sexta-feira, 14 de março de 2014

LESO-PATRIOTISMO DESTES DISSIMULADOS E CONVENIENTEMENTE DESPÓTICOS...


O Blog do Saraiva fez uma compilação de uma página do Facebook chamada
Nos tempos do FHC – PSDB.

Do próprio nome já se presume que a página tem por objetivo mostrar a realidade política, social e econômica do país no período dos mandatos do tucano Fernando Henrique Cardoso.

As atividades do Príncipe dos Sociólogos como presidente do Brasil fazem qualquer cidadão com um mínimo de discernimento corar de vergonha e/ou de raiva, pois os neoliberais jogaram o país no fundo do poço, dilapidaram nosso patrimônio e, também, realizaram falcatruas que fazem um caixa 2 de campanha parecer brincadeira de criança.

Além disso tudo, abaixo também está uma matéria publicada no site Geopolítica do Petróleo e replicada pelo Conversa Afiada, https://www.facebook.com/Conversa.Afiada.Oficial  
em que são apresentadas informações/provas sobre a tentativa de privatização total da Petrobras.

O Limpinho deu sua contribuição acrescentando mais dados ao post do Saraiva e trazendo no final uma lista de notícias sobre o (des) governo FHC.


Para ler, divulgar e guardar.


O legado de FHC e outras “obras”


FHC_Legado00

***
Blog do Saraiva

Fernando Henrique Cardoso anda propagando aos quatro ventos que foi ele quem iniciou as mudanças no país. Observem as tristonhas notícias durante seus oito anos de governo e se ele fez alguma mudança como propaga. O que vimos foi muita recessão, desemprego, aumentos de taxas de juro, FMI apertando o cerco e muita miséria.

FHC_Legado03

Fernando Henrique Cardoso anda se gabando que as mudanças começaram em seu governo. Aqui vão inúmeras reportagens da época que provam o contrário. Elas por si só falam. Qualquer cidadão por mais ingênuo que seja vai tirar suas conclusões. Esse analista, por exemplo, diz que mesmo trocando de governo o calote da dívida externa vira de qualquer jeito. Isso não aconteceu, Lula tirou o país da recessão e ainda pagou a dívida. Hoje o Brasil é credor no FMI. E o fundo não dita mais regras aqui.

FHC_Legado04
FHC_legado05

A estratégia de FHC era seguir as recomendações do FMI: desemprego, recessão, demissão, aumento de impostos, aumento de combustíveis, aumento dos gêneros alimentícios, aumento dos juros, da taxa Selic e por aí vai. Era o que ele fazia.

FHC_Legado06

Aqui vemos que, além de privatizar nossas estatais como a Vale do Rio Doce, FHC ainda diz que o conserto da privatização exige até R$9 bilhões. Ficou claro que, apesar de ele ter vendido as estatais, ainda botou vários bilhões de reais em cima para cobrir rombos e outras maracutaias.

FHC_Legado07

Dinheiro do FAT é usado para atingir a meta do FMI. Os tucanos usaram dinheiro de programas do Brasil para cobrir rombo e pagar ao FMI. Muita incompetência.

FHC_Legado08

O dólar atingiu R$3,76. Essas informações são documentos, não se tem como ele dizer que não foi assim, pois está tudo registrado. Na época, a cada semana o real era desvalorizado. Aliás, o próprio FHC confirmou isso ao dar um vexame internacional e levar bronca de Bill Clinton (clique aqui). FHC afirma categoricamente que desvalorizou o real em 40%. Quer dizer, ao desvalorizar o real em 40%, a dívida externa do país cresceu 40% sem que o FMI desembolsasse um centavo. É ganhar dinheiro no mole ou não é?! Era assim que o Brasil sustentava as regalias da Europa e do EUA.

FHC_Legado09

Reparem como os neoliberais arquitetaram a venda da Petrobras, que FHC já tinha mudado o nome para Petrobrax. Inicialmente, para desvalorizar as ações, disseram que a Petrobras seria difícil de ser vendida. Com isso, os norte-americanos compraram parte da companhia por uma ninharia. Este é o homem que quer dar palpites na economia e ainda indica um cheirador de pó para ser candidato a presidente. Fala sério. Vocês acham que esses homens têm condições de estar à frente da política do Brasil?

FHC_Legado10

Fernando Henrique age sozinho para barrar CPI que Jader assinou. Imagine qual o interesse dele em barrar a CPI? Tudo para esconder a roubalheira em seu governo, nada era apurado e, ainda por cima, tem a cara de pau de dizer que em seu governo não houve corrupção. Foi o período de maior corrupção já visto neste país. Todos eles enriqueceram.

FHC_Legado11

Olhem para que servia o BNDES no governo de FHC: para salvar rombos da Rede Globo. A partir de 2002, a Globo queria os mesmo privilégios que possuía no tempo de FHC, mas, como Lula e Dirceu se negaram, a solução foi se unir à extrema-direita e a alguns membros do STF, encabeçado por Gilmar Dantas Mendes, para perseguir o PT.

FHC_Legado12

Desemprego nos tempos de FHC alcançou o patamar de 38%. Com Dilma está 4,9%, a menor taxa histórica. Não sei de onde FHC tirou a ideia que foi com ele que começou as reformas.

FHC_Legado13

Fernando Henrique Cardoso estava tão desacreditado que já colocava o Brasil no mesmo patamar da Argentina, que deu calote e não pagou sua dívida. Lula entrou e o país mudou da água para vinho. Estamos nos melhores dias de toda a história da economia brasileira.

FHC_Legado14

No governo FHC, as famílias de classe média deixaram os bairros mais sofisticados para viver na periferia ou em bairros da classe mais pobre, pois não podiam pagar aluguel. A crise era tão grande que eles não tinham condições de pagar a escola dos filhos. O calote nas escolas particulares foi de estarrecer e os donos dos estabelecimentos de ensino sabem muito bem disso.

FHC_Legado15

FHC fez o maior déficit da história de nossa República. As montadoras fecharam 5 mil postos de trabalho de uma só uma tacada. Para evitar o pior, as empresas davam férias coletivas até três vezes no ano, pois as vendas caíram tanto no mercado interno como no externo.

FHC_Legado16

Olhe ele aí mais um vez batendo nas portas do FMI com o chapéu na mão, se humilhando, pois seus ministros e ele próprio eram o fracasso na economia nacional. Uma vergonha e querem dar palpites na gestão de Dilma Rousseff.

FHC_Legado17

Nos tempos de FHC/Alckmin no poder, era o PCC quem abastecia hospital de penitenciária. Imagine a relação deles com o PCC. Isso prova a união do PCC + FHC + Alckmin + Serra.

FHC_Legado18

Procuradores suspeitavam de rede para proteger FHC. É a mesma rede que hoje protege os dois ministros do STF, Gilmar Mendes e Joaquim Barbosa, unidos à mídia golpista e fascista.

FHC_Legado19

Crise atrás de crise. O governo de FHC teve de liberar o câmbio senão o país quebraria. Ele liberou. Resultado: os EUA chamaram Pedro Malan e o obrigaram a dar explicações na sede do FMI. Ele o fez com a cara mais lavada do mundo, pois passaram o maior sabão nele por ter liberado o câmbio. Os EUA queriam que o país quebrasse. Assim se apoderariam da Petrobras e de outras riquezas do Brasil. Sem pagar nada.

FHC_Legado20

Olhem com o coração aberto como Lula pegou o governo desse fascista chamado FHC, que hoje virou menino de recado do FMI e dos EUA. Quando Lula assumiu, o país estava quebrado e a prova está aí. Lula enfrentou a situação com menos verbas do que quando FHC assumiu e com um índice de desemprego assustador: quando FHC assumiu a Presidência existia 3 trabalhadores para 1 aposentado. Quando saiu deixou, o saldo era de 1 trabalhador para 1 aposentado. Quer dizer: a Previdência estava quebrada.

FHC_Legado21

Esses aumentos eram quase semanais. Eles queriam cobrir os rombos com o sacrifício do povo e o gás de cozinha foi o que mais aumentou.

FHC_Legado22

Os apagões eram frequentes. Atualmente, quando falta luz por alguns instantes, é motivo de sensacionalismo por parte da mídia golpista.

FHC_Legado23

Pedro Malan e o FMI anunciam mais apertos para o Brasil. Esses eram os métodos do FMI para quem batia em sua porta: emprestavam dinheiro, mas quem pegasse os empréstimos tinha de seguir suas regras.

FHC_Legado25

As classes menos favorecidas estavam à míngua. Não havia projetos sociais para mitigar os problemas da população mais carente. Agora, FHC e sua corja têm o atrevimento da dizer que o Bolsa Família é obra deles e que Lula apenas mudou de nome. Vão se catar!

FHC_Legado26

Para FHC, o trabalhador que contribuiu com a Previdência e se aposenta com menos de 50 anos é vagabundo. Então, ele é vagabundaço, pois se aposentou com 37 anos como professor.

FHC_Legado27

Já imaginou se fosse o Lula?

FHC_Legado28

Para o trensaleiro Mário Covas dizer que havia corrupção em Brasília e que “não o faria na capital devido à concorrência”, a coisa deveria ser muuuito feia por lá. Mas ele cumpriu o que falou: não roubou em Brasília, fez das suas em São Paulo.

FHC_Legado29

Era a farra do boi com o dinheiro público.

FHC_Legado32

Bolsa Família? Que nada, o negócio era Bolsa Barão. Já imaginou se fosse a Dilma?

FHC_Legado33

Quando Lula e Dilma perdoaram dívidas dos países africanos, os tucanos se revoltaram. Eles têm indignação seletiva e são bons de bico, sem trocadilho.

FHC_Legado34

Quando FHC trouxe médicos de Cuba para atuar no Brasil, a revista da famiglia Civita os saudaram com a frase: “O milagre veio de Cuba”. No momento em que o Programa Mais Médicos, criado pelo ministro Alexandre Padilha e Dilma, começa a mostrar resultados, atendendo milhões de brasileiros, os profissionais cubanos são tachados de “escravos” e alvo de preconceito. Dá para entender mais esse caso de indignação seletiva?

FHC_Legado24
Capas_FHC02

Por fim, ele cai de quatro e reconhece que Lula e Dilma são outra história na economia e que levaram esse país ao elevado patamar que se encontra atualmente.


Diante das recentes polêmicas envolvendo o pré-sal e a Petrobras nas eleições, selecionamos uma sequência de notícias a respeito da luta empreendida pelo PSDB-DEM para privatizar a Petrobras e o petróleo brasileiro desde os anos de 1990, durante o governo de Fernando Henrique, mas também após o fim daquele governo, quando esta coligação continuou criticando e atacando sistematicamente a Petrobras e, agora, o pré-sal.

FHC_Petro01
FHC_Petro02
FHC_Petro03
FHC_Petro04
FHC_Petro05
FHC_Petro06
FHC_Petro07
FHC_Petro08
FHC_Petro09
FHC_Petro10
FHC_Petro11
FHC_Petro12

Como foi a mobilização dos ministros de governo e dos partidos que apoiavam o governo de Fernando Henrique (PSDB e PFL, atual DEM) para privatizar a Petrobras.

FHC_Petro13
FHC_Petro14
FHC_Petro15
FHC_Petro16

A preparação para a privatização da Petrobras começou no primeiro mandato de FHC, quando José Serra era ministro do Planejamento. O plano de privatização começou com o sucateamento empresa, seguido de mudanças na legislação que o governo FHC-Serra fez para viabilizar a venda da empresa brasileira. O objetivo era privatizar todo o setor de energia e petróleo do país.

FHC_Petro17
FHC_Petro18
FHC_Petro19
FHC_Petro20
FHC_Petro21
FHC_Petro22
FHC_Petro23
FHC_Petro24
FHC_Petro25
FHC_Petro26

Em agosto de 2000, o governo FHC governo brasileiro realiza uma grande venda de ações da Petrobras no Brasil e na bolsa de Nova Iorque, onde entrega cerca de 15% do patrimônio total da empresa por pouco cerca de US$3,2 bilhões, sendo que 60% das ações vendidas ficaram nas mãos de estrangeiros. Esta foi a segunda venda de ações da Petrobras no governo FHC (a primeira foi em 1996, quando foram vendidas as ações da Petrobras que eram controladas pelo governo via BNDES). A última venda de ações ocorreria em 2002, sendo que empresas (refinarias e distribuidoras de gás) foram desmembradas da Petrobras e vendidas separadamente, como a Refap. Ao todo o governo FHC vendeu metade do patrimônio Petrobras em apenas oito anos. Ao fim do governo FHC, o Brasil controlava apenas 32% do total de ações da Petrobras e cerca de 70% dos funcionários da empresa eram terceirizados.

FHC_Petro27
FHC_Petro28
FHC_Petro30
FHC_Petro31
Petrobrax02

O fim da Era FHC representou o fim da crise da Petrobras, provocado pelo sucateamento proposital da empresa com o objetivo de privatizá-la. No governo Lula, a Petrobras se tornou prioridade do governo, foi incluída na estratégia de crescimento e re-industrialização do Brasil e em programas como o PAC. Neste contexto é que o governo decidiu iniciar a extração de petróleo da camada pré-sal, que no ano de 2010 atinge a produção de 100 mil barris por dia.

FHC_Petro33

No governo Lula, a Petrobras finalmente se recuperou da crise da Era FHC, mas o PSDB e o DEM (ex-PFL) continuaram lutando para privatizar a empresa. Os deputados e senadores do PSDB e do DEM criticaram constantemente a Petrobras no Congresso Nacional e na imprensa.
Depois que a Petrobras descobriu o pré-sal, o governo Lula resolveu acabar com a entreguista Lei do Petróleo de 1997, criada pelo governo FHC e propôs uma Nova Lei do Petróleo, mais moderna e que defendesse os interesses do Brasil. A coligação PSDB-DEM decidiu, então, criar uma CPI da Petrobras para atacar o governo Lula e impedir a mudança da legislação entreguista-privatista por uma legislação mais coerente e nacionalista.

FHC_Petro34
FHC_Petro35
FHC_Petro36
FHC_Petro37
FHC_Petro38
FHC_Petro39
FHC_Petro40
FHC_Petro41



FHC_Petro42
FHC_Petro43
FHC_Petro44
FHC_Petro45
FHC_Petro46
FHC_Petro47
FHC_Petro48
FHC_Petro49
FHC_Petro50


***

Leia também: