terça-feira, 7 de janeiro de 2014

ARAXÁ, SENDO O SÉTIMO MUNICÍPIO DO ESTADO DE MINAS GERAIS QUE MAIS ARRECADA IMPOSTOS, CONSTRUIRÁ QUANTAS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL DENTRO DESTE PROJETO DO GOVERNO FEDERAL??? ... ... ... ... ... ... ... ... ESTAREMOS ACOMPANHANDO ESTA SITUAÇÃO EM NOSSA ARAXÁ ... ... ...


06/01/2014

Dilma faz balanço sobre os 

programas educacionais no país

'Governo entregou 1.300 creches e mais 3.100 estão em construção', diz.

Ela disse que as escolas públicas em tempo integral serão 60 mil em 2014.

Do G1, em São Paulo

Durante o programa de rádio “Café com a Presidenta”, que foi ao ar na manhã desta segunda-feira (6), a presidente  Dilma Rousseff  fez um balanço das ações do governo na educação.


Segundo Dilma, o governo entregou quase 1.300 creches e outras 3.100 estão em construção. Ela disse também que as escolas públicas em tempo integral devem chegar a 60 mil em 2014.

Dilma iniciou o programa falando que o país vai melhor e ampliar os programas educacionais. “Em 2014, vamos melhorar e ampliar ainda mais os programas educacionais que estamos executando nos últimos três anos do meu governo. Vamos trabalhar sem descanso para atingir novas metas e continuar esse processo de transformação do ensino no Brasil, que vai da creche à pós-graduação”.

Para Dilma, a creche é o primeiro passo.  “Meu governo já entregou quase 1.300 creches e outras 3.100 já está estão em construção. A nossa meta é encerrar este ano com 6 mil creches contratadas por todo o país. Nós vamos conseguir isso porque estamos usando agora um novo método construtivo. Com essa nova forma de construir, as estruturas e os acabamentos do prédio vêm prontos lá da fábrica, e a obra leva, no máximo, sete meses.

É na creche que a criança recebe os estímulos necessários para desenvolver a sua capacidade de aprendizado para o resto da vida. Então, garantindo o acesso às creches, damos a todos os brasileirinhos e brasileirinhas, seja qual for a renda de suas famílias, igualdade de oportunidades desde o início de suas vidas”.

A presidente falou também sobre as escolas em tempo integral. “Temos um programa chamado ‘Programa de Ensino Integral’. E, com ele, já estamos levando educação em dois turnos para crianças e adolescentes de 49 mil escolas públicas de todo o Brasil. O nosso objetivo agora para este ano é chegar a 60 mil escolas com ensino de tempo integral. A boa notícia é que essas escolas são frequentadas por alunos beneficiários do ‘Programa Bolsa Família’. Além disso, fizemos o ‘Programa Caminho da Escola’, que são os ônibus amarelinhos, para garantir que as crianças das áreas rurais e dos municípios do interior cheguem mais rápido, com maior segurança e conforto à sala de aula. Hoje, já são 17 mil ônibus só no meu governo”.

Alfabetizadores

Segundo a presidente, outro segredo na educação é o professor. “300 mil alfabetizadores, professores alfabetizadores já estão fazendo os cursos, de dois anos, que nós oferecemos para aperfeiçoar os métodos de ensino, conhecer novas técnicas e ajudar cada criança deste país a chegar aos 8 anos já sabendo ler e a fazer as operações básicas de matemática. Além do professor alfabetizador, já estamos oferecendo também, para 400 mil professores do Ensino Médio, cursos de formação”.

