domingo, 16 de fevereiro de 2014

.....DE ESTILO E PAUTA MUITO UTILIZADOS EM JORNALISMO TELEVISIVO............ PRINCIPALMENTE EM ANO E VÉSPERA DE ELEIÇÕES. COMO CIDADÃOS, VAMOS ESPERAR E VERIFICAR SE A PRODUÇÃO SERÁ OU NÃO CONVENIENTE NA ESCOLHA E SELEÇÃO DE ENTREVISTADOS, TENDENCIOSAMENTE POLITIZADOS COM INTUITOS ELEITOREIRO E PARTIDÁRIO... ISENÇÃO E ÉTICA É O QUE O POVO GOSTA E APLAUDE.

14/02/2014
"Pauta Aberta",
projeto de afiliada da Globo,
aproxima jornalistas da comunidade
em MG.
Projeto da emissora gera pautas sugeridas pelos telespectadores
Pensando nisso, foi dado início em janeiro deste ano ao projeto “Pauta Aberta”, que convida a população de diversas cidades do estado de Minas Gerais para discutir, sugerir pautas e ter contato direto e franco com os jornalistas do canal.

Segundo Paulo Eduardo Vieira, diretor de jornalismo da TV Integração, o projeto começou a ser desenvolvido em 2013, enquanto a equipe discutia maneiras de integrar a comunidade ao trabalho dos jornalistas. 

“Na correria do dia-a-dia a gente conversa muito com assessoria de imprensa, autoridades, personagens de uma notícia, mas não bate um papo com as pessoas para saber o que elas estão achando, o que elas pensam sobre o que a gente faz”, afirma Vieira. Para ele, essa aproximação é imprescindível para que os próprios jornalistas possam conhecer melhor com quem estão falando.

A ideia do “Pauta Aberta” é inédita, mas não é a primeira iniciativa da emissora de estreitar relações com a audiência. Em 2003, foi criado o quadro “MGTV Responde”, um espaço no telejornal local para responder perguntas dos telespectadores. 

Em 2011, estreou o “Repórter Mirim”, em que uma criança era selecionada por meio de um concurso para, junto com sua família e parte da equipe da emissora, produzir reportagens nas ruas de cidades mineiras. Mais recentemente, em 2013, a TV Integração organizou o projeto “Integração no Bairro”, que une serviços públicos para a comunidade com entretenimento ao ar livre, ao lado de parceiros comerciais da emissora.

“Para nós, o ‘Pauta Aberta’ é o ápice desse caminhar que estamos fazendo”, afirma p diretor de jornalismo da emissora. “Em todos esses projetos, a gente coloca a comunidade para conversar com o jornalista. Nosso esforço é que nosso repórter também entenda que ele tem que conversar com a comunidade, inclusive para saber se o que ele está falando, as pessoas estão entendendo".

Veira acredita que, apesar das técnicas e manuais, a informação chega totalmente diferente no entendimento do público. "Essa é uma coisa que só vamos saber se conversarmos mesmo com eles [público]”, afirma.

O “Pauta Aberta” teve a sua primeira reunião entre produção e telespectadores no último dia 6 de fevereiro, na cidade de Bom Despacho, município localizado na região centro-oeste de Minas, a 156 km de Belo Horizonte. O responsável pelo encontro na Praça da Matriz foi Luiz Humberto França, gerente de jornalismo da geradora em Araxá. A equipe da emissora montou uma tenda na praça por oito horas, onde as pessoas se aproximavam e davam as mais diversas sugestões de pauta.

“Foi uma experiência muito boa. A gente teve outros feedbacks, como sobre a qualidade do nosso sinal, além do monte de sugestões de pauta. Teve um telespectador, por exemplo, que foi na praça só para falar se poderíamos aumentar um pouco a letra e demorar mais na inserção dos créditos nas reportagens. Essa foi uma coisa que nos sensibilizou", diz França.

Segundo o gerente de jornalismo, há matéria que só foi possível ser realizada graças às informações coletadas entre os moradores neste primeiro encontro em Bom Despacho. “Nós ficamos sabendo e fizemos no mesmo dia uma matéria sobre uma unidade de hemodiálise que estava pronta, fechada, com equipamentos novos e sem funcionar".

França destaca a importância do projeto. Afinal, antes dele, "por mais que a gente faça uma ronda, receba informações da cidade, a coisa é muito centralizada em release da prefeitura. Aquelas sugestões que pegamos com os telespectadores nunca iríamos saber se não tivéssemos ido lá. Nos acostumamos a fazer jornalismo entre quatro paredes, e não podemos ficar na presunção de que estamos fazendo aquilo que o povo quer”, conclui.

A próxima parada do “Pauta Aberta” será em Uberlândia, mas com uma proposta diferente: trazer um grupo de moradores, que não tenham qualquer vínculo com empresas de comunicação ou partidos políticos, para dentro da redação. Eles participarão de uma reunião de pauta com a equipe da TV. Esse segundo encontro deve acontecer nas próximas semanas, em data ainda a ser divulgada.

* Com supervisão de Vanessa Gonçalves