIMOS PASSOS

1- Avaliação: Orientamos as cidades onde houve processo de votação e aos comitês que realizem plenárias e reuniões para avaliação de todo processo de construção do Plebiscito Popular. Novas tarefas já se apresentam para nós, e a boa organização dos comitês é de extrema importância para que tenhamos sucesso com os nossos objetivos. Como pontos para avaliação, indicamos:
 . Como foi o processo de preparação (trabalho preparatório, formações, organizações que se
envolveram, desafios que se colocaram, apoios recebidos, etc);
 . Conseguiram formar quantos comitês? Quais cidades estão envolvidas?
. Quantos militantes participaram;
. Ganhos políticos (para o comitê, para os movimentos, sindicatos e organizações
construtoras); E como consolidar as parcerias?
 . Como foi o processo de votação e a aceitação da população;
 . Quantos votos em cada região/ cidade; atendeu as expectativas?
 . Comunicação (antes, durante, depois, propostas, como contribuir);
 . Finanças e Infra-estrutura: dificuldades, como contribuir nos próximos passos;
 . Desafios e Propostas de continuidade.

 Esses são apenas alguns pontos que podem ser acrescidos de outros. Solicitamos que as avaliações sejam feitas até a primeira quinzena de dezembro, e remetam uma relatoria para a secretaria assim que fizerem.

2- Audiências Públicas: É importante que durante a plenária de avaliação já pré-estabeleçam uma data para as audiências públicas nas cidades e nas regiões para entrega dos resultados, como forma de divulgar a insatisfação da população, para não deixar o debate enfraquecer e para envolvimento de mais sujeitos, organizações, vereadores, movimentos, sindicatos, etc. Para este momento a imprensa deverá ser acionada.
Essas audiências devem acontecer durante o mês de dezembro de 2013 e janeiro de 2014.

3- Plenária Estadual: No dia 1º de fevereiro realizaremos uma plenária para uma avaliação
e preparação mais coletiva aqui em Belo Horizonte (Local e horário serão informados em breve).

Para esse momento é importante que elejam uma pessoa de cada cidade durante a reunião de avaliação. Portanto deve ser uma pessoa que esteja por dentro dos últimos acontecimentos.
Lembrando que fica por conta de cada comitê garantir financeiramente a vinda dos militantes. Em caso de impossibilidade, a secretaria deve ser informada com a devida antecedência.

4- Plebiscito Nacional: Um informe importante é que no dia 16 de novembro foi lançado o
Plebiscito Nacional “por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político". Assim sendo, temos mais lutas pela frente. E como podem perceber a idéia é que, agora que aprendemos a utilizar essa ferramenta tão importante para o exercício da cidadania, que passemos a utilizá-la mais frequentemente.

Divulgação do plebiscito:
- Tirar responsáveis para ir à formação que acontecerá em São Paulo nos dias 6 a 8 de dezembro, distribuir a cartilha*, a circular de apresentação* (*Esse material vai anexo junto com esta circular no corpo do e-mail).
- Marcar uma próxima reunião para discutir o tema no início de 2014. Lembrando que as orientações para este plebiscito também serão enviadas no decorrer do processo.

As demais orientações serão encaminhadas ao longo do tempo.
A nossa luta não pode parar!

Quaisquer dúvidas podem entrar em contato.

Secretaria.