Em seguida, o apresentador perguntou sobre os ensinos médio e técnico. “Têm jovens que fazem o ensino técnico simultaneamente ao ensino médio. E outros preferem fazer o ensino técnico depois que terminam o Ensino Médio. Nos dois casos, eles já saem do curso com uma profissão. O nosso governo retomou os investimentos no ensino técnico, porque formar bons técnicos é fundamental para dar mais oportunidades para os jovens no mercado de trabalho e para melhorar a qualidade e a produtividade do trabalho, o que também é importantíssimo para a nossa economia. Foi para isso que nós criamos, no meu governo, esse grande programa que é o Pronatec, o ‘Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego’. Em pouco mais de dois anos, o Pronatec já realizou 5,5 milhões de matrículas nos cursos técnicos ou de qualificação profissional que oferecemos de graça em parceria com o Sistema S – com o Senai, o Senac, o Senar e o Senat – e também com os institutos técnicos federais e as escolas estaduais.

O governo federal está investindo R$ 14 bilhões no Pronatec. Com esses parceiros e o interesse das pessoas, eu tenho certeza que nós vamos atingir a nossa meta, que é chegar a 8 milhões de vagas nos cursos do Pronatec no final do ano de 2014”.
“Em dez anos, dobramos o número de matrículas nas universidades federais, que agora somam mais de 1 milhão de matrículas. Isso só foi possível graças ao nosso esforço para expandir a Rede Federal de Ensino Superior no Brasil, abrindo novos campos e criando novas universidades.

Também no ensino superior, nós interiorizamos a educação. Veja que o meu governo já criou quatro novas universidades federais: a Universidade Federal do Oeste Baiano, a Universidade Federal do Sul da Bahia, a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, e a Universidade Federal do Cariri.

Ampliamos muitas opções para os jovens que querem entrar na universidade, uma dessas opções é o Sisu, o Sistema de Seleção Unificada, que oferece as vagas no ensino superior com base na nota do Enem. Outra conquista importante foi a implantação do sistema de cotas nas nossas universidades federais. Em 2014, 25% das vagas serão reservadas para os estudantes provenientes de escolas públicas e para os negros e indígenas”, afirmou Dilma.

ProUni e Fies

Dilma fez um balanço do ProUni e do Fies. “Só em 2013, nós concedemos, pelo ProUni, 177 mil bolsas de estudos e, assim, chegamos à marca de 1,2 milhão de bolsas. O ProUni concede bolsas de estudos aos estudantes que não têm condições de pagar uma faculdade particular, permitindo que eles realizem o sonho de fazer um curso superior.

Além do Sisu e do ProUni, o nosso governo estimula a entrada no ensino superior por meio do Fies, o Financiamento Estudantil. Já são mais de 1 milhão de financiamentos estudantis no meu governo, e com condições de pagamento muito favoráveis. A meta é oferecer o financiamento a 400 mil estudantes para que eles possam cursar o ensino superior”.

Ciência sem Fronteiras é um grande investimento do país. “Desde que foi criado, há pouco mais de dois anos, o Ciência sem Fronteiras já concedeu 60 mil bolsas para estudantes brasileiros cursarem um ano da sua faculdade ou da pós-graduação nas melhores universidades do mundo. Até o final deste ano, queremos chegar a 101 mil bolsas concedidas, o que nunca foi feito na história deste país em um espaço de tempo tão curto”.

Dilma terminou falando sobre os investimentos. “Nós aumentamos os investimentos em educação a cada ano no meu governo, mas vamos fazer muito mais com os recursos dos royalties do petróleo e do Fundo Social. Em 2013, tivemos uma vitória histórica da educação brasileira, que foi a aprovação, no Congresso, da lei que nós enviamos e que destina recursos dos royalties do petróleo para investimentos em educação, 75% dos royalties. Essa lei ainda destina metade do Fundo Social do pré-sal, formado pelo excedente em óleo, para a educação.

São bilhões de reais para fazer mais creches, mais escolas em tempo integral, para alfabetizar as nossas crianças na idade certa, para pagar melhores salários e para qualificar os nossos professores, para investir no ensino técnico e na educação superior, para fazer muito mais pela educação das nossas crianças e dos nossos jovens.

Eu sempre digo que a educação é o nosso passaporte para o futuro – para o presente de quem estuda e para o futuro do país.

Já fizemos muito e vamos fazer ainda mais, trabalhando duro para que cada brasileiro e cada brasileira tenha condições de estudar e melhorar de vida”